Avançar para o conteúdo principal

The disabled tyrant's beloved pet fish (vol. 1) | Opinião

 Saudações caros leitores!

    Sim, 2024 está a ser dominado pelos danmei publicados pela editora Seven Seas Entertainment. Continuando nessa senda, hoje venho falar sobre The disabled tyrant's pet fish - um livro pelo qual eu não dava nada e acabei por ficar positivamente surpreendida.

    Não percam os próximos volumes:

  1. The disabled tyrant's beloved pet fish (Vol. 2)
  2. The disabled tyrant's beloved pet fish (vol. 3)
  3. The disabled tyrant's beloved pet fish (vol. 4)

Sobre a autora

    Xue Shan Fei Hu (Fat Snow Mountain Fox) é a autora de The disabled tyrant's beloved pet fish.

Sinopse

    Depois de Li Yu ter ficado acordado toda a noite a ler uma webnovel envolvente, acaba por adormecer — apenas para acordar no mundo da própria novela. E não como ele próprio, mas como um peixe indefeso! Chocado e consternado, Li Yu rapidamente percebe que tem de viver num tanque propriedade de Mu Tianchi, o tirano do romance que nunca fala. Seja qual for a força que trouxe Li Yu a este mundo, ele é avisado de que só há uma maneira de se tornar humano novamente: vencer o frio Mu Tianchi e mudar os seus modos severos. Mas Li Yu não faz ideia de como o fazer, especialmente sendo uma carpa impotente e do tamanho de uma palma. Será que um peixinho pode realmente nadar até ao coração de um tirano?

Opinião

    The disabed tyrant's beloved pet fish é um livro que me intrigou pela capa e também pelo título. A princípio, descartei como possível leitura. No entanto, após ter visto uma resenha na plataforma do Youtube repleta de memes e de piadas, destrinçando ao detalhe o livro, fiquei convencida a dar uma oportunidade. Ainda bem que o fiz porque era exatamente o tipo de história que estava a precisar.

    The disabled tyrant's beloved pet fish conta a história de Li Yu que, após ter ficado a noite toda ler uns livros (quem nunca), acorda no corpo de um peixe. Inicialmente, ele estranha toda a situação até que o sistema lhe explica que ele transmigrou para o livro que estava a ler. Como é próprio deste tipo de histórias, Li Yu tem uma única tarefa: mudar a personalidade do "tirano" enquanto animal de estimação e, por conseguinte, fazer com que a personagem tenha outro destino dentro da história. O livro é uma comédia do início ao fim. As interações entre Li Yu e o sistema são muito engraçadas e o seu processo de pensamento também arranca muitas risadas, especialmente quando os seus planos falham.

    Este primeiro livro possui uma vibe mais slice of life, com o protagonista ainda a tentar descobrir como é que as coisas funcionam e a tentar compreender o que raios está a acontecer para lá do seu tanque. O facto do sistema não fornecer quase nenhuma explicação ou pista para aquilo que ele deve fazer, faz com que a personagem tenha que ser bastante criativa e inventiva para levar a sua avante e cumprir com as missões que lhe são atribuídas. Gostei do facto de tanto Li Yu quanto o suposto tirano (Príncipe Jing/Mu Tianchi) não se poderem comunicar de todo: um porque é um peixe e o outro porque é mudo. Isso faz com que a relação entre os dois se desenvolva muito à base de olhares, de toques e de linguagem corporal como um todo. Nesse sentido, a má comunicação que possa surgir entre as duas personagens torna-se mais credível, pois há sempre várias formas de interpretar um gesto por parte de cada pessoa. Ainda assim, não é uma situação recorrente no decorrer da narrativa, o que por si só já é diferente.

    Mais para o final do livro, a narrativa começa já a introduzir algumas tramoias palacianas, que acredito que tornaram mais prevalentes nos próximos volumes. Ao contrário de outros títulos da Seven Seas, The disabled tyrant's beloved pet fish apenas terá quatro volumes, o que cimenta o seu estatuto como uma leitura leve e divertida; para retemperar as energias depois de ter lido muito sofrimento em outros livros de danmei.

⭐⭐⭐

3/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...