Olá a todos!
Bem, cá estamos para falar sobre o terceiro e último livro da trilogia distópica, A 5ª vaga. Só posso dizer que dou graças pelo meu tormento com este livro ter finalmente acabado.
Podem sempre conferir as outras resenhas:
Sobre o autor
Ricky Yancey nasceu em 1962, em Miami. Os seus livros foram já publicados em mais de vinte línguas e ganharam inúmeros prémios. A 5.ª Vaga, o primeiro volume da trilogia lançada em 2013, recebeu o Red House Children’s Book Award, foi finalista dos Goodreads Choice Awards, na categoria de Fantasia e Ficção Científica, e também dos Children’s Choice Book Awards na mesma categoria. A adaptação cinematográfica conta com Chloë Grace Moretz como protagonista. A trilogia encontra-se publicada em 25 países.
Sinopse
O inimigo já não é o mesmo. O inimigo somos nós. Eles estão entre nós, eles estão sobre nós, eles não estão em lado nenhum. Querem a Terra, mas querem que seja nossa. Vieram para nos dizimar, mas querem salvar-nos.
Porém, sob estes enigmas esconde-se uma verdade: Cassie foi traída. E também o foram. Ringer. Zombie. Nugget. E todos os sete mil milhões e meio de pessoas que viviam no nosso planeta. Primeiro traídos pelos Outros e depois por nós próprios.
Nestes últimos dias, os sobreviventes terão de decidir o que é mais importante: salvar-se… ou salvar o que nos torna humanos.
Opinião
Bem, este livro foi uma total deceção. Até poderia dizer que foi uma perda de tempo, mas eu já sabia que provavelmente não ia ser tão bom assim. Eu achei graça ao primeiro livro da trilogia: tinha um conceito interessante e foi engraçado - nada por aí além é certo. O segundo livro achei esquisito, estranho e acabei por não entender nada. ás tantas, não li o livro com atenção. Mas agora, este último detestei completamente.
As personagens são cada vez mais estúpidas, agindo como se fossem todos à prova de bala (bem, pelo menos a Especialista é). A Cassie, que supostamente é a personagem principal, passa o livro inteiro obcecada com o seu nariz que ficou torto. Miúda não devias preocupar-te mais com a tua própria sobrevivência? É só uma ideia.
O Ben/Zumbi passa o tempo todo preocupado com a Especialista/Marika e com a irmã morta e comoa vida é um ciclo. Talvez se ele se preocupasse mais em realmente liderar o seu esquadrão, possivelmente eles não teriam morrido todos.
A Especialista/Marika só fica obcecada em vingar-se do Vosch e em constantemente avaliar o risco de tudo. Mas até aí nada de novo. Nem mesmo os questionamentos sobre a sua humanidade chegam a ter alguma importância.
Neste livro, as personagens só morrem e da forma mais estúpida.
Continuo sem perceber qual é exatamente o plano dos alienígenas, mas, aparentemente, a malta só precisa do amor para os derrotar. E uma bomba.
No seu geral, achei o livro estúpido e entediante.
Nota: 1/5
Até à próxima e boas leituras!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário