Avançar para o conteúdo principal

O mar infinito (A 5ª vaga #2) | Opinião #78

 Olá a todos!

    Hoje trago-vos a resenha do 2º livro da trilogia distópica de Rick Yancey, O mar infinito. Tenho alguns problemas com este livro, mas já iremos lá.

    Desafia-vos a darem uma espreitadela nas outras resenhas:

Sobre o autor

    Ricky Yancey nasceu em 1962, em Miami. Os seus livros foram já publicados em mais de vinte línguas e ganharam inúmeros prémios. A 5.ª Vaga, o primeiro volume da trilogia lançada em 2013, recebeu o Red House Children’s Book Award, foi finalista dos Goodreads Choice Awards, na categoria de Fantasia e Ficção Científica, e também dos Children’s Choice Book Awards na mesma categoria. A adaptação cinematográfica conta com Chloë Grace Moretz como protagonista. A trilogia encontra-se publicada em 25 países.

Sinopse

    COMO LIVRAR A TERRA DE 7 BILHÕES DE HUMANOS? TIRE A HUMANIDADE DELES.

    Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível – ele é inevitável.

    Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.

Opinião

    Tantos sentimentos conflituantes sobre este livro.

    Ok, primeiro o ritmo da narração é muito lento, mas, em contrapartida, a prosa é de certa forma um tanto poética. Pessoalmente, gostei muito de Especialista ter tido um grande desenvolvimento neste livro. Também gostei de ver o único desenvolvimento de Pão de Ló. Contudo, senti que este livro era só sobre Especialista e os resto das personagens foi deixado para trás. Aliás, acho mesmo que as restantes personagens - que não Cassie e Evan Walker - foram efetivamente esquecidos, sem qualquer relevância para a trama, apenas ali porque sim.

    Segundo a questão toda do "mar infinito". Acabei o livro mais baralhada que nunca. Eu percebi que havia ali uma questão qualquer com este tal "mar infinito" (aliás, é o título por alguma razão...ou talvez nem sequer tenha nada de especial e o autor decidiu que era um título interessante para o livro), mas a mesma nunca parece ser explicada. Se ela chegou a ser explicada, então por favor alguém que me diga porque eu não percebi.

    Terceiro, qual é exatamente o plano dos alienígenas? Bem, eu sei que Especialista chegou à resposta, mas a verdade é que eu também não percebi nada do plano - às tantas sou burra demais para compreender um plano tão avançado (estou a ser sarcástica). Simplesmente, uma confusão tremenda.

    Estou tentada a avaliar o livro em 3 estrelas só por causa do grande desenvolvimento de Especialista (que se tornou na melhor personagem do livro inteiro, só estou a dizer), mas por outro lado tenho que reconhecer que o livro foi muito difícil de ler e que perdi o interesse nele mais do que uma vez. Assim sendo, acho que tenho que ser justa e avaliá-lo em 2 estrelas por tudo o que disse antes.

Nota: 2/5

Até à próxima e boas leituras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...