Olá a todos!
Pois é, já chegamos ao mês de julho, o que significa que mais de metade do ano já passou. Como o tempo passa rápido, não é verdade?
Este ano tem sido uma estranha continuação do ano passado - claro que com contornos diferentes. Apesar de tudo, não tem sido um ano de todo mau, já que pude aprender algumas coisas sobre mim e pôr em prática algumas resoluções e projetos pessoais.
Mas chega de falar de coisas tristes. Hoje venho experimentar algo novo aqui no blog e que encontrei por acaso na internet: a Mid-year book freak out tag.
«O que é isso?» perguntam-se vocês. Bem, basicamente é um desafio que nos obriga a relembrar as leituras que já fizemos até agora e decidir quais foram as melhores e quais foram as piores. Para isso, existe uma lista de perguntas a que devemos responder. Podemos até desafiar outras pessoas a participar. Desconheço quem criou este desafio, mas achei que era divertido por isso decidi experimentar.
1. O melhor livro que leste até agora
Acho que a minha escolha é um bocado óbvia. No final, morrem os dois de Adam Silvera foi o melhor livro que li até agora.
E se recebesses um telefonema a avisar que dentro das próximas 24 horas irás morrer?
É uma ideia aterradora. E é essa ideia que dá mote ao livro. No final, morrem os dois acompanha dois adolescentes que se veem confrontados com o facto de apenas terem mais um dia para viver.
É um livro belíssimo que nos ensina grandes lições sobre a vida, a morte, etc. Poderia escrever um testamento sobre o quanto adorei o livro, mas, para vossa sorte, não o farei - até porque ficaria uma coisa realmente enorme. Se tiverem curiosidade sobre o livro, recomendo que deem uma olhadela à resenha que eu fiz há uns dias. Lá eu explico tudo direitinho.
2. A melhor continuação que leste até agora
3. Algum lançamento do primeiro semestre que ainda não leste, mas queres muito.
A sina dos leitores é acumular juntar muitos livros ao nosso TBR (to-be-read). No primeiro semestre, houve muitos livros que me chamaram à atenção mas estes são aqueles que eu realmente queria ler: Klara e o sol de Kazuo Ishiguro; Mister impossible de Maggie Stiefvater; Realm breaker de Victoria Aveyard.
Não tenho muito a dizer sobre cada livro. Simplesmente, foram estes que mais me chamaram à atenção neste primeiro semestre.
4 - O livro mais aguardado do segundo semestre
Não é apenas um, mas cinco livros que espero ansiosa pela sua publicação. O conjunto abrange fantasia, mitologia, romance, ficção histórica e ficção científica. Cada um dos livros despertou o meu interesse por diferentes razões - seja pela sinopse ou pela capa (sim, eu julguei um livro pela capa). Falar sobre cada um deles especificamente ia ser muito moroso; em vez disso, apresento-vos o conjunto e se estiver interessados podem pesquisar.
5 - A maior deceção do ano
Talvez isto vos surpreenda, considerando que este ano houve alguns livros que eu não gostei, mas para mim a maior deceção deste ano foi Opal. Porquê? Bem, porque criei uma certa expectativa em torno do livro e ele acabou por revelar-se um bocado medíocre. Afinal, estamos a falar d' A saga dos corvos, uma saga que eu realmente gostei de ler no ano passado. No meio de uma pandemia, achei reconfortante sentar-me e ler os quatro livros que compõem a saga.
Opal é uma história à parte, que ocorre depois d' O rei corvo e segue a perspetiva de Opal - a menina dos sonhos de Ronan. Segundo vi na internet, Opal faz a ligação entre A saga dos corvos e a nova trilogia que está atualmente a ser lançada que se foca somente em Ronan e nos seus poderes. Para ser sincera, eu não sabia bem o que esperar, mas, de certa forma, esperava mais.
Outros livros que não gostei foram A última estrela de Rick Yancey e Coração Negro de Naomi Novik. Em ambos os casos, não posso dizer que foram deceções, dado eu realmente não ter criado nenhuma expectativa em relação a ambos. Mas fica aqui a nota de outras leituras que não foram satisfatórias para mim.
6 - O livro que mais te surpreendeu.
Outro webtoon aqui nesta lista. Para este tópico, eu poderia pôr No final, morrem os dois de Adam Silvera. Mas acho que seria injusto porque realmente foi uma das melhores leituras até agora. Em vez disso decidi colocar Swimming lessons for a mermaid de Yongchan.
É certo que o webtoon em si ainda não terminou (e talvez vocês possam considerar isto como uma espécie de batota), mas eu preciso mesmo de falar deste webtoon.
Swimming lessons for a mermaid conta a história de Choa, uma sereia que não sabe nadar e que por isso vive em terra. Um dia, a estrela da equipa de natação da escola descobre o seu segredo e oferece-lhe uma oportunidade única: aulas de natação grátis. A partir daí começa a luta de Choa para regressar ao mar.
O webtoon surpreendeu-me e muito. Por alguma razão, achei que iria haver um triângulo amoroso e que iríamos andar de um lado para o outro só para descobrir com quem ela ficava o final. Não podia estar mais errada. Sim, há romance, mas não é esse o principal foco da história. A história expande-se para lá de Choa e desenvolve muito bem as personagens secundárias, explorando igualmente as relações entre si. Gostei da forma como reinventou um pouco a imagem que temos das sereias. O webtoon fala de amizade, amor, traumas, saúde mental e superação dos nossos medos e inseguranças.
Vão ler, vale muito a pena. É um webtoon extremamente fofo e dá para fazer uma maratona de leitura.
7 - Novo autor favorito (que lançou o seu primeiro livro neste semestre, ou que conheceste recentemente).
Hum...eu não diria propriamente que ganhei novos autores favoritos. Diria antes que ficarei atenta a novos trabalhos de dois autores: Alice Oseman e Adam Silvera.
Alice Oseman é a autora da banda-desenhada Heartstopper, que tem feito um sucesso tremendo. Eu li os livros e fiquei completamente encantada com Charlie e Nick e o seu grupo de amigos. Adoro, adoro, adoro Heartstopper. Oseman também já escreveu outros livros como Rádio Silêncio e Solitária. Já os adicionei à minha prateleira e estou à espera do momento ideal para os ler.
Também fiquei interessada em ler outros livros de Adam Silvera, por todas as razões que já expliquei acima.
8 - O teu crush literário mais recente.
Por incrível que pareça, nenhum. :)
Decerto que conheci muitos personagens intrigantes e carismáticos, mas realmente não há um único que se destaque a esse ponto.
9 - Personagem favorito mais recente
10. Um livro que te fez chorar neste primeiro semestre.
Ok, vocês talvez não saibam isto, mas é muito raro eu chorar quando estou a ler livros. A única vez que eu chorei a ler um livro foi quando tive que ler Meu pé de laranja-lima para a escola. Foi a primeira vez que eu chorei a ler um livro. Lembro-me que na altura até fiquei surpreendida por estar a chorar. É muito mais fácil eu derramar lágrimas a ver um filme ou uma série/anime.
É diferente. Quando estamos a ver um filme/série/anime não temos que imaginar a cena, já a estamos a ver. Para além disso, há o fator da música - que também confere uma carga dramática. Ora, num livro não temos nada disso. Somos nós leitores que filtramos as palavras no nosso cérebro e construímos uma espécie de imagem visual (muitas vezes, digna de Hollywood diga-se de passagem).
No caso de Adam Silvera nem sequer passei por esse processo. A própria escrita tocou-me de uma forma profunda. Especialmente, nos capítulos finais.
No final, morrem os dois entra para a história como o segundo livro que me fez chorar.
11. Um livro que te deixou feliz neste primeiro semestre.
Só um? Não dá.
Este primeiro semestre de 2021 ficou marcado pela minha releitura da saga Os Heróis do Olimpo de Rick Riordan. Não imaginam a alegria que sentia ao virar de cada de página. Eu gosto muito dos livros do Tio Rick, passam-me a sensação de fazer parte de uma família um pouco maluca mas que está lá sempre quando mais precisas. Para além disso, eu adoro o humor seco e sarcástico que pautam os livros.
Com o novo confinamento, eu precisava de um escape - qualquer coisa que me distraísse ou que me deixasse de bom humor. Os Heróis do Olimpo providenciaram-me isso. Diverti-me muito ao ler as suas aventuras e consegui enfrentar o novo confinamento.
12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que assististe até agora.
A falar a verdade, não cheguei a ver nenhuma. No mês passado assisti à série Shadowhunters na Netflix, no entanto nunca cheguei a ler os livros nos quais a série se baseia, portanto...
13. A tua resenha favorita deste primeiro semestre (escrita ou em vídeo).
Sem dúvida, Filhas de Urano.
Filhas de Urano é uma espécie de podcast em vídeo, que partiu da iniciativa de duas das minhas youtubers favoritas - Ingrid (do canal Indignada) e Sibelle (do canal Sibelle). Neste programa, as duas mergulham pela primeira vez nos livros de Rick Riordan comentando as suas impressões à medida que vão lendo os livros. É muito engraçado acompanhar as duas nesta viagem de descoberta e ver as suas reações. Adoro também quando elas falam sobre as suas teorias.
Enfim, recomendo muito. Filhas de Urano também se encontra disponível no Spotify.
14. O livro mais bonito que compraste ou ganhaste este ano.
Ui, esta já é mais complicada. Eu não me lembro quais os livros que comprei este ano. Não porque tenha comprada imensos, não é esse o caso. Simplesmente esqueci-me. Lamento. (às vezes também acontece)
15. Quais livros que queres ler até o final do ano?
Isso merece um post por si próprio - o qual irei fazer e depois publicarei aqui no blogue. Mas para já, gostava de ler a Trilogia Grisha e a duologia Six of Crows de Leigh Bardugo. Quero mesmo ver a série da Netflix, mas antes disso gostava de ler os livros.
E é tudo, pessoal. Esta foi a primeira edição do Mid-year book freak out tag. Diverti-me a responder a todas as perguntas. Espero que vocês se divirtam a ler o que para aqui escrevi. Para o ano, podem contar que irei fazer isto outra vez.
Até à próxima e boas leituras!
Comentários
Enviar um comentário