Olá a todos!
Hoje trago-vos a resenha do 2º livro da trilogia distópica de Rick Yancey, O mar infinito. Tenho alguns problemas com este livro, mas já iremos lá.
Desafia-vos a darem uma espreitadela nas outras resenhas:
Sobre o autor
Ricky Yancey nasceu em 1962, em Miami. Os seus livros foram já publicados em mais de vinte línguas e ganharam inúmeros prémios. A 5.ª Vaga, o primeiro volume da trilogia lançada em 2013, recebeu o Red House Children’s Book Award, foi finalista dos Goodreads Choice Awards, na categoria de Fantasia e Ficção Científica, e também dos Children’s Choice Book Awards na mesma categoria. A adaptação cinematográfica conta com Chloë Grace Moretz como protagonista. A trilogia encontra-se publicada em 25 países.
Sinopse
COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES.
Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.
Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.
Opinião
Tantos sentimentos conflituantes sobre este livro.
Ok, primeiro o ritmo da narração é muito lento, mas, em contrapartida, a prosa é de certa forma um tanto poética. Pessoalmente, gostei muito de Especialista ter tido um grande desenvolvimento neste livro. Também gostei de ver o único desenvolvimento de Pão de Ló. Contudo, senti que este livro era só sobre Especialista e os resto das personagens foi deixado para trás. Aliás, acho mesmo que as restantes personagens - que não Cassie e Evan Walker - foram efetivamente esquecidos, sem qualquer relevância para a trama, apenas ali porque sim.
Segundo a questão toda do "mar infinito". Acabei o livro mais baralhada que nunca. Eu percebi que havia ali uma questão qualquer com este tal "mar infinito" (aliás, é o título por alguma razão...ou talvez nem sequer tenha nada de especial e o autor decidiu que era um título interessante para o livro), mas a mesma nunca parece ser explicada. Se ela chegou a ser explicada, então por favor alguém que me diga porque eu não percebi.
Terceiro, qual é exatamente o plano dos alienígenas? Bem, eu sei que Especialista chegou à resposta, mas a verdade é que eu também não percebi nada do plano - às tantas sou burra demais para compreender um plano tão avançado (estou a ser sarcástica). Simplesmente, uma confusão tremenda.
Estou tentada a avaliar o livro em 3 estrelas só por causa do grande desenvolvimento de Especialista (que se tornou na melhor personagem do livro inteiro, só estou a dizer), mas por outro lado tenho que reconhecer que o livro foi muito difícil de ler e que perdi o interesse nele mais do que uma vez. Assim sendo, acho que tenho que ser justa e avaliá-lo em 2 estrelas por tudo o que disse antes.
Nota: 2/5
Até à próxima e boas leituras!
Comentários
Enviar um comentário