Olá gente! Hoje irei dar-vos a conhecer um livro que li muito recentemente: Os Descendentes de Merlin - Os guardiões dos Manuscritos Mágicos.
Capa do livro |
Sobre a autora
Rita Vilela, nascida em 1964, é uma autora portuguesa de livros infanto-juvenis. Para além disso, é licenciada em Psicologia. É conhecida pela trilogia de fantasia e aventura As 7 cores de Oníris e pelo livro infantil, escrito em italiano, Corso di coraggio per bambini paurosi. A autora possui um site onde divulga notícias relaciondas com as suas obras - rita-vilela.blogspot.pt.
Resumo do livro
A história começa com três irmãos a chegarem a uma aldeia do Norte para visitarem a avó. Luís, o mais velho, Rodrigo e Dália, a mais nova. Lá, eles fazem amizade com Marcelina, a filha rebelde de um casal. Mas Marcelina não é o que parece ser: a sua avó desapareceu, deixando-a ao cuidado do casal. A rapariga quer encontrar a avó, no entanto precisa de ajuda e os irmãos são os únicos que podem ajudá-la. Luís, Rodrigo e Dália decidem então ajudar a amiga, começando por vasculhar a sua antiga casa, na esperança de encontrar alguma pista sobre o paradeiro da avó.
Acabam por encontrar um diário de couro muito velho que contém símbolos estranhos. Após decifrarem os símbolos, o grupo apercebe-se de que estão na posse de algo mais valioso - o diário da filha de Merlin, o mago - e de que Marcelina é, na verdade, uma descendente da filha da Merlin.
O grupo irá viver uma aventura fantástica e aprender que muitas são as lendas mas só há uma verdade.
A minha opinião
O livro é principalmente destinado aos mais novos, mas satisfaz qualquer leitor. É cativante, cheio de mistério e a leitura é leve, lendo-se praticamente num dia. A história é narrada sob a perspetiva de Luís, o mais velho dos irmãos. Sendo as personagens principais crianças, existem vários momentos engrançados, sem nunca perder o realismo.
Apesar de tudo, o ponto fraco do livro é o próprio final, pois quando li deu-me a sensação de que a ação é muito apressada e não é fluída. O ponto forte do livro é a sua intrepertação das lendas arturianas. Embora este primeiro livro foque-se mais no legado de Merlin e na missão dos seus filhos de preservar a História, são também apresentadas partes da história de Artur e Guinevere.
A meu ver, o livro é interessante. O que mais gostei foi a interpretação da autora relativamente às lendas e o seu impacto no nosso país e na História Mundial.
Nunca é demais relembrar que esta é apenas a minha opinião e que outras pessoas são capazes de ter opiniões diferentes. Não se esqueçam de deixar os vossos comentários em baixo.
Até ao próximo post!
Comentários
Enviar um comentário