Avançar para o conteúdo principal

Duna (Duna #1) | Opinião #115

Olá a todos!

    Após ter assistido ao filme, eu percebi que não conseguia esperar para saber o que acontece na segunda parte, por isso decidi ler o livro. 

Atenção: este livro pode conter spoilers!

Sobre o autor

    Frank Herbert nasceu em Tacoma, Washington, e estudou na Universidade de Washington, Seattle. Teve uma grande variedade de empregos — incluindo operador de câmara de TV, comentador de rádio, apanhador de ostras, instrutor de sobrevivência na selva, psicanalista, professor de escrita criativa, repórter e editor de vários jornais da Costa Oeste dos EUA… antes de se tornar escritor a tempo inteiro.

    Em 1952, Herbert começou a publicar ficção científica com Looking for Something? na revista Startling Stories. Mas o seu verdadeiro aparecimento como escritor de primeira importância só aconteceu em 1965, com a publicação de Duna. Seguiram-se Dune Messiah, Children of Dune, God Emperor of Dune, Heretics of Dune e Chapterhouse: Dune, completando a saga a que o Chicago Tribune chamaria "um dos monumentos da moderna ficção científica". Herbert também é autor de cerca de vinte outros livros, incluindo The Jesus Incident, The Dosadi Experiment e Destination: Void. Morreu em 1986.

Sinopse

    Obra-prima de Frank Herbert, Duna decorre no planeta deserto de Arrakis. Narra a história de Paul Atreides, herdeiro de uma família nobre encarregada de governar um mundo inóspito, onde a única coisa de valor é uma especiaria, melange, que é na verdade uma droga capaz de prolongar a vida e expandir a consciência. Cobiçada em todo o universo conhecido, a melange revela-se um tesouro pelo qual as pessoas estão dispostas a matar.

Opinião

    O universo de Duna é um universo rico em detalhes. A política, a religião, as facções adversárias, os grupos paramilitares, os segredos...tudo neste universo foi construído com um propósito. Tal como o filme de Villeneuve, podemos dividir "Duna" em duas partes. Numa 1ª parte, temos a história de Paul e da sua família, e daquilo que lhes acontece. Na 2ª parte, temos a ascensão de Paul entre o povo fremen e a sua luta para impedir a jihad (a guerra santa).

    Para qualquer um que leia os livros, fica claro que Herbert retirou bastante inspiração da religião islâmica para caracterizar os fremen.

    Uma coisa que achei interessante (e que diferencia este livro) é o facto de não existirem capítulos - pelo menos, não da forma tradicional. Herbert utiliza epígrafes de supostos excertos para introduzir a perspectiva de outras personagens. Há certas personagens que se destacam - como, por exemplo, a Dama Jessica, Paul ou o Barão Harkonnen -, há outras que são perdidas pelo meio e outras ainda que simplesmente são tão desconcertantes que não dá para as pôr numa categoria (estou a falar essencialmente de Alia, irmã de Paul; não consegui perceber muito bem qual a sua relevância para a história).

    A 1ª parte tem uma leitura fluída, enquanto a 2ª - na ânsia do autor querer avançar com a história - o enredo começa a ficar mais arrastado e por vezes chega a ser penoso ler-se. Para além disso, há cenas que são completamente desnecessárias. Uma coisa que eu não gostei foi da inexistência de surpresas ou de mistério. Por alguma razão que me ultrapassa, Herbert decidiu mostrar logo de início todas as reviravoltas, as traições, os segredos. Tudo, tudo. É claro que as personagens desconhecem essas informações. A meu ver, apenas tornou a leitura estranha.

Nota: 3.5/5

Em suma, Duna é um livro interessante, mas peca em muitos momentos. Até à próxima e boas leituras!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok