Avançar para o conteúdo principal

Gravar as Marcas (Gravar as Marcas #1) | Opinião #13

Capa do livro
  Olá pessoal! Este é mais um artigo onde vou partilhar convosco a minha opinião, desta vez sobre o novo livro de Veronica Roth: Gravar as Marcas.

Sobre a autora 
  Veronica Roth é uma autor norte-americana, nascida a 19 de agosto de 1988, em New York City. Veronica estudou Escrita Criativa na Northwestern University, preferindo nos seus tempos livres dedicar-se a escrever a sua primeira obra, Divergente. Em 2012, foi considerada a melhor autora pelo GoodReads Choice Awards. Os seus mais recentes livros são Gravar as Marcas e Destinos Divididos.

Resumo
  A história decorre num sistema solar, localizado algures num universo onde as pessoas manifestam dons de acordo com a sua personalidade. Acompanhomos Akos Kereseth e Cyra Noavek, filhos de famílias abastadas, de povos inimigos.
  Akos e o seu irmão, Eijeh, são raptados pelo soberano tirânico do povo Shotet, Ryzek Noavek (irmão de Cyra), que os põe ao seu serviço - Akos como criado de Cyra e Eijeh como seu prisioneiro dado o rapaz possuir o dom da previsão. Cyra inicialmente não fica feliz por ter um criado a segui-la para todo lado, mas aos poucos começa a confiar em Akos, deixando cair os muros que construiu à sua volta. Os dois começam então a construir uma amizade, ignorando o ódio entre os dois povos.
  Entretanto, uma guerra entre os dois povos está prestes a estalar e os dois precisam de escolher a quem realmente são leais. 

A minha opinião 
  Adorei. O livro é simplesmente belo.
  O livro conta uma história de amor e de amizade, marcada por intrigas políticas, tudo conciliado com uma escrita leve mas profunda ao mesmo tempo. Amei o facto de que o dom de cada pessoa ser uma manifestação da sua própria personalidade, com os seus prós e contras, existindo sempre a possibilidade de este mudar. 
  Um outro aspecto que me fez apaixonar pelo livro foram as personagens. Personagens bem construídas, todas elas com as suas virtudes e defeitos, segredos e crenças, que cometem erros, que fazem juízos de valor errados e que lutam por aquilo que acham correto - no fundo, humanas e com quem criamos empatia. Embora os protagonistas sejam Akos e Cyra, também as restantes personagens têm igual destaque, sendo elas que os influenciam nas suas ações. No entanto, tal como a autora nos relembra ao longo do livro, personagem alguma é boa ou má, havendo sempre segundas intenções no meio.
"Queres ver as pessoas como extremos. Más ou boas; de confiança ou não - disse eu - Eu compreendo. É mais fácil assim. Mas não é assim que as pessoas funcionam" (fala de Cyra a Isae Benesit)
  Em suma, o livro é uma reflexão do que as pessoas são capazes de fazer e de como elas são moldadas pelas circunstâncias. Amei e recomendo.
  Nunca é demais relembrar que esta é uma opinião dentre muitas, por isso se já leram o livro deixem os vossos comentários.
  Até ao próximo post

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok