Avançar para o conteúdo principal

The Outpost (T1) | Opinião #17

Logotipo da série (no original)
  Olá a todos! Hoje estou de volta com mais uma resenha para vocês. Irei falar sobre a nova aventura fantástica do canal Syfy, The Outpost.
  Atenção, este artigo pode conter spoilers.

Sobre a série
  A série é a nova produção do canal norte-americano Syfy, conhecido pelas suas séries de ficção científica, fantasia e sobrenatural. Estreou no nosso país a 17 de setembro. 
  The Outpost foi criado por Jason Faller e conta com 10 episódios (entretanto, a 2ª temporada já foi confirmada em outubro). No elenco contamos com as participações de Jessica Green - mais conhecida pelos seus papéis em Ash vs Devil e Roman Empire -, Jake Stormoen, Imogen Waterhouse, Anand Desai-Barochia, Andrew Howard, Robyn Malcolm, Kevin McNally, Charan Prabhakar, Philip Brodie, Adam Johnson, Thor Knai, Cokey Falkow, Michael Flynn, Elizabeth Birkner e Medalion Rahimi.

Sinopse
  A série acompanha Talon, a única sobrevivente de uma raça chamada Elfos Negros (ou então Sangue Negro), na sua busca por vingança. Após descobrir o paradeiro dos assassinos da sua família, Talon parte em viagem para o posto militar de Gallwood. Lá, ela descobre possuir um misterioso poder sobrenatural que deve aprender a controlar. Porque só assim é que conseguirá salvar-se a si própria e, tamb​​​​​​ém, defender o mundo de um ditador religioso fanático. 


Resenha
  • Enredo
  O principal enredo da série é a busca de vingança por parte de Talon - existem depois outros enredos que o espectador vai acompanhando. É, na verdade, bastante simples o que motiva a série, não existindo realmente uma aprofundação dos seus contornos e das suas consequências. Percebe-se o que aconteceu a Talon e à sua família, no entanto esse desejo de vingança é apresentado como algo distante no tempo, o que faz com que o espectador não chegue a criar empatia com a luta da personagem e o seu sofrimento.
  O mesmo já não acontece com os outros enredos, pois estes apresentam-se como algo contínuo no tempo e o espectador pode testemunhar o seu desenrolar e as suas repercussões nos próprios personagens.
  • Construção do mundo
  Por se tratar de uma série de fantasia épica, existe por trás uma construção do mundo onde as personagens interagem e vivem. 
  Embora a ação se concentre maioritariamente no Posto Avançado de Gallwood (em inglês, «The Outpost», é daí que provém o nome da série), há, por vezes, referências a outras regiões e as personagens chegam até a aventurar-se para lá das muralhas do Posto. Neste ponto, pouco posso falar já que tem a ver com o mundo em si e as paisagens utilizadas para construir este mundo
  Passemos às raças. Nesta 1ª temporada apenas foram dadas a conhecer três raças: os Humanos, os Elfos Negros - também conhecidos como Sangue Negro, devido à peculiaridade de a cor do seu sangue ser negra - e os Trolls. Note-se que as diferentes raças possuem a sua própria língua e cultura. Possivelmente existirão outras raças, mas, por enquanto, o público apenas tem conhecimento destas.
  Devo dizer que este foi o aspeto que mais me deu vibes do Senhor dos Anéis, assemelhando-se a uma reciclagem dos modelos pré-existentes e não a algo distinto e original.
  Quanto aos elementos fantásticos, estes são quase inexistentes, ainda assim desconcertantes, não parecendo existir qualquer lógica neles.
  • Efeitos especiais
  Dado tratar-se do género fantástico, é óbvio que irão existir efeitos especiais.
  Bem, tenho a afirmar que os efeitos especiais da série são de baixa qualidade. Em algumas cenas, é bastante perceptível que os atores estão acertar ou a falar para o vazio. Se calhar deviam ter investido um pouco mais nos efeitos especiais.
  • Personagens
  Agora sim, chegamos às personagens. 
  A série foca-se em quatro personagens, são elas Talon, Garret, Gwyn e Janzo. 
Talon (Jessica Green)
  Talon é a última Elfa Negra, jurou vingar-se dos homens que chacinaram a sua aldeia. Talon é impetuosa, teimosa, uma guerreira e tem um bom coração. Ela possui ainda o poder de chamar demónios, um poder temido pelo governo tirânico da Primeira Ordem, devido a uma profecia antiga. De todos os personagens, Talon é a que menos sofre mudanças no seu carácter, mantendo-se sempre constante ao longo da temporada. Essa manutenção da personalidade é chata e, a meu ver, torna-a desinteressante em relação às restantes personagens.
Garret (Jake Stormoen)
  Passemos agora para Garret. 
  Garret é um soldado, viveu a sua vida toda no Posto Avançado. É um ótimo espadachim e um bom amigo. É guiado pela honra e pelas suas crenças. Em termos de evolução da personagem, Garret encontra-se na mesma situação de Talon, ele pouco evolui. Para além disso, a personagem encarna os típicos estereótipos do género fantástico: um tipo bonito, com um sorriso deslumbrante, musculado e que todas as mulheres querem.
Gwyn/Rosmund (Imogen Waterhouse)
  Falemos agora de Gwyn. Gwyn é a filha do comandante do Posto. Quer dizer, até se descobrir que, na realidade, ela é a princesa Rosmund. Gwyn/Rosmund é inteligente, bonita e manipuladora. No entanto, quando esta revela a sua verdadeira identidade, a personagem sofre uma mudança drástica, tornando-se mais compassiva, determinada e ponderada. Foi muito interessante vê-la crescer como pessoa e adaptar-se à sua nova realidade como rainha. Honestamente, só continuei a assistir a série por sua causa.
Janzo (Anand Desai-Barochia)
  Por último, mas não menos importante, temos Janzo. Janzo é um taberneiro e um brilhante cientista. É inteligente, bondoso e engraçado, proporcionando o alívio cómico. Assim como Gwyn/Rosmund, Janzo também sofre mudanças, apesar de estas não serem tão radicais. A principal alteração que ocorre na personagem é a capacidade de se impôr perante os outros e não se um «cordeirinho». Também interessada em ver a sua evolução (penso que ainda precisa de evoluir mais, mas isso é uma questão para a 2ª temporada).
Status: medíocre
Em suma, foi interessante ver Gwyn/Rosmund e Janzo evoluirem, contudo o resto foi monótono e uma autêntica reciclagem dos modelos já existentes.
  Nunca é demais relembrar que esta é uma opinião dentre muitas, por isso se já viram a série deixem os vossos comentários.
  Até ao próximo post!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Carmen Sandiego - nova série de animação da Netflix

Poster oficial   Gostas das séries originais da Netflix? Então vais gostar de saber que vem aí mais uma série original do serviço de streaming.   Carmen Sandiego é a mais recente série de animação da Netflix. A série baseia-se na franchise de jogos da Broderbund, com o mesmo nome. A personagem Carmen Isabella Sandiego é bastante famosa nos Esatdos Unidos, tendo já originado 3 séries no passado. Segundo a Netflix, a série pretende focar-se mais na personagem e na sua história, mostrando as suas origens. Sinopse   Carmen Sandiego é uma mestre na arte de roubar, mas não se deixem enganar: a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com os maléficos planos da VILE.   Elenco   São escassas as informações divulgadas no que concerne ao elenco original. Sabe-se apenas que Gina Rodriguez irá dar voz à protagonista e Finn Wolfhard (ator já conhecido da Netflix, que interpreta a personagem de Mike Wheeler em Stranger Things ) irá dar voz a...

3ª temporada de Snowfall

Poster oficial   Gostas de drama? Gostas de crime? Então não percas a 3ª temporada de Snowfall ! Sobre a série   A série é da criação de John Singleton, Eric Amadio e Dave Andron. Produzida pela emissora FX, a série conta, no seu total, com 20 episódios. A 1ª temporada estreou em 2017. Sinopse   Situada em Los Angeles no ano de 1983, a série gira em torno da primeira epidemia de crack e o seu impacto na cultura da cidade , seguindo as histórias de vários personagens cujas vidas estão condenadas a cruzar-se: o traficante de drogas Franklin Saint, de 19 anos, o lutador mexicano Gustavo "El Oso" Zapata, o agente da CIA Teddy McDonald e a sobrinha de um chefe de crime mexicano, Lucia Villanueva.   Elenco   No elenco contamos com a participação de: Damson Idris como Franklin Saint Carter Hudson como Teddy McDonald Emily Rios como Lucia Villanueva Sergio Peris-Mencheta como Gustavo "El Oso" Zapata Isaiah John como Leon Simmons Amin Jos...