Avançar para o conteúdo principal

Percy Jackson e a maldição do titã (Percy Jackson e os Olimpianos #3) | Opinião #79

 Olá a todos!

    Sim, estou de volta com a Maratona Riordanverso, desta vez para o terceiro livro da saga Percy Jackson, A maldição de titã (de longe o meu favorito em toda a saga).

    Convido-vos também a conhecerem os restantes livros que compõem esta saga:

Sobre o autor

    Rick Riordan é o autor best-seller nº 1 do New York Times de mais de vinte romances para jovens leitores, incluindo a série Percy Jackson, as Crônicas dos Kane, a série Magnus Chase e os Desafios de Apolo. Ele também é o autor da premiada série de mistério Tres Navarre para adultos.

    Por quinze anos, Rick ensinou inglês e história em escolas de ensino médio públicas e privadas na área da baía de São Francisco e no Texas. Enquanto ensinava em San Antonio, o Saint Mary's Hall o homenageou com o primeiro Master Teacher Award da escola. Enquanto ensinava em tempo integral, Riordan começou a escrever romances de mistério para adultos. Sua série Tres Navarre passou a ganhar os três principais prêmios nacionais no gênero mistério – o Edgar, o Anthony e o Shamus. Riordan virou-se para a ficção infantil quando começou O Ladrão de Raios como uma história de ninar para seu filho mais velho. 

    Hoje, mais de cem milhões de cópias de seus livros são impressas apenas nos Estados Unidos, e os direitos foram vendidos em mais de 37 países. Rick Riordan agora escreve em tempo integral. Ele mora em Boston com sua esposa e dois filhos.

Sinopse

    Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.

Opinião

    Ah, Percy Jackson e a Maldição do Titã - quando eu pensei que já tinha ultrapassado a dor, ela volta mais forte que nunca.

    Ora bem, por onde começar?

    Se "O Mar de Monstros" já nos dá uma ideia de como a narrativa vai ser daqui para a frente, "A Maldição do Titã" deixa isso bem claro. O livro realmente marca uma viragem na saga. O tom narrativo é muito mais sério (o que é um bocado óbvio já que Percy cresce a cada ano), mas ainda assim mantém a essência de Percy - o seu sarcasmo, as suas piadas e as coisas estúpidas que só acontecem a ele. Honestamente, já me tinha esquecido o quanto o livro inteiro é uma viagem emocional. Neste livro é palpável o amadurecimento das personagens e pela primeira vez começamo-nos realmente a preocupar sobre o que é esta grande profecia que envolve um filho dos Três Grandes.
Mais uma vez, o ritmo narrativo é um pouco mais lento, no entanto Rick Riordan entrega-nos cenas de ação incríveis. A meu ver, o facto de a narrativa ser-nos entregue de uma forma mais ou menos lenta é uma grande vantagem, pois faz com que os leitores percebem que a maré está a mudar e que daqui para frente as coisas vão ficar sérias (afinal, temos uma guerra à porta).

    Reler "Percy Jackson e os Olimpianos" tem estado a ser uma experiência incrível - tem-me permitido reparar em mais detalhes que perdi da primeira vez porque: um, eu não sabia como é que a história se iria desenrolar; dois, eu li estes livros muito depressa (acho que posso até dizer que os devorei completamente). Agora que os estou a reler com mais calma - e moderação - posso afirmar que estava a ser injusta quando avaliei "A Maldição do Titã" em 4 estrelas. "A Maldição do Titã" merece 5 estrelas, sem contestar. É emocionante, dramático, com ação aqui e ali, e o mais importante de tudo, conseguiu partir-me o coração uma segunda vez. Por isso, sim, merece 5 estrelas da minha parte.

Nota: 5/5

Até à próxima e boas leituras!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...