Avançar para o conteúdo principal

O ódio que semeias | Opinião #129

 Olá a todos!

    Hoje venho falar de um livro impressionante, sobre racismo e ódio. Como já devem ter percebido pelo título deste post, referi-me ao livro O ódio que semeias de Angie Thomas.

Sobre a autora

    Angie Thomas nasceu, cresceu e reside em Jackson, Mississippi. É Bachelor of Fine Arts em Escrita Criativa pela Belhaven University. O Ódio Que Semeias é o seu romance de estreia, que ocupou o primeiro lugar na lista de bestsellers do New York Times durante várias semanas. Uma obra notável com direitos de tradução vendidos para mais de 20 países, tendo os direitos cinematográficos já sido adquiridos pela Fox 2000.

Sinopse

    Starr tem 16 anos e move-se entre dois mundos: o seu bairro periférico e problemático, habitado por negros como ela, e a escola que frequenta numa elegante zona residencial de brancos. O frágil equilíbrio entre estas duas realidades é quebrado quando Starr se torna a única testemunha do disparo fatal de um polícia contra Khalil, o seu melhor amigo. A partir daí, pairam sobre Starr ameaças de morte: tudo o que ela disser acerca do crime que presenciou pode ser usado a seu favor por uns, mas sobretudo como arma por outros.

    O Ódio que Semeias é um poderoso romance juvenil, inspirado pelo movimento Black Lives Matter e pela luta contra a discriminação e a violência. O livro está a ser adaptado ao cinema e conta com Amandla Stenberg no papel principal.

Opinião

    Depois de ter lido duas sagas uma a seguir à outra, achei que estava na altura de ler uns livros soltos só para descomprimir um pouco (afinal, ler uma saga pode revelar-se cansativo). Na altura em que foi lançado, O ódio que semeias foi muito falado por ter sido inspirado no movimento Black Lives Matter - além disso a sua lombada é vermelha e eu tenho um cantinho só para livros com capas e lombadas vermelhas.

    O ódio que semeias acompanha a história de Starr depois de ter testemunhado a morte do seu melhor amigo às mãos da polícia. Este é um daqueles livros que deve ser incluído no Plano Nacional de Leitura. É poderoso, realista e cruel. É uma verdadeira chamada de atenção para a situação dos afro-americanos nos Estados Unidos da América (e quem sabe do mundo). A escrita de Angie Thomas é simplista - afinal, a história é contada a partir do ponto de vista de uma adolescente -, mas é essa simplicidade que torna o livro tão poderoso: porque ela expressa a raiva de Starr com a situação; ela apresenta-nos as coisas tal como elas são, sem tentar embelezá-las com palavras bonitas.

    Starr é uma protagonista apaixonante. Ela tem as suas virtudes e os seus defeitos como qualquer ser humano, mas esforça-se ao máximo para tentar fazer aquilo que considera ser o mais correto. Starr retira a sua força da sua família, dos amigos e do namorado. São essas interações que vão ajudá-la a encontrar a sua voz e a lutar por Khalil.

    Inspirado igualmente numa rima do famoso rapper Tupac, o livro aborda principalmente a questão do ódio e de como este se perpetua num ciclo que, com o passar do tempo, se torna cada vez mais difícil de quebrar. Não é só o ódio interracial que assola Garden Heights, é também o ódio dos gangues, da vida de pobreza a que muitos são votados por conta do sistema capitalista. No fim, o livro termina sem de facto apresentar uma solução (afinal, quando tudo o que conhecemos é o ódio, é difícil sair desse ciclo). Pelo contrário, Thomas encerra o livro mais numa nota de apelo para que as pessoas, principalmente os jovens, ergam as suas vozes e quebrem esse ciclo de ódio.

⭐⭐⭐⭐

4/5 

    Em suma, O ódio que semeias é um livro poderoso, uma verdadeira chamada de atenção para o ódio que existe nos Estados Unidos da América.

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Carmen Sandiego - nova série de animação da Netflix

Poster oficial   Gostas das séries originais da Netflix? Então vais gostar de saber que vem aí mais uma série original do serviço de streaming.   Carmen Sandiego é a mais recente série de animação da Netflix. A série baseia-se na franchise de jogos da Broderbund, com o mesmo nome. A personagem Carmen Isabella Sandiego é bastante famosa nos Esatdos Unidos, tendo já originado 3 séries no passado. Segundo a Netflix, a série pretende focar-se mais na personagem e na sua história, mostrando as suas origens. Sinopse   Carmen Sandiego é uma mestre na arte de roubar, mas não se deixem enganar: a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com os maléficos planos da VILE.   Elenco   São escassas as informações divulgadas no que concerne ao elenco original. Sabe-se apenas que Gina Rodriguez irá dar voz à protagonista e Finn Wolfhard (ator já conhecido da Netflix, que interpreta a personagem de Mike Wheeler em Stranger Things ) irá dar voz a...

3ª temporada de Snowfall

Poster oficial   Gostas de drama? Gostas de crime? Então não percas a 3ª temporada de Snowfall ! Sobre a série   A série é da criação de John Singleton, Eric Amadio e Dave Andron. Produzida pela emissora FX, a série conta, no seu total, com 20 episódios. A 1ª temporada estreou em 2017. Sinopse   Situada em Los Angeles no ano de 1983, a série gira em torno da primeira epidemia de crack e o seu impacto na cultura da cidade , seguindo as histórias de vários personagens cujas vidas estão condenadas a cruzar-se: o traficante de drogas Franklin Saint, de 19 anos, o lutador mexicano Gustavo "El Oso" Zapata, o agente da CIA Teddy McDonald e a sobrinha de um chefe de crime mexicano, Lucia Villanueva.   Elenco   No elenco contamos com a participação de: Damson Idris como Franklin Saint Carter Hudson como Teddy McDonald Emily Rios como Lucia Villanueva Sergio Peris-Mencheta como Gustavo "El Oso" Zapata Isaiah John como Leon Simmons Amin Jos...