Olá a todos!
Sim, estou de volta com a Maratona Riordanverso, desta vez para o terceiro livro da saga Percy Jackson, A maldição de titã (de longe o meu favorito em toda a saga).
Convido-vos também a conhecerem os restantes livros que compõem esta saga:
- Percy Jackson e o ladrão de raios (Percy Jackson e os Olimpianos #1)
- Percy Jackson e o mar de mosntros (Percy Jackson e os Olimpianos #2)
- Percy Jackson e a batalha do labirinto (Percy Jackson e os Olimpianos #4)
- Percy Jackson e o último olimpiano (Percy Jackson e os Olimpianos #5)
Sobre o autor
Rick Riordan é o autor best-seller nº 1 do New York Times de mais de vinte romances para jovens leitores, incluindo a série Percy Jackson, as Crônicas dos Kane, a série Magnus Chase e os Desafios de Apolo. Ele também é o autor da premiada série de mistério Tres Navarre para adultos.
Por quinze anos, Rick ensinou inglês e história em escolas de ensino médio públicas e privadas na área da baía de São Francisco e no Texas. Enquanto ensinava em San Antonio, o Saint Mary's Hall o homenageou com o primeiro Master Teacher Award da escola. Enquanto ensinava em tempo integral, Riordan começou a escrever romances de mistério para adultos. Sua série Tres Navarre passou a ganhar os três principais prêmios nacionais no gênero mistério – o Edgar, o Anthony e o Shamus. Riordan virou-se para a ficção infantil quando começou O Ladrão de Raios como uma história de ninar para seu filho mais velho.
Hoje, mais de cem milhões de cópias de seus livros são impressas apenas nos Estados Unidos, e os direitos foram vendidos em mais de 37 países. Rick Riordan agora escreve em tempo integral. Ele mora em Boston com sua esposa e dois filhos.
Sinopse
Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado – um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo –, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava.
Opinião
Ah, Percy Jackson e a Maldição do Titã - quando eu pensei que já tinha ultrapassado a dor, ela volta mais forte que nunca.
Ora bem, por onde começar?
Se "O Mar de Monstros" já nos dá uma ideia de como a narrativa vai ser daqui para a frente, "A Maldição do Titã" deixa isso bem claro. O livro realmente marca uma viragem na saga. O tom narrativo é muito mais sério (o que é um bocado óbvio já que Percy cresce a cada ano), mas ainda assim mantém a essência de Percy - o seu sarcasmo, as suas piadas e as coisas estúpidas que só acontecem a ele. Honestamente, já me tinha esquecido o quanto o livro inteiro é uma viagem emocional. Neste livro é palpável o amadurecimento das personagens e pela primeira vez começamo-nos realmente a preocupar sobre o que é esta grande profecia que envolve um filho dos Três Grandes.
Mais uma vez, o ritmo narrativo é um pouco mais lento, no entanto Rick Riordan entrega-nos cenas de ação incríveis. A meu ver, o facto de a narrativa ser-nos entregue de uma forma mais ou menos lenta é uma grande vantagem, pois faz com que os leitores percebem que a maré está a mudar e que daqui para frente as coisas vão ficar sérias (afinal, temos uma guerra à porta).
Reler "Percy Jackson e os Olimpianos" tem estado a ser uma experiência incrível - tem-me permitido reparar em mais detalhes que perdi da primeira vez porque: um, eu não sabia como é que a história se iria desenrolar; dois, eu li estes livros muito depressa (acho que posso até dizer que os devorei completamente). Agora que os estou a reler com mais calma - e moderação - posso afirmar que estava a ser injusta quando avaliei "A Maldição do Titã" em 4 estrelas. "A Maldição do Titã" merece 5 estrelas, sem contestar. É emocionante, dramático, com ação aqui e ali, e o mais importante de tudo, conseguiu partir-me o coração uma segunda vez. Por isso, sim, merece 5 estrelas da minha parte.
Nota: 5/5
Até à próxima e boas leituras!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário