Avançar para o conteúdo principal

Moana | Opinião #28

Poster oficial
  Olá a todos! Hoje trago mais uma resenha, desta vez sobre o filme da Disney Moana.

Sobre o filme
  Moana estreou a 23 de novembro de 2016, tendo sido dirigido por Ron Clements e John Musker. O filme baseia-se nas lendas e mitologia polinésia, arrecadando dois Óscares - o de Melhor Filme de Animação e o de Melhor Canção Original (How far I'll go). 
  No seu elenco participaram Auli'i Cravalho, Louise Bush, Dwayne Johnson, Rachel House, Temuera Morrison, Jemaine Clement, Nicole Scherzinger, Alan Tudyk, Oscar Kightley, Troy Polamalu e Puanani Cravalho.

Sinopse
  O filme conta a história de Moana, a filha de um chefe de uma aldeia polinésia, que é escolhida pelo próprio oceano para reunir uma relíquia mística com uma deusa. Quando uma praga atinge sua ilha, Moana sai da sua ilha em busca de Maui, um semideus lendário, na esperança de devolver o coração de Te Fiti e salvar o seu povo. 

    
Resenha
  Antes de começar esta resenha quero deixar bem claro duas coisas: este artigo pode conter spoilers e que na versão portuguesa o nome do filme é Vaiana, no entanto eu prefiro a versão original, Moana. 
  Sem mais demoras vamos para a resenha! 
  • Enredo
  O enredo é bastante interessante, pois navega no conturbado mundo da mitologia. Contudo peca, em muitos momentos, por causa daquilo a que eu gosto de chamar "clichés da Disney", ou seja, as canções - parece que a cada 5 minutos há uma canção, que por vezes só está lá por estar (para mim isso é muito irritante). 
  De resto, o filme foca-se na jornada de auto-descobrimento da protagonista, enquanto salva o mundo e a sua casa da fúria dos deuses.
  • Construção do mundo
  Neste tópico há pouco para falar. O mundo em Moana resume-se ao vasto oceano e às ilhas que existem por aí. No entanto, o único lugar digno de nota é o Reino dos Monstros.
  No Reino dos Monstros habitam as mais diversas e exóticas criaturas. Apesar de ser dispendido pouco tempo do filme neste lugar, chamou-me logo à atenção pela extravagãncia e penso que seria um lugar interessante de explorar.
  Devo confessar que o que mais me custou a engolir foi o facto de a água ter uma consciência própria enquanto divindade mágica, mas compreendo que tal faça parte do folclore polinésio.
Moana (Auli'i Cravalho)
  • Personagens
  A protagonista desta aventura é Moana de Montunui. Ela é a filha do chefe e por isso são criadas grandes expectativas. É teimosa, determinada, compassiva e sonhadora. O mais interessante em Moana é a sua luta interna sobre o que deve fazer - seguir os seus sonhos ou conformar-se com as expectativas criadas sobre si (uma questão com a qual todos nós nos debatemos).
Maui (Dwayne Johnson)
  Em seguida, temos Maui. Maui é um semideus que consegue mudar de forma graças ao seu anzol mágico. Maui é arrogante, convencido e vaidoso. Vê-se muito pouco da evolução da personagem, facto que me deixou desapontada, pois a personagem tinha grande potencial para ser mais desenvolvida.
Status: medíocre
  Honestamente, já vi filmes da Disney bem melhores que este.
  Convém relembrar que esta é apenas a minha opinião e que não deve ser entendida como uma verdade absoluta.
  Até à próxima!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok