Cartaz do filme |
Olá a todos! Hoje venho dar a minha opinião sobre o filme Maria Madalena, que estreou recentemente. Deixo-vos o trailer para terem uma ideia do que irei falar.
O filme, como já devem ter percebido, foca-se em Maria Madalena e conta a história a partir do seu ponto de vista. Nos minutos inicias vemos cenas do quotidiano das mulheres daquela região, é-nos apresentada também a família de Maria, a relação que esta tem com os vários membros da família e um pouco da sua história pessoal - o pai de Maria arranja-lhe um casamento com um indivíduo proeminente da sua comunidade, mas esta não deseja casar-se.
A vida de Maria muda quando conhece Jesus de Nazaré e o ouve discursar. Maria junta-se a Jesus e aos seus apóstolos, indo contra as convenções sociais e contra os desejos da sua própria família, chegando a ser renegada pelos mesmos. Mesmo dentro do grupo, Maria enfrenta os mesmos preconceitos sobre o seu género, sendo Pedro o apóstolo que mais se opõe à sua integração no grupo.
No filme é representada uma relação amorosa entre Maria Madalena e Jesus Cristo, no entanto os dois nunca chegam a beijar-se ou a fazer coisas típicas de casais; o amor que ambos nutrem um pelo outro é diferente e mais profundo.
Maria irá seguir Jesus até ao seu amargo fim.
Na minha opinião, o filme é muito interessante e, para além disso, é uma lufada de ar fresco, uma vez que, finalmente, a história que todos nós conhecemos é contada a partir do ponto de vista de uma personagem feminina. Achei também que a própria história de Maria Madalena foi muito bem escrita, pois a imagem que temos dela é de uma prostituta e o que o filme apresenta é uma mulher que luta contra as convenções sociais instituídas e que faz para ser ouvida. Quanto à relação entre Maria e Jesus, achei que a abordagem foi diferente e bastante interessante porque sempre que se fala deste assunto há sempre a insinuação de que os dois beijam-se e que têm relações sexuais. O que me chamou a atenção e que me obrigou a ficar atenta a cada detalhe foi a maneira como alguns apóstolos, não todos, tratavam Maria: é principalmente Pedro quem tenta relembrar a Maria que o lugar dela não é ali, enquanto que Judas e outros defendem que ela merece estar ali tanto como eles, afinal Jesus prega a igualdade. Por último, os atores tiveram perfomances extraordinárias, especialmente Rooney Mara que interpreta Maria Madalena.
O filme é bastante interessante e recomendo vivamente a quem o queira assistir.
Comentários
Enviar um comentário