Avançar para o conteúdo principal

Adeus, Aurora (Ciclo aurora #3) | Opinião #221

Saudações caros leitores!

    Hoje venho aqui para encerrar a trilogia Ciclo aurora, escrita por Amie Kaufman e Jay Kristoff. É uma trilogia bem-humorada e repleta de ação, porém possui a sua quota parte de problemas. Não se preocupem, já falarei de tudo mais abaixo neste artigo. Só para avisar que este artigo contém spoilers.

    Não se esqueçam de conferir os demais livros da trilogia:

Sobre os autores

    Amie Kaufman e Jay Kristoff são os autores best-seller do The New York Times da série Illuminae Files. Juntos eles medem cerca de 3,8 m e ambos vivem em Melbourne, na Austrália, com dois cônjuges pacientes, dois cachorros resgatados e um bom estoque de cafeína. Se conheceram por causa de lei tributária internacional, e permaneceram juntos pelo amor compartilhado por explodir coisas e partir corações.

Sinopse

É UMA QUESTÃO DE TEMPO.

SERÁ ESSE O FIM?

    Se te perguntassem quem venceria uma luta entre um esquadrão de perdedores indisciplinados e um antigo mal que espera há eras para dominar a galáxia, o que você responderia? Que o antigo mal venceria, obviamente. Mas... não é bem assim.

O ESQUADRÃO QUE VOCÊ AMA ESTÁ FORA DE SEU TEMPO.

    Prepare-se para a épica conclusão das aventuras do nosso esquadrão de desajustados favorito. Esses caras provavelmente são a última esperança de sobrevivência da galáxia...

UMA CORRIDA CONTRA O TEMPO COMEÇOU.

    Da última vez que encontramos o Esquadrão 312, eles estavam fazendo um trabalho em equipe sensacional (ou seja, enlouquecendo) no meio de uma batalha intergaláctica em que uma supernave ameaçava destruir a Terra. E, é claro, deu tudo terrivelmente errado.

    Mas como nem todo final é um fim, essa equipe terá outra chance de reescrever seus destinos. Ou talvez até mais? É tudo muito complicado.

    Os membros de nosso esquadrão estão separados e, se quiserem reencontrar seus amigos um dia, precisarão lidar com questões de vida ou morte, como sobreviver a uma tempestade quântica, fugir de soldados determinados a matá-los quantas vezes for necessário (não, você não leu errado), lutar ao lado do vilão mais temido da galáxia contra um exército coordenado por uma mente coletiva que existe há eras. Pouca coisa.

    Será que Zila, Fin, Scarlett e Magalhães (SIM!) vão conseguir fazer novos amigos, novos inimigos e, literalmente, fazer história? Sim, sem problemas.

    Será que Tyler, Kal e Auri vão conseguir se virar ao lado de dois dos vilões mais famosos e malvados do universo? Hum... Beleza, acho que é possível.

    Mas salvar a galáxia de fato? Talvez isso seja pedir demais.

Opinião

    Após um livro eletrizante, eis que chega a conclusão da trilogia Ciclo de Aurora. Em Adeus, Aurora, o esquadrão 312 encontra-se espalhado por diferentes linhas do tempo. Zila, Scarlett e Finian estão presos num loop temporal no passado; Tyler ainda está na linha do tempo presente; ao passo que Kal e Aurora acordam no futuro. Não só os membros do esquadrão 312 têm de encontrar uma forma de regressar à sua linha temporal, como Tyler tem de impedir o despoletar de uma guerra provocada por Ra'haam.

A definição de insanidade é repetir a mesma ação e esperar resultados diferentes

    Eu não sei quanto a vocês, mas Adeus, Aurora não me encheu totalmente as medidas. É interessante a forma como os autores vão intercalando as diferentes linhas temporais, criando uma certa aura de mistério como cada um está conectado. Porém, senti que os autores complicaram demais uma coisa que até poderia ser simples e com isso foram arrastando a narrativa e, por conseguinte, as personagens. Enquanto Aurora arde tinha até feito um trabalho razoavelmente bom em desenvolver as personagens, neste livro apenas me passou a impressão que as personagens estavam numa curva descendente de desenvolvimento. Ou seja, nenhum delas saía da cepa torta. São literalmente 400 páginas em que as personagens andam para trás e para a frente e não resolvem (quase) nada.

    Talvez seja uma opinião controversa, mas creio que este terceiro livro foi completamente desnecessário. Sou da opinião que a série teria funcionado melhor se tivesse sido uma duologia, ao contrário da trilogia.

Nota: 2/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Carmen Sandiego - nova série de animação da Netflix

Poster oficial   Gostas das séries originais da Netflix? Então vais gostar de saber que vem aí mais uma série original do serviço de streaming.   Carmen Sandiego é a mais recente série de animação da Netflix. A série baseia-se na franchise de jogos da Broderbund, com o mesmo nome. A personagem Carmen Isabella Sandiego é bastante famosa nos Esatdos Unidos, tendo já originado 3 séries no passado. Segundo a Netflix, a série pretende focar-se mais na personagem e na sua história, mostrando as suas origens. Sinopse   Carmen Sandiego é uma mestre na arte de roubar, mas não se deixem enganar: a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com os maléficos planos da VILE.   Elenco   São escassas as informações divulgadas no que concerne ao elenco original. Sabe-se apenas que Gina Rodriguez irá dar voz à protagonista e Finn Wolfhard (ator já conhecido da Netflix, que interpreta a personagem de Mike Wheeler em Stranger Things ) irá dar voz a...

3ª temporada de Snowfall

Poster oficial   Gostas de drama? Gostas de crime? Então não percas a 3ª temporada de Snowfall ! Sobre a série   A série é da criação de John Singleton, Eric Amadio e Dave Andron. Produzida pela emissora FX, a série conta, no seu total, com 20 episódios. A 1ª temporada estreou em 2017. Sinopse   Situada em Los Angeles no ano de 1983, a série gira em torno da primeira epidemia de crack e o seu impacto na cultura da cidade , seguindo as histórias de vários personagens cujas vidas estão condenadas a cruzar-se: o traficante de drogas Franklin Saint, de 19 anos, o lutador mexicano Gustavo "El Oso" Zapata, o agente da CIA Teddy McDonald e a sobrinha de um chefe de crime mexicano, Lucia Villanueva.   Elenco   No elenco contamos com a participação de: Damson Idris como Franklin Saint Carter Hudson como Teddy McDonald Emily Rios como Lucia Villanueva Sergio Peris-Mencheta como Gustavo "El Oso" Zapata Isaiah John como Leon Simmons Amin Jos...