Avançar para o conteúdo principal

Como treinares o teu dragão: o mundo secreto | Opinião #29

Poster oficial
  Olá a todos! Pois é, depois de tanta espera, chega hoje a minha resenha do filme Como treinares o teu dragão: o mundo secreto!
  Só para avisar que este artigo pode ou não conter spoilers.
  'Bora lá!

Sobre o filme
  O filme é o terceiro e último da franchise Como treinares o teu dragão. Baseado nos livros homónimos de Cressida Cowell, o filme estreou a 21 de fevereiro deste ano.

Sinopse
  Agora líder de Berk junto com Astrid, Hiccup criou uma gloriosa, mas caótica, utopia de dragões. Quando uma súbita presença de uma Fúria da Luz, coincide com a maior ameaça que a sua aldeia jamais enfrentou, Hiccup e Desdentado terão de deixar o único lar que conhecem e embarcar num mundo oculto que pensavam ser um mito. À medida que os seus verdadeiros destinos são revelados, dragão e humano terão de lutar juntos, até aos confins da Terra, para proteger tudo o que têm de mais precioso.


Resenha
  • Enredo
  O filme foca-se em seguir o nosso própio caminho e aprender a deixar ir aqueles que mais amamos. O filme combina o drama com a comédia nas proporções certas. 
  • Construção do mundo
  Continuamos a explorar este mundo fantástico de vikings e dragões. Contundo, neste filme é dada mais atenção aos fúrias da noite. Lembram-se daquela confusão toda sobre a fúria da luz? Bem, ela é apenas uma fúria da noite fêmea. Honestamente, os animadores podiam tê-la feito de forma diferente.
  Descobrimos igualmente que os fúrias da noite acasalam para a vida toda e que possuem habilidades de camuflagem - eles conseguem desaparecer e depois reaparecer, como se tivessem vindo do nada. 
  Em seguida, temos o mundo secreto. Visualmente, este mundo secreto é incrível, a animação é de cortar a respiração. Senti, na sala de cinema, o mesmo que Astrid e Hiccup sentiram quando o viram pela primeira vez. Lamentavelmente, esse é o único vislumbre que temos desse mundo, algo que me desconcerta, dado até fazer parte do nome do filme.
  • Animação
  A animação nestes filmes é sempre espetacular e nunca falha em deixar-me boquiaberta. A animação deste filme está ainda mais realista e espetacular.
  • Personagens
  Este é o derradeiro capítulo da aventura de uma vida, por isso é com um misto de orgulho e de saudade que assistimos à evolução destes personagens que nos acompanharam durante tantos anos.
  Comecemos com Hiccup. Hiccup evoluiu de um adolescente desajeitado e inseguro para um adulto maturo, com responsabilidades e um bom coração. Neste filme, vemos a personagem a debater-se com os problemas do seu povo e o seu sonho de construir um mundo onde vikings e dragões possam viver em paz. Também assistimos à forma como a personagem lida com as expectativas que o seu povo tem sobre ele. Após o seu encontro com Fuligem (na versão origina é Grimmel), Hiccup percebe que nem os dragões, nem o seu povo estão a salvo, e por isso tenta de tudo para os proteger, no entanto acaba por entender que a melhor maneira de proteger aqueles que ama é deixá-los ir.
  Passemos agora para Astrid. A Astrid sempre foi daqueles que batia priemiro e fazia perguntas depois. Neste filme, a personagem não sofre grandes alterações na sua personalidade, contudo começa a ocupar mais espaço - passando de uma personagem secundária a uma personagem principal. No filme vemos a personagem a ajudar Hiccup a liderar Berk e a aconselhá-lo.
  Mudemos agora para Fuligem. Fuligem é o novo vilão. Ele é um caçador de dragões, com uma reputação que o precede. A personagem é notória por conseguir entrar na mente da sua presa e antecipar todos os seus movimentos - um pouco como Viggo. A personagem é carismática e muito bem construída.
  E agora, Desdentado. Desdentado sempre apoiou Hiccup e esteve sempre lá para ele, no entanto o dragão começa a afastar-se um pouco quando conhece a fúria da luz. É muito interessante (e fofo) assistir à sua interação com outros da sua espécie. Quando Hiccup constrói novamente a cauda que vemos em O Presente do Fúria da Noite, o dragão parte à procura da fúria da luz, acabando por encontrar igualmente o mundo secreto onde se torna o alfa. o mais interessante é que Desdentado percebe primeiro que Hiccup que é preciso trilhar o seu próprio caminho e deixá-lo ir, se quiser proteger a sua espécie.
  Em seguida temos a fúria da luz. A fúria da luz é indomável  enigmática. Primeiramente, ela não confia em ninguém, mas depois começa a abrir espaço para Desdentado e percebe que nem todos os vikings são maus.
  Por último, temos as restante personagens: Valka, Bocarra, Perna de Peixe, Eret, Escarreta, Brutesco e Brutal. Valka e Bocarra, à semelhança de Astrid, tentam ajudar Hiccup a liderar e a aconselhá-lo. Eret abandonou a sua vida de caçador, dedicando-se agora a libertar dragões que são capturados. Escarreta, Perna de Peixe, Brutesco e Brutal continuam a ser as personagens que nos fornecem  maior parte do alívio cómico.


Status: muito bom

  Gostei muito do filme e adorei-o, no entanto sinto que podia ter sido mais trabalhado em certos aspestos. Apesar disso, vale a pena assistir.
  Nunca é demais relembrar que esta é apenas a minha opinião e que não deve ser entedida como uma verdade absoluta.
  Até à próxima!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok