Capa do livro |
Olá a todos! Hoje venho dar a minha opinião sobre o livro Divergente de Veronica Roth.
Veronica Roth é uma autor norte-americana, nascida a 19 de agosto de 1988, em New York City. Veronica estudou Escrita Criativa na Northwestern University, preferindo nos seus tempos livres dedicar-se a escrever a sua primeira obra, Divergente. Em 2012, foi considerada a melhor autora pelo GoodReads Choice Awards. O seu mais recente livro é Gravar as Marcas.
Resumo do livro
O livro fala sobre uma sociedade distópica dividida em cinco fações, cada uma promovendo uma virtude específica: os Cândidos, a sinceridade; os Abegnados, o altruísmo; os Intrépidos, a coragem; os Cordiais, a amizade; e os Eruditos, a inteligência. Existe uma cerimónia anual em que todos os jovens de 16 anos devem escolher a fação à qual irão pertencer para o resto das suas vidas. Acompanhamos Beatrice Prior, uma jovem de 16 anos, nascida entre os Abegnados, no seu dilema: ficar com a sua família ou deixá-la. Para ajudar os jovens a melhor escolherem, são feitos testes, onde lhes é dado um soro que os induz a terem alucinações. Nessas alucinações, os jovens experenciam vários cenários, agindo segundo os seus instintos. Após fazer essa simulação, é dito a Beatrice que esta é Divergente - não se enquadra em apenas uma fação, mas sim em todas - e que nunca, em circunstância alguma, deve revelar esse segredo, pois os dirigentes desta sociedade não toleram divergentes, considerando-os ameaças ao bom funcionamento da sociedade e, por isso, eliminando-os.
Agora Beatrice tem de descobrir quem são realmente os seus amigos e quem são os seus inimigos, enquanto tenta sobreviver ao processo de iniciação dos Intrépidos (fação que escolheu durante a Cerimónia de Escolha). Durante o difícil processo de iniciação, Tris conhece Quatro, um rapaz misterioso que tanto a fascina como a irrita. Para complicar tudo, os Eruditos começam a fazer circular rumores maliciosos sobre os Abegnados.
A guerra entre fações está prestes a estalar e apenas Tris detém a chave para a deter, mas para isso terá de sacrificar tudo, inclusive aqueles que ama.
A minha opinião
Na minha opinião, o livro é muito interessante. Adorei. A escrita é leve mas, ao mesmo tempo, profunda, analisando os sentimentos da personagem e a sua reação perante as várias situações. Fiquei rendida desde as primeiras páginas, não consegui largar o livro. Em determinadas situações é possível fazer a comparação com a nossa sociedade atual.
Volto a frisar que adorei o livro e recomendo-o.
Se tiverem opiniões diferentes da minha, por favor comentem, afinal estamos aqui para partilhar.
Até à próxima!
Raramente leio livros mas fiquei curioso para ler este livro
ResponderEliminar