Avançar para o conteúdo principal

Um céu além da tempestade (Uma chama entre as cinzas #4) | Opinião #113

 Olá a todos!

    Sim, é com grande tristeza que vos trago a resenha de Um céu além da tempestade, o último livro de uma saga épica - apesar dos seus altos e baixos.

    Convido-vos a darem uma olhadela às resenhas anteriores:

Atenção: esta resenha pode conter SPOILERS!

Sobre a autora

    Sabaa Tahir cresceu no deserto de Mojave, na Califórnia. Devorava romances fantásticos, os livros de banda-desenhada do irmão e tocava guitarra. Começou a escrever Uma chama entre as cinzas enquanto trabalhava à noite na redação de um jornal. Atualmente vive em São Francisco com a família. Uma chama entre as cinzas integrou as listas de bestsellers do New York Times e USA Today, encontra-se vendido para 30 países e os direitos cinematográficos foram adquiridos pela Paramount.

Sinopse

    Em Um céu além da tempestade, após ficarem mil anos aprisionados, os djinns partem para o ataque, dizimando vilarejos e cidades. Mas, para o Portador da Noite, a vingança contra os humanos é apenas o começo. Ao seu lado, Keris Veturia se declara imperatriz e ameaça de morte todos aqueles que a desafiarem. No topo da lista estão a Águia de Sangue e o que resta de sua família. Laia de Serra, agora aliada da Águia de Sangue, luta para se recuperar da perda das duas pessoas mais importantes de sua vida. Determinada a impedir o apocalipse que se aproxima, ela se lança à destruição do Portador da Noite. No processo, desperta um poder ancestral que pode levá-la à vitória – ou a uma tragédia inimaginável. E, nas profundezas do Lugar de Espera, o Apanhador de Almas busca apenas esquecer a vida – e o amor – que deixou para trás. No entanto, fazer isso significa ignorar a trilha de assassinatos deixada pelo Portador da Noite e seus djinns. Para manter seu juramento e proteger o mundo humano do sobrenatural, o Apanhador de Almas deve olhar para além das fronteiras de sua terra. E assumir uma missão que pode salvar – ou destruir – tudo o que ele conhece.

Opinião

    É difícil dizer adeus a uma tetralogia que, apesar dos seus altos e baixos, conseguiu cativar-me desde as primeiras páginas. Mas todas as jornadas precisam de ter um fim - para que outras (ainda mais desafiantes) possam ter início.

O mundo não está cheio só de coisas ruins, sabiam?

    No livro anterior, queixei-me de que não existia um fio condutor na narrativa e por isso a história perdia-se um pouco, bem como as personagens. Bom, desta vez voltámos a ter um fio condutor: o Emissário das Trevas. Deu mesmo para ver as diferenças. A história fluía mais naturalmente, as personagens tinham um objetivo claro, etc. E aquele final...quebrou-me emocionalmente. Sabaa Tahir voltou a demonstrar que consegue brincar com as nossas emoções e com as das personagens.

    Eu poderia falar das personagens uma a uma, mas a verdade é que neste livro todas as histórias entrecruzam-se umas com as outras. Não dá para falar em pormenor sobre cada personagem. Para além disso, acho que isso só vos iria estragar a viagem. Elias, Laia e Helene tiveram vidas marcadas pela tragédia, a violência, o medo e o ódio. No final, eles superaram todas as dificuldades que a vida lhes impôs e encontraram os seus caminhos e a sua própria felicidade.

    Quanto às personagens secundárias, estas já tiveram mais presença na história, oferecendo a Laia, Elias e Helene conselhos preciosíssimos. O Emissário das Trevas também foi um vilão interessante, demonstrando que o perdão, apesar de difícil de conceder, pode ser libertador.

O amor poder ser mais poderoso na batalha que o planejamento ou a estratégia. O amor nos mantém lutando. O amor nos faz sobreviver.

Nota: 4/5

    Em suma, Um céu além da tempestade é a conclusão épica de uma tetralogia que nos relembra que a Humanidade é capaz de coisas más e de coisas boas.

    Até à próxima e boas Leituras!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...