Avançar para o conteúdo principal

Akatsuki no Yona (Vol. 39) | Opinião

 Saudações, caros leitores!

    A guerra pela Província de Kin chega à sua conclusão. Porém, uma nova tempestade, vinda do Sul de Kai, ameaça engolir Kouka e os seus habitantes.

    Alerta: este artigo contém spoilers!

    Não se esqueçam de conferir os próximos volumes:

  • Akatsuki no Yona (Vol. 38)
  • Akatsuki no Yona (Vol. 40)
  • Akatsuki no Yona (Vol. 41)
  • Akatsuki no Yona (Vol. 42)
  • Akatsuki no Yona (Vol. 43)
  • Akatsuki no Yona (Vol. 44)
  • Akatsuki no Yona (Vol. 45)

Sobre a autora

    Mizuho Kusanagi nasceu em fevereiro de 1979, em Kumamoto, no Japão. Em 2003, ela publicou a sua primeira série, Yoiko Kokoroe, na revista Hana to yume - detida pelo grupo Hakusensha. É em 2009 que ela começa a publicar aquela que é a sua série de mangá mais famosa até à data, Akatsuki no Yona, e que até ao momento conta já com mais de 40 volumes.

Sinopse

    A Princesa Yona vive uma vida ideal como a única princesa do seu reino. Mimada pelo pai, o rei, e protegida pelo seu fiel guarda Hak, valoriza o tempo passado com o homem que ama, Su-won. Mas tudo muda no seu 16º aniversário, quando uma tragédia atinge a sua família!

    A batalha entre Kouka e Ko Sul de Kai intensifica-se, e Hak não tem outra escolha senão disfarçar-se de soldado do Sul de Kai! Para piorar a situação, encontra o General Ra'an, com quem já tinha cruzado espadas anteriormente. Agora, a identidade de Hak como cidadão de Kouka é exposta, e ele continua em território inimigo sem reforços!

Opinião

    A guerra pela Província de Kin chega ao seu fim, com Kouka a consolidar as suas fronteiras. Não se pode dizer que seja uma verdadeira vitória, pois não só a guerra foi uma resposta às invasões como a ameaça central (o Sul de Kai) mantém-se. Assim sendo, segue-se um breve período de pausa, fortemente pautado pela instabilidade e pela tensão de uma guerra maior que se aproxima.

    Nos dois últimos volumes (37º e 38º), Kusanagi destacou nas suas capas Hak e Yona, respetivamente. Portanto, nada mais justo que, para este volume, destacar Soo-Woon, completando assim este trio principal de personagens. Concomitantemente, a autora agarra a oportunidade para desenvolver mais um pouco dessa personagem tão enigmática. Como mencionei na resenha anterior, as ações de Soo-Woon para com Yona (até agora, a única com quem ele interagiu) pareciam de certa maneira forçadas. Pelo que Kusanagi nos mostra neste volume, tal deve-se ao seu pensamento analítico e a educação que lhe serve de base. Educado a percepcionar todos ao seu redor como peças de xadrez para ele utilizar, Soo-Woon tenta aplicar a mesma lógica a Hak e a Yona, tentando à viva força ignorar a forte amizade que os três uma vez partilharam. No entanto, os eventos recentes apenas lhe demonstram que, mesmo após terem sido descartados, Hak e Yona continuam a querer chegar a um entendimento e a um meio-termo, algo que ele não havia de todo antecipado; obrigando-o a encarar a verdade: para a personagem, Hak e Yona não são meras peças de xadrez que ele possa descartar tão facilmente, mas antes os seus únicos amigos. A meu ver, esse monólogo interior dele cimenta-o finalmente como um anti-herói.

    Enquanto Kouka reorganiza as suas tropas, o general Val chega a Kuuto - a capital do reino - com o intuito de resgatar Mei-Nyan. Com estas duas personagens, a autora explora um tipo de história de amor diferente, algo nas linhas de amantes desafortunados, para além de desenvolver o Chagol como o novo vilão do arco e do nos pôr a par da conjuntura política dentro do Império de Kai.

    Em suma, o 39º volume afigura-se como um breve respiro entre dois tufões.

⭐⭐⭐⭐⭐

5/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Carmen Sandiego - nova série de animação da Netflix

Poster oficial   Gostas das séries originais da Netflix? Então vais gostar de saber que vem aí mais uma série original do serviço de streaming.   Carmen Sandiego é a mais recente série de animação da Netflix. A série baseia-se na franchise de jogos da Broderbund, com o mesmo nome. A personagem Carmen Isabella Sandiego é bastante famosa nos Esatdos Unidos, tendo já originado 3 séries no passado. Segundo a Netflix, a série pretende focar-se mais na personagem e na sua história, mostrando as suas origens. Sinopse   Carmen Sandiego é uma mestre na arte de roubar, mas não se deixem enganar: a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com os maléficos planos da VILE.   Elenco   São escassas as informações divulgadas no que concerne ao elenco original. Sabe-se apenas que Gina Rodriguez irá dar voz à protagonista e Finn Wolfhard (ator já conhecido da Netflix, que interpreta a personagem de Mike Wheeler em Stranger Things ) irá dar voz a...

3ª temporada de Snowfall

Poster oficial   Gostas de drama? Gostas de crime? Então não percas a 3ª temporada de Snowfall ! Sobre a série   A série é da criação de John Singleton, Eric Amadio e Dave Andron. Produzida pela emissora FX, a série conta, no seu total, com 20 episódios. A 1ª temporada estreou em 2017. Sinopse   Situada em Los Angeles no ano de 1983, a série gira em torno da primeira epidemia de crack e o seu impacto na cultura da cidade , seguindo as histórias de vários personagens cujas vidas estão condenadas a cruzar-se: o traficante de drogas Franklin Saint, de 19 anos, o lutador mexicano Gustavo "El Oso" Zapata, o agente da CIA Teddy McDonald e a sobrinha de um chefe de crime mexicano, Lucia Villanueva.   Elenco   No elenco contamos com a participação de: Damson Idris como Franklin Saint Carter Hudson como Teddy McDonald Emily Rios como Lucia Villanueva Sergio Peris-Mencheta como Gustavo "El Oso" Zapata Isaiah John como Leon Simmons Amin Jos...