Avançar para o conteúdo principal

Belgravia | Opinião #132

 Olá a todos!

    No que toca a ler ou assistir uma série/filme, há sempre a hipótese do produto selecionado desiludir-nos. Esse é o caso do livro que trago hoje, Belgravia, de Julian Fellowes - criador da famosa série Downton Abbey.

Sobre o autor

    Julian Fellowes, ator, escritor, realizador e produtor, estudou em Ampleforth, no Magdalene College, em Cambridge e na Webber Douglas Academy of Dramatic Art. Escreveu o argumento do premiado filme Gosford Park, realizado por Robert Altman, que em 2001 recebeu o Oscar de melhor argumento original. Em 2005 realizou Mentiras Sinceras, com o qual ganhou o prémio da National Board of Review para o melhor realizador estreante. Julian Fellowes é casado e tem um filho.

Sinopse

    15 de junho de 1815, véspera da batalha de Waterloo. A alta sociedade inglesa está reunida em Bruxelas para participar no lendário baile oferecido pela duquesa de Richmond em homenagem ao duque de Wellington.

    Algumas horas depois, muitos dos jovens oficiais presentes morrerão no campo de batalha envergando ainda os seus uniformes de gala. Para Sophia Trenchard, a encantadora filha do principal fornecedor de Wellington, esta noite trágica marca para sempre o seu destino. Mas é apenas vinte e cinco anos mais tarde, quando a família se muda para o elegante bairro de Belgravia, recentemente construído, que as repercussões daquele acontecimento fatídico se farão sentir.

    Neste mundo em mudança, em que a aristocracia vive lado a lado com a classe emergente de novos-ricos, que surge com a Revolução Industrial, há quem esteja disposto a tudo para evitar que os segredos do passado ameacem os seus privilégios... Amores contrariados, intrigas, traições, vinganças, não esquecendo o papel dos serviçais. Um romance envolvente que revela o talento e o charme do autor de Downton Abbey.

Opinião

    Estou tão desapontada com esta leitura que nem sequer sei muito bem por onde começar. Sou a maior fã de Downton Abbey e quando descobri que tinha saído um livro do homem por detrás do êxito, eu tinha que ler.

    A ação de Belgravia decorre durante o século XIX, após as Guerras Napoleónicas. Acompanhamos as desventuras e intrigas das famílias Trenchard e Bellasis, ligadas por uma criança que - a princípio - toda a gente acredita ser ilegítima. A história é um tanto interessante (admito isso), muito pela questão do matrimónio e da incompatibilidade entre diferentes estatutos sociais. Contudo, foi uma leitura muito aborrecida e chata. A escrita de Fellowes é maçante. Poderia ter sido melhor fosse uma escrita mais lírica e mais suave. Depois há a questão das personagens.

    As personagens em Belgravia são do mais desinteressante que há. Para piorar, o autor ainda coloca pontos de vista de algumas personagens que em nada acrescentam à história.

    Há ainda uma outra questão, só que esta é mais do foro pessoal: a organização do livro. Pessoalmente, detesto quando os autores juntam diferentes pontos de vista num mesmo capítulo com nada mais do que um mero espaço a separá-los. Simplesmente, não consigo ler assim; faz-me muita confusão, porque, por vezes, não se percebe logo que é outra personagem a falar. Prefiro mais quando os pontos de vista são separados por capítulos. Mas isto é mais um desabafo que uma crítica propriamente dita.

⭐⭐

2/5

    Em suma, Belgravia é uma boa leitura para um possível chá das cinco, mas não é uma leitura que eu pessoalmente recomendasse.

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok