Avançar para o conteúdo principal

Cartas por um sonho | Opinião #116

 Olá a todos!

    Hoje trago-vos um romance muito fofo, Cartas por um sonho.

Sobre a autora

    Nascida em Barcelona, estudou Jornalismo. A sua paixão pela palavra escrita e falada converteu-se em vocação e ofício. Trabalha como responsável de comunicação institucional em entidades sociais e educativas, para além de colaborar jornais e revistas. É autora de ensaios, de um livro de viagens e de alguns romances.

Sinopse

    O Inverno chega a Porvenir e traz com ele uma má notícia: vão fechar a estação de correios e transferir os funcionários para a cidade. Quem necessita de um carteiro num mundo onde já não se escrevem cartas? A comunicação virtual também ganhou a batalha nas montanhas.

    Sara, a única carteira da aldeia, mora em Porvenir com os seus três filhos pequenos. Partilha muitas horas com a sua vizinha Rosa, uma mulher de oitenta anos que estaria disposta a fazer qualquer coisa para evitar que Sara e os filhos sofram.

    Mas o que é que uma mulher com uma idade tão avançada pode fazer para impedir que as vidas das pessoas que mais ama se vejam alteradas? Escrever uma carta, aquela que tem guardada no seu coração há sessenta anos...

    E com este pequeno gesto começará uma corrente de cartas que vai mudar a vida não só de Sara mas de toda uma aldeia. Porque a expectativa com que abrimos a caixa de correios é sempre grande e, como sabemos, tal como os beijos, uma carta leva a outra. E podem mudar o mundo.

    Um livro comovente, encantador e cheio de ternura, onde, através da corrente de cartas, vão desfilando personagens do quotidiano, todas elas com os seus sonhos, a sua história, as suas frustrações.

Opinião

    Com o natal à porta e o ano novo mais perto ainda, o tempo parece correr contra nós. Seja testes e trabalhos, seja a corrida às compras de natal, a verdade é que todos nós precisamos de parar um bocadinho - nem que seja um minuto apenas (mas um minuto de qualidade).

    Após meses em que tudo o que eu li foram batalhas épicas, estava a precisar de desanuviar um pouco e relembrar-me que a vida real também está repleta de heróis (modestos, é certo) e de pessoas que fazem o bem. Por isso, peguei em Cartas por um sonho. O livro é uma belíssima história de amor. Tudo começa quando Sara, a carteira de uma aldeia em Espanha, recebe uma notificação de que irá ser transferida para a capital, pois, numa era digital, já ninguém escreve cartas. Para impedir que a sua vizinha se vá, Rosa escreve uma carta que tem guardada no seu coração há muito tempo. E assim se inicia uma corrente de cartas anónimas, nas quais cada pessoa partilha um pouco da sua vida, dos seus sonhos e das suas amarguras.

    Cartas por um sonho é um livro que nos faz relembrar o poder das palavras escritas. Não aquelas que se vê num écran, informais e desprovidas de personalidade, mas aquelas que são escritas - com inclinações para a direita ou para esquerda, pequenas ou grandes, com ou sem erros ortográficos. Várias pessoas participam desta corrente e a autora faz o excelente trabalho de nos mostrar o impacto que essas cartas têm em cada um.

Nota: 5/5

    Não quero estar a dizer muito mais para não estragar a vossa experiência, mas só dizer que é um livro que nos arranca com a maior das facilidades um sorriso. Não é muito frequente eu classificar um livro com 5 estrelas, mas neste caso não há como. Tudo o que posso dizer é o seguinte: leiam. Vale muito a pena. Até à próxima e boas leituras!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok