Avançar para o conteúdo principal

Netflix compra Warner Bros. Qual será o futuro do cinema?

 Saudações, caros leitores!

    2026 ainda mal começou e já temos novos desenvolvimentos no mundo do entretenimento. 2025 encerrou-se com conversas entre a Netflix e a companhia Warner Bros. Logo no início deste ano, os executivos de ambas as empresas assinaram um acordo de aquisição dos estúdios filiados à Warner Bros, bem como o serviço de streaming HBO Max. Falamos, portanto, de um negócio colossal, avaliado em 82,7 mil milhões de dólares O acordo necessita ainda da aprovação dos acionistas das duas empresas, bem como do próprio Congresso Americano; no entanto declarações recentes de Ted Sarandos - diretor executivo da Netflix - trazem ao de cima questões prementes acerca do futuro do cinema.

    Em causa, está a intenção de reduzir o tempo de exibição dos filmes nas salas de cinema. Atualmente, o protocolo estabelece que os filmes devem ficar em cartaz por 45 dias. Ou seja, um mês e poucos. Pois bem, Sarandos pretende reduzir o tempo de exibição para somente 17 dias. A conseguir levar a sua avante, a forma como o cinema é entendido e consumido alterar-se-á radicalmente. Para que uma pessoa pudesse apreciar um filme no grande écran, esta teria que se apressar, pois o filme ficaria em cartaz por apenas três semanas antes de chegar às televisões (isto partindo do pressuposto que a mesma tenha acesso a um serviço de streaming, mais concretamente à Netflix).

    Naturalmente, não se tardaram a ouvir críticas de vozes influentes da indústria do entretenimento. James Cameron, realizador de Avatar - cujo terceiro filme encontra-se neste momento em exibição nos cinemas - classifica a aquisição da Warner Bros. pela Netflix como desastrosa.

    Numa entrevista ao podcast The town, o realizador afirmou:
É um isco para tolos. Eles dizem 'vamos pôr o filme cá fora uma semana ou 10 dias para qualificar para os Óscares. Acho isso fundamentalmente podre. Um filme deve ser feito para o cinema, e os Óscares não significam nada para mim se não significarem cinema.

    Outro exemplo é o realizador Rian Jonhson que partilha a mesma frustração de Cameron, tendo sido inclusive um dos afetados pela nova estratégia de Sarandos, uma vez que o seu mais recente filme, Wake Up Dead Man, teve uma distribuição bastante limitada antes ter chegar ao catálogo da Netflix.

    Do outro lado, Sarandos destaca a inovação de tal estratégia, salientado os interesses dos consumidores. Como o mesmo explicou:

Já lançámos cerca de 30 filmes nos cinemas este ano, por isso não é como se tivéssemos oposição às salas. A minha resistência tem sido, na sua maioria, contra as janelas longas e exclusivas, que não achamos que sejam assim tão amigáveis para o utilizador.

     Se o negócio for para a frente, estará na altura de nos questionarmos qual o futuro do cinema e da indústria de entretenimento como um todo. Até à próxima!

Fonte: IGN Portugal

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Carmen Sandiego - nova série de animação da Netflix

Poster oficial   Gostas das séries originais da Netflix? Então vais gostar de saber que vem aí mais uma série original do serviço de streaming.   Carmen Sandiego é a mais recente série de animação da Netflix. A série baseia-se na franchise de jogos da Broderbund, com o mesmo nome. A personagem Carmen Isabella Sandiego é bastante famosa nos Esatdos Unidos, tendo já originado 3 séries no passado. Segundo a Netflix, a série pretende focar-se mais na personagem e na sua história, mostrando as suas origens. Sinopse   Carmen Sandiego é uma mestre na arte de roubar, mas não se deixem enganar: a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com os maléficos planos da VILE.   Elenco   São escassas as informações divulgadas no que concerne ao elenco original. Sabe-se apenas que Gina Rodriguez irá dar voz à protagonista e Finn Wolfhard (ator já conhecido da Netflix, que interpreta a personagem de Mike Wheeler em Stranger Things ) irá dar voz a...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

3ª temporada de Snowfall

Poster oficial   Gostas de drama? Gostas de crime? Então não percas a 3ª temporada de Snowfall ! Sobre a série   A série é da criação de John Singleton, Eric Amadio e Dave Andron. Produzida pela emissora FX, a série conta, no seu total, com 20 episódios. A 1ª temporada estreou em 2017. Sinopse   Situada em Los Angeles no ano de 1983, a série gira em torno da primeira epidemia de crack e o seu impacto na cultura da cidade , seguindo as histórias de vários personagens cujas vidas estão condenadas a cruzar-se: o traficante de drogas Franklin Saint, de 19 anos, o lutador mexicano Gustavo "El Oso" Zapata, o agente da CIA Teddy McDonald e a sobrinha de um chefe de crime mexicano, Lucia Villanueva.   Elenco   No elenco contamos com a participação de: Damson Idris como Franklin Saint Carter Hudson como Teddy McDonald Emily Rios como Lucia Villanueva Sergio Peris-Mencheta como Gustavo "El Oso" Zapata Isaiah John como Leon Simmons Amin Jos...