Avançar para o conteúdo principal

Os Guardiões dos Manuscritos Mágicos (Os Desecendentes de Merlin #1) | Opinião #10

  Olá gente! Hoje irei dar-vos a conhecer um livro que li muito recentemente: Os Descendentes de Merlin - Os guardiões dos Manuscritos Mágicos.

Imagem relacionada
Capa do livro
Sobre a autora
  Rita Vilela, nascida em 1964, é uma autora portuguesa de livros infanto-juvenis. Para além disso, é licenciada em Psicologia. É conhecida pela trilogia de fantasia e aventura As 7 cores de Oníris e pelo livro infantil, escrito em italiano, Corso di coraggio per bambini paurosi. A autora possui um site onde divulga notícias relaciondas com as suas obras - rita-vilela.blogspot.pt.

Resumo do livro
  A história começa com três irmãos a chegarem a uma aldeia do Norte para visitarem a avó. Luís, o mais velho, Rodrigo e Dália, a mais nova. Lá, eles fazem amizade com Marcelina, a filha rebelde de um casal. Mas Marcelina não é o que parece ser: a sua avó desapareceu, deixando-a ao cuidado do casal. A rapariga quer encontrar a avó, no entanto precisa de ajuda e os irmãos são os únicos que podem ajudá-la. Luís, Rodrigo e Dália decidem então ajudar a amiga, começando por vasculhar a sua antiga casa, na esperança de encontrar alguma pista sobre o paradeiro da avó.
   Acabam por encontrar um diário de couro muito velho que contém símbolos estranhos. Após decifrarem os símbolos, o grupo apercebe-se de que estão na posse de algo mais valioso - o diário da filha de Merlin, o mago - e de que Marcelina é, na verdade, uma descendente da filha da Merlin. 
  O grupo irá viver uma aventura fantástica e aprender que muitas são as lendas mas só há uma verdade.

A minha opinião
  O livro é principalmente destinado aos mais novos, mas satisfaz qualquer leitor. É cativante, cheio de mistério e a leitura é leve, lendo-se praticamente num dia. A história é narrada sob a perspetiva de Luís, o mais velho dos irmãos. Sendo as personagens principais crianças, existem vários momentos engrançados, sem nunca perder o realismo.
  Apesar de tudo, o ponto fraco do livro é o próprio final, pois quando li deu-me a sensação de que a ação é muito apressada e não é fluída. O ponto forte do livro é a sua intrepertação das lendas arturianas. Embora este primeiro livro foque-se mais no legado de Merlin e na missão dos seus filhos de preservar a História, são também apresentadas partes da história de Artur e Guinevere.
  A meu ver, o livro é interessante. O que mais gostei foi a interpretação da autora relativamente às lendas e o seu impacto no nosso país e na História Mundial.
  Nunca é demais relembrar que esta é apenas a minha opinião e que outras pessoas são capazes de ter opiniões diferentes. Não se esqueçam de deixar os vossos comentários em baixo.
  Até ao próximo post!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...