Então, hoje trago-vos a resenha de um livro que comprei muito recentemente. Já andava de olho neste livro há algum tempo e a capa da edição portuguesa é lindíssima (ao lado). No entanto, Coração Negro não foi uma leitura fácil - já verão o porquê.
Sobre a autora
Leitora ávida de literatura fantástica desde os seis anos de idade, quando leu pela primeira vez O Senhor dos Anéis, Naomi Novik também é uma aficionada por história com um interesse particular na era napoleônica e uma predileção pela obra de Patrick O'Brian e Jane Austen. Ela estudou literatura inglesa na Brown University e fez pós-graduação em ciência da computação na Columbia University antes de sair para participar do design e desenvolvimento do jogo de computador Neverwinter Nights: Shadow of Undrentide. Ao longo de uma breve estada de inverno passada trabalhando no jogo em Edmonton, Canadá (acompanhada por um casaco verdadeiramente alarmante que agora vive remoendo as profundezas de seu armário), ela percebeu que preferia escrever a programar e, ao retornar a Nova York , decidiu tentar romances.
Naomi mora em Nova York com o marido e seis computadores.
Sinopse
Agnieszka ama sua casa no vale, sua vila tranquila, as florestas e o rio brilhante e brilhante. Mas a floresta corrompida está na fronteira, cheia de poder malévolo, e sua sombra paira sobre sua vida.
Seu povo conta com o mago frio e motivado conhecido apenas como o Dragão para manter seus poderes sob controle. Mas ele exige um preço terrível por sua ajuda: uma jovem entregue para servi-lo por dez anos, um destino quase tão terrível quanto cair na Floresta.
A próxima escolha está se aproximando rapidamente e Agnieszka está com medo. Ela sabe - todo mundo sabe - que o Dragão levará Kasia: a bela, graciosa e corajosa Kasia, todas as coisas que Agnieszka não é, e sua amiga mais querida do mundo. E não há como salvá-la.
Mas Agnieszka teme as coisas erradas. Pois quando o Dragão vier, não será Kasia que ele escolherá.
Opinião
Bom, tenho que ser honesta: este livro foi uma leitura estranha. Num primeiro momento, o livro parece querer contar uma história ao estilo da Bela e do Monstro. Isto até descobrirmos que a nossa protagonista afinal tem poderes mágicos (olha que surpresa, ninguém ainda se tinha lembrado disso). Após essa descoberta, as coisas parecem encaminhar-se para uma qualquer conclusão que eu não conseguia perceber muito bem.
Coração Negro é um livro estranho, que nos leva numa viagem sem sabermos muito bem por onde é que estamos a ir. A escrita é um pouco floreada, descrevendo vividamente os cenários. Quanto às personagens...achei-as um pouco vazias. Eu não consegui importar-me com nenhuma delas. A única coisa que achei interessante no livro foi o Bosque e todo mistério por detrás disso. De resto, achei tudo mediano.
Coração Negro não é um dos piores livros que já li, mas penso que lhe falta uma certa coesão, já que a maior parte do tempo eu não percebia o que é que estava a acontecer. Certamente, não é um livro que eu recomende, mas se por alguma razão a minha opinião despertou algum interesse pelo livro, força nisso.
Nota: 2.5/5
Até à próxima e boas leituras!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário