Eu adoro séries/filmes de ficção científica, no entanto possuo uma alarmante falta de cultura nesse campo no que toca aos livros. Por isso, porque não abrir o género com um young adult que promete caos e humor sarcástico?
Atenção, este artigo contém spoilers.
Confere os próximos volumes destas trilogia:
Sobre os autores
Amie Kaufman e Jay Kristoff são os autores best-seller do The New York Times da série Illuminae Files. Juntos eles medem cerca de 3,8 m e ambos vivem em Melbourne, na Austrália, com dois cônjuges pacientes, dois cachorros resgatados e um bom estoque de cafeína. Se conheceram por causa de lei tributária internacional, e permaneceram juntos pelo amor compartilhado por explodir coisas e partir corações.
Sinopse
Eles não são os heróis que gostaríamos.
São apenas os que conseguimos encontrar.
O ano é 2380, a humanidade deixou seu ninho para se espalhar pela galáxia: não apenas a Via Láctea, mas dezenas de outras e os recém-formados cadetes da Academia Aurora estão sendo enviados em suas primeiras missões. Tyler Jones, o garoto prodígio, está pronto para recrutar o esquadrão dos sonhos, mas seu próprio heroísmo idiota faz com que ele fique com o que mais ninguém da academia quis...
Uma diplomata convencida e faixa preta em sarcasmo.
Uma cientista sociopata com fama de atirar em seus colegas de quarto.
Um gênio da tecnologia que carrega o peso da galáxia nos ombros.
Um guerreiro alienígena com sérios problemas para administrar sua raiva.
Uma piloto que, é óbvio, não sente nada por Ty, caso você esteja se perguntando.
Todos são conhecidos como problemáticos, exceto pelo garoto prodígio. E todos precisarão trabalhar juntos se quiserem sobreviver à primeira missão.
E esse esquadrão nem é o maior problema de Tyler ― ele se chama Aurora Jie-Lin O'Malley, uma garota que foi resgatada no meio do espaço interdimensional. Presa em um sono criogênico por dois séculos, Auri é uma garota fora de seu tempo que pode ser o estopim de uma guerra que vem se formando há milhões de anos.
Mas a chegada dela não é uma coincidência, e sim o prenúncio de uma grande batalha vindoura. Uma que decidirá o destino de todas as espécies. E o esquadrão de desajustados de Tyler é a última esperança de toda a galáxia.
Muito romance, busca por identidade e aceitação, assim como aprender a trabalhar em equipe, tudo com espaçonaves e no futuro!
SEM PÂNICO.
Opinião
Isso é loucura, Tyler. É como se você unisse todos os tipos de idiotice juntos.
- Ao menos estamos sendo consistentes.
Aurora ascende começa quando o denominado Garoto de Ouro, Tyler Jones, não consegue dormir na noite anterior ao Alistamento - momento em que se irá formar, escolher os membros para integrar o seu esquadrão e partir em missões importantes - e acaba salvando uma rapariga de uma nave prestes a ser destruída. Essa rapariga é ninguém menos que Aurora Jie-Lin O'Malley, uma humana que ficou presa numa cápsula criogénica por duzentos anos. A partir desse momento, as suas vidas nunca mais serão as mesmas.
Aurora ascende é um livro extremamente divertido que nos entrega uma história sobre o clássico esquadrão de desajustados, que tropeçam numa grande conspiração e acabam por se tornar na única esperança da galáxia e arredores. Dizer que o livro passa muitas vibes de Guardiões da Galáxia é um eufemismo. O livro cavalga nessa onda e entrega-nos uma história dinâmica e repleta de ação, do início ao fim. Conhecem a lei de Murphy: se alguma coisa pode dar errado, dará? Bem, Aurora ascende é o exemplo cabal disso. As nossas personagens não têm um minuto de descanso, sendo atiradas de uma situação perigosa para outra ainda pior.
Hum, senhor? – diz Finian de Seel – Acho que estamos com um problema.
-Quer dizer, fora você interromper meu discurso? Porque eu estava praticando na minha cabeça por quase uma hora e ia ser incrível.
- E mal posso descrever como estou devastado sobre isso, senhor.
O afamado Esquadrão 312 é composto por Tyler - o famoso Garoto de Ouro e que sempre segue as regras -, Scarlet - a irmã de Tyler e que conquista tudo e todos com o seu charme -, Cat - a melhor amiga dos irmãos e a melhor piloto da Academia -, Finian - um extraterrestre muito versado em sarcasmo -, Zila - uma rapariga enigmática e que parece ter um amor incomum para atirar em tudo o que se mexe - e Kal - outro extraterrestre, com uma arrogância imensurável e com alguns segredos. Também não podemos esquecer de Aurora, que acaba por se juntar a este esquadrão de forma acidental. Arrancada do seu tempo, Aurora tenta entender este novo mundo no qual acordou e compreender o que lhe aconteceu enquanto estava no sono criogénico, pois ela agora parece estar possuída por um poder antigo. Juntas, estas personagens são a epítome do caos.
Apesar de me ter divertido muito a ler este livro (afinal, devorei-o em 7 dias), tenho que ressalvar que as personagens não foram muito bem exploradas. Para mim, essa questão foi muito mais evidente na personagem de Kal. Ao longo do livro é mencionada a sua luta contra o Inimigo Oculto, mas em momento algum nos é explicado o que de facto é o Inimigo Oculto e porque a personagem o teme tanto. Nem sequer é explicado se é uma entidade corpórea ou se é uma espécie de poder ou algo do género. Na mesma senda, temos o instalove entre Kal e Aurora. Quer dizer, mais da parte de Kal, pois a Aurora (e com razão) ainda não sabe como se sente em relação a isso. Pessoalmente, detesto instalove: acho que é incrivelmente irrealista. Não é um detalhe que estrague a história, contudo não particularmente fã deste tipo de relações.
O povo de minha mãe tinha um ditado: Ke’tma indayo-na be’trai. Significa…significa que você não caminha sozinho quando está no seu caminho verdadeiro. Eu serei capaz de trilhar o meu caminho se souber que você está trilhando o seu
Aurora ascende não é o livro mais original de sempre (nem de longe, nem de perto), porém os autores souberam trabalhar com todos os clichés possíveis e instigar-lhes uma nova vida, cujo resultado se traduziu num livro divertido e viciante - apesar de alguns problemas.
Nota: 3.5/5
Até à próxima!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário