Avançar para o conteúdo principal

Gravar as Marcas (Gravar as Marcas #1) | Opinião #13

Capa do livro
  Olá pessoal! Este é mais um artigo onde vou partilhar convosco a minha opinião, desta vez sobre o novo livro de Veronica Roth: Gravar as Marcas.

Sobre a autora 
  Veronica Roth é uma autor norte-americana, nascida a 19 de agosto de 1988, em New York City. Veronica estudou Escrita Criativa na Northwestern University, preferindo nos seus tempos livres dedicar-se a escrever a sua primeira obra, Divergente. Em 2012, foi considerada a melhor autora pelo GoodReads Choice Awards. Os seus mais recentes livros são Gravar as Marcas e Destinos Divididos.

Resumo
  A história decorre num sistema solar, localizado algures num universo onde as pessoas manifestam dons de acordo com a sua personalidade. Acompanhomos Akos Kereseth e Cyra Noavek, filhos de famílias abastadas, de povos inimigos.
  Akos e o seu irmão, Eijeh, são raptados pelo soberano tirânico do povo Shotet, Ryzek Noavek (irmão de Cyra), que os põe ao seu serviço - Akos como criado de Cyra e Eijeh como seu prisioneiro dado o rapaz possuir o dom da previsão. Cyra inicialmente não fica feliz por ter um criado a segui-la para todo lado, mas aos poucos começa a confiar em Akos, deixando cair os muros que construiu à sua volta. Os dois começam então a construir uma amizade, ignorando o ódio entre os dois povos.
  Entretanto, uma guerra entre os dois povos está prestes a estalar e os dois precisam de escolher a quem realmente são leais. 

A minha opinião 
  Adorei. O livro é simplesmente belo.
  O livro conta uma história de amor e de amizade, marcada por intrigas políticas, tudo conciliado com uma escrita leve mas profunda ao mesmo tempo. Amei o facto de que o dom de cada pessoa ser uma manifestação da sua própria personalidade, com os seus prós e contras, existindo sempre a possibilidade de este mudar. 
  Um outro aspecto que me fez apaixonar pelo livro foram as personagens. Personagens bem construídas, todas elas com as suas virtudes e defeitos, segredos e crenças, que cometem erros, que fazem juízos de valor errados e que lutam por aquilo que acham correto - no fundo, humanas e com quem criamos empatia. Embora os protagonistas sejam Akos e Cyra, também as restantes personagens têm igual destaque, sendo elas que os influenciam nas suas ações. No entanto, tal como a autora nos relembra ao longo do livro, personagem alguma é boa ou má, havendo sempre segundas intenções no meio.
"Queres ver as pessoas como extremos. Más ou boas; de confiança ou não - disse eu - Eu compreendo. É mais fácil assim. Mas não é assim que as pessoas funcionam" (fala de Cyra a Isae Benesit)
  Em suma, o livro é uma reflexão do que as pessoas são capazes de fazer e de como elas são moldadas pelas circunstâncias. Amei e recomendo.
  Nunca é demais relembrar que esta é uma opinião dentre muitas, por isso se já leram o livro deixem os vossos comentários.
  Até ao próximo post

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Carmen Sandiego - nova série de animação da Netflix

Poster oficial   Gostas das séries originais da Netflix? Então vais gostar de saber que vem aí mais uma série original do serviço de streaming.   Carmen Sandiego é a mais recente série de animação da Netflix. A série baseia-se na franchise de jogos da Broderbund, com o mesmo nome. A personagem Carmen Isabella Sandiego é bastante famosa nos Esatdos Unidos, tendo já originado 3 séries no passado. Segundo a Netflix, a série pretende focar-se mais na personagem e na sua história, mostrando as suas origens. Sinopse   Carmen Sandiego é uma mestre na arte de roubar, mas não se deixem enganar: a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com os maléficos planos da VILE.   Elenco   São escassas as informações divulgadas no que concerne ao elenco original. Sabe-se apenas que Gina Rodriguez irá dar voz à protagonista e Finn Wolfhard (ator já conhecido da Netflix, que interpreta a personagem de Mike Wheeler em Stranger Things ) irá dar voz a...

3ª temporada de Snowfall

Poster oficial   Gostas de drama? Gostas de crime? Então não percas a 3ª temporada de Snowfall ! Sobre a série   A série é da criação de John Singleton, Eric Amadio e Dave Andron. Produzida pela emissora FX, a série conta, no seu total, com 20 episódios. A 1ª temporada estreou em 2017. Sinopse   Situada em Los Angeles no ano de 1983, a série gira em torno da primeira epidemia de crack e o seu impacto na cultura da cidade , seguindo as histórias de vários personagens cujas vidas estão condenadas a cruzar-se: o traficante de drogas Franklin Saint, de 19 anos, o lutador mexicano Gustavo "El Oso" Zapata, o agente da CIA Teddy McDonald e a sobrinha de um chefe de crime mexicano, Lucia Villanueva.   Elenco   No elenco contamos com a participação de: Damson Idris como Franklin Saint Carter Hudson como Teddy McDonald Emily Rios como Lucia Villanueva Sergio Peris-Mencheta como Gustavo "El Oso" Zapata Isaiah John como Leon Simmons Amin Jos...