Avançar para o conteúdo principal

No final, morrem os dois | Opinião #101

 Olá a todos!

    Hoje venho falar aqui de um livro belíssimo, uma completa surpresa para mim: No final, morrem os dois de Adam Silvera.

Sobre o autor

Adam Silvera nasceu e cresceu em Nova Iorque. Já trabalhou como livreiro, gestor de comunidades e de redes sociais, e ainda como crítico de livros para crianças e jovens adultos.

    É autor bestseller do New York Times dos aclamados More Happy Than Not, History Is All You Left Me e What If It's Us, este último em colaboração com Becky Albertalli.

    Vive em Los Angeles, EUA e é alto porque sim.

Sinopse

    Sem morte, não há vida.

    Sem perda, não há amor.

    Pouco depois da meia-noite, o Mateo e o Rufus, dois completos estranhos, recebem a notícia de que vão morrer dentro de 24 horas. Neste último dia que lhes resta, ambos anseiam por fazer um amigo.

    A boa notícia é que existe uma aplicação para isso. Chama-se Último Amigo e, através dela, estes dois jovens encontram-se para uma derradeira e intensa aventura: viver toda uma vida num só dia.

Opinião

    Há já bastante tempo que queria ler um dos livros de Adam Silvera e, finalmente, consegui. No final, morrem os dois é o melhor título que já vi - chamou-me logo à atenção para o pegar da prateleira da livraria; nem sequer me dei ao trabalho de ver o que era a sinopse.

    Já o fui ler com expectativa dum romance, mas mesmo assim fui surpreendida pela beleza da história. Contando a partir da perspetiva de dois jovens de 17/18 anos, o livro obriga-nos a refletir sobre a nossa vida e o que faríamos se tivéssemos apenas mais um dia para viver. Não é uma reflexão super filosófica que nos obrigue a examinar todas as nuances. Não, eu diria que é mais uma chamada de atenção por parte do próprio autor para aproveitarmos os pequenos momentos que a vida nos traz, arriscarmos de vez em quando e parar de constantemente adiar para outros dias projetos que queremos fazer.

    Devo acrescentar que a ideia de recebermos um alerta a avisar-nos de que vamos morrer naquele dia é extremamente interessante, e acho que Silvera poderia explorar isso numa outra história (quem sabe).

    Uma coisa que achei um bocado desnecessária é os capítulos contados a partir dos pontos de vista de personagens secundárias, que muitas delas nem sequer têm um grande impacto na história em si. Mas, compreendo que o autor queria mostrar-nos como diferentes pessoas encaram a vida e a morte. Contudo, ainda penso que são um tanto desnecessários.

    Gostei do estilo de escrita. Não é muito floreado, sendo mais direto e cru. Apesar de saber que no final os dois morrem (não, isto não foi uma fraca tentativa da minha parte de fazer uma piada com o título), acabei por sentir grande empatia com as personagens e, tal como eles, também eu queria que os dois tivessem mais tempo. Não costumo chorar a ler livros, mas não pude evitar que os meus olhos ficassem marejados à medida que ia lendo as últimas páginas.

Nota: 4.5/5

    Realmente, No final, morrem os dois é um livro belíssimo que nos ensina a não desperdiçar as oportunidades que nos surgem à frente e agarrá-las, mesmo que ao início possa parecer assustador.

Até à próxima e boas leituras!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...