Avançar para o conteúdo principal

Aurora ascende (Ciclo aurora #1) | Opinião #217

 Saudações caros leitores!

   Eu adoro séries/filmes de ficção científica, no entanto possuo uma alarmante falta de cultura nesse campo no que toca aos livros. Por isso, porque não abrir o género com um young adult que promete caos e humor sarcástico?

    Atenção, este artigo contém spoilers.

    Confere os próximos volumes destas trilogia:

Sobre os autores

   Amie Kaufman e Jay Kristoff são os autores best-seller do The New York Times da série Illuminae Files. Juntos eles medem cerca de 3,8 m e ambos vivem em Melbourne, na Austrália, com dois cônjuges pacientes, dois cachorros resgatados e um bom estoque de cafeína. Se conheceram por causa de lei tributária internacional, e permaneceram juntos pelo amor compartilhado por explodir coisas e partir corações.

Sinopse

Eles não são os heróis que gostaríamos.

São apenas os que conseguimos encontrar.

    O ano é 2380, a humanidade deixou seu ninho para se espalhar pela galáxia: não apenas a Via Láctea, mas dezenas de outras e os recém-formados cadetes da Academia Aurora estão sendo enviados em suas primeiras missões. Tyler Jones, o garoto prodígio, está pronto para recrutar o esquadrão dos sonhos, mas seu próprio heroísmo idiota faz com que ele fique com o que mais ninguém da academia quis...

Uma diplomata convencida e faixa preta em sarcasmo.

Uma cientista sociopata com fama de atirar em seus colegas de quarto.

Um gênio da tecnologia que carrega o peso da galáxia nos ombros.

Um guerreiro alienígena com sérios problemas para administrar sua raiva.

Uma piloto que, é óbvio, não sente nada por Ty, caso você esteja se perguntando.

    Todos são conhecidos como problemáticos, exceto pelo garoto prodígio. E todos precisarão trabalhar juntos se quiserem sobreviver à primeira missão.

    E esse esquadrão nem é o maior problema de Tyler ― ele se chama Aurora Jie-Lin O'Malley, uma garota que foi resgatada no meio do espaço interdimensional. Presa em um sono criogênico por dois séculos, Auri é uma garota fora de seu tempo que pode ser o estopim de uma guerra que vem se formando há milhões de anos.

    Mas a chegada dela não é uma coincidência, e sim o prenúncio de uma grande batalha vindoura. Uma que decidirá o destino de todas as espécies. E o esquadrão de desajustados de Tyler é a última esperança de toda a galáxia.

    Muito romance, busca por identidade e aceitação, assim como aprender a trabalhar em equipe, tudo com espaçonaves e no futuro!

    SEM PÂNICO.

Opinião


Isso é loucura, Tyler. É como se você unisse todos os tipos de idiotice juntos.

- Ao menos estamos sendo consistentes.



    Aurora ascende começa quando o denominado Garoto de Ouro, Tyler Jones, não consegue dormir na noite anterior ao Alistamento - momento em que se irá formar, escolher os membros para integrar o seu esquadrão e partir em missões importantes - e acaba salvando uma rapariga de uma nave prestes a ser destruída. Essa rapariga é ninguém menos que Aurora Jie-Lin O'Malley, uma humana que ficou presa numa cápsula criogénica por duzentos anos. A partir desse momento, as suas vidas nunca mais serão as mesmas.

    Aurora ascende é um livro extremamente divertido que nos entrega uma história sobre o clássico esquadrão de desajustados, que tropeçam numa grande conspiração e acabam por se tornar na única esperança da galáxia e arredores. Dizer que o livro passa muitas vibes de Guardiões da Galáxia é um eufemismo. O livro cavalga nessa onda e entrega-nos uma história dinâmica e repleta de ação, do início ao fim. Conhecem a lei de Murphy: se alguma coisa pode dar errado, dará? Bem, Aurora ascende é o exemplo cabal disso. As nossas personagens não têm um minuto de descanso, sendo atiradas de uma situação perigosa para outra ainda pior.

Hum, senhor? – diz Finian de Seel – Acho que estamos com um problema.

-Quer dizer, fora você interromper meu discurso? Porque eu estava praticando na minha cabeça por quase uma hora e ia ser incrível.

- E mal posso descrever como estou devastado sobre isso, senhor.


    O afamado Esquadrão 312 é composto por Tyler - o famoso Garoto de Ouro e que sempre segue as regras -, Scarlet - a irmã de Tyler e que conquista tudo e todos com o seu charme -, Cat - a melhor amiga dos irmãos e a melhor piloto da Academia -, Finian - um extraterrestre muito versado em sarcasmo -, Zila - uma rapariga enigmática e que parece ter um amor incomum para atirar em tudo o que se mexe - e Kal - outro extraterrestre, com uma arrogância imensurável e com alguns segredos. Também não podemos esquecer de Aurora, que acaba por se juntar a este esquadrão de forma acidental. Arrancada do seu tempo, Aurora tenta entender este novo mundo no qual acordou e compreender o que lhe aconteceu enquanto estava no sono criogénico, pois ela agora parece estar possuída por um poder antigo. Juntas, estas personagens são a epítome do caos.
Apesar de me ter divertido muito a ler este livro (afinal, devorei-o em 7 dias), tenho que ressalvar que as personagens não foram muito bem exploradas. Para mim, essa questão foi muito mais evidente na personagem de Kal. Ao longo do livro é mencionada a sua luta contra o Inimigo Oculto, mas em momento algum nos é explicado o que de facto é o Inimigo Oculto e porque a personagem o teme tanto. Nem sequer é explicado se é uma entidade corpórea ou se é uma espécie de poder ou algo do género. Na mesma senda, temos o instalove entre Kal e Aurora. Quer dizer, mais da parte de Kal, pois a Aurora (e com razão) ainda não sabe como se sente em relação a isso. Pessoalmente, detesto instalove: acho que é incrivelmente irrealista. Não é um detalhe que estrague a história, contudo não particularmente fã deste tipo de relações.

O povo de minha mãe tinha um ditado: Ke’tma indayo-na be’trai. Significa…significa que você não caminha sozinho quando está no seu caminho verdadeiro. Eu serei capaz de trilhar o meu caminho se souber que você está trilhando o seu

    Aurora ascende não é o livro mais original de sempre (nem de longe, nem de perto), porém os autores souberam trabalhar com todos os clichés possíveis e instigar-lhes uma nova vida, cujo resultado se traduziu num livro divertido e viciante - apesar de alguns problemas.

Nota: 3.5/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...