Avançar para o conteúdo principal

Divergente (Divergente #1) | Opinião #5

Capa do livro
  Olá a todos! Hoje venho dar a minha opinião sobre o livro Divergente de Veronica Roth.
  Veronica Roth é uma autor norte-americana, nascida a 19 de agosto de 1988, em New York City. Veronica estudou Escrita Criativa na Northwestern University, preferindo nos seus tempos livres dedicar-se a escrever a sua primeira obra, Divergente. Em 2012, foi considerada a melhor autora pelo GoodReads Choice Awards. O seu mais recente livro é Gravar as Marcas.

Resumo do livro
  O livro fala sobre uma sociedade distópica dividida em cinco fações, cada uma promovendo uma virtude específica: os Cândidos, a sinceridade; os Abegnados, o altruísmo; os Intrépidos, a coragem; os Cordiais, a amizade; e os Eruditos, a inteligência. Existe uma cerimónia anual em que todos os jovens de 16 anos devem escolher a fação à qual irão pertencer para o resto das suas vidas. Acompanhamos Beatrice Prior, uma jovem de 16 anos, nascida entre os Abegnados, no seu dilema: ficar com a sua família ou deixá-la. Para ajudar os jovens a melhor escolherem, são feitos testes, onde lhes é dado um soro que os induz a terem alucinações. Nessas alucinações, os jovens experenciam vários cenários, agindo segundo os seus instintos. Após fazer essa simulação, é dito a Beatrice que esta é Divergente - não se enquadra em apenas uma fação, mas sim em todas - e que nunca, em circunstância alguma, deve revelar esse segredo, pois os dirigentes desta sociedade não toleram divergentes, considerando-os ameaças ao bom funcionamento da sociedade e, por isso, eliminando-os.
  Agora Beatrice tem de descobrir quem são realmente os seus amigos e quem são os seus inimigos, enquanto tenta sobreviver ao processo de iniciação dos Intrépidos (fação que escolheu durante a Cerimónia de Escolha). Durante o difícil processo de iniciação, Tris conhece Quatro, um rapaz misterioso que tanto a fascina como a irrita. Para complicar tudo, os Eruditos começam a fazer circular rumores maliciosos sobre os Abegnados.
  A guerra entre fações está prestes a estalar e apenas Tris detém a chave para a deter, mas para isso terá de sacrificar tudo, inclusive aqueles que ama.

A minha opinião
  Na minha opinião, o livro é muito interessante. Adorei. A escrita é leve mas, ao mesmo tempo, profunda, analisando os sentimentos da personagem e a sua reação perante as várias situações. Fiquei rendida desde as primeiras páginas, não consegui largar o livro. Em determinadas situações é possível fazer a comparação com a nossa sociedade atual.
  Volto a frisar que adorei o livro e recomendo-o.
  Se tiverem opiniões diferentes da minha, por favor comentem, afinal estamos aqui para partilhar.
  Até à próxima!

Comentários

  1. Raramente leio livros mas fiquei curioso para ler este livro

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...