Olá a todos!
Bem, hoje trago um livro do qual muito ouvi falar - O circo dos sonhos de Erin Morgenstern. Não quero lançar já achas para a fogueira, mas tenho a dizer que me decepcionei com este livro.
Atenção: esta resenha pode conter SPOILERS!
Sobre a autora
Erin Morgenstern é a autora de O Circo dos Sonhos, um bestseller internacional, vendido em todo o mundo e traduzido para trinta e sete idiomas. É licenciada em teatro pelo Smith College e vive no Massachusetts.
Sinopse
Um misterioso circo itinerante chega sem aviso e sem ser precedido por anúncios ou publicidade. Um dia, simplesmente aparece. No interior das tendas de lona às listas pretas e brancas vive-se uma experiência absolutamente única e avassaladora. Chama-se Le Cirque des Rêves (O Circo dos Sonhos) e só está aberto à noite.
Mas nos bastidores vive-se uma competição feroz - um duelo entre dois jovens mágicos, Celia e Marco, que foram treinados desde crianças exclusivamente para este fim pelos seus caprichosos mestres. Sem o saberem, este é um jogo onde apenas um pode sobreviver, e o circo não é mais do que o palco de uma incrível batalha de imaginação e determinação. Apesar de tudo, e sem o conseguirem evitar, Celia e Marco mergulham de cabeça no amor - um amor profundo e mágico que faz as luzes tremerem e a divisão aquecer sempre que se aproximam um do outro.
Amor verdadeiro ou não, o jogo tem de continuar e o destino de todos os envolvidos, desde os extraordinários artistas do circo até aos seus mentores, está em causa, assente num equilíbrio tão instável quanto o dos corajosos acrobatas lá no alto.
Escrito numa prosa rica e sedutora, este romance arrebatador é uma dádiva para os sentidos e para o coração. O Circo dos Sonhos é uma obra fascinante que fará com que o mundo real pareça mágico, e o mundo mágico, real.
Opinião
Honestamente, não consigo compreender todo o burburinho criado à volta do livro.
A ideia é interessante, no entanto, a meu ver, podia ter sido melhor explorada. O livro prossegue a um ritmo terrivelmente lento, com a narrativa entrecortada entre vários pontos de vista e alternando entre o tempo presente e o futuro - obrigando a uma leitura atenta. O final parece precipitar-se para uma amálgama de acontecimentos. As personagens são extremamente chatas e desinteressantes.
Contudo, a escrita de Morgenstern é prodigiosa, descrevendo os vários cenários em pormenores riquíssimos.
O livro ficou muito aquém das minhas expectativas.
Nota: 2/5
Até à próxima e boas leituras!
Comentários
Enviar um comentário