Olá otakus! Pois é, estou de volta com a resenha de My hero academia, um anime que me apanhou de surpresa.
Atenção: vai ter SPOILERS!
Resenha
- Enredo
Nesta temporada temos dois arcos: o festival de desporto da U.A. e o arco do assassino de heróis Stain. Ambos os arcos são deveras ineteressantes, pois desenvolvem não só as personagens secundárias, como também levantam questões pertinentes sobre relações familiares e os atributos de um verdadeiro herói.
- Construção do mundo
Nesta temporada aprofunda-se bastante como funcionam as singularidades e as suas limitações. Vai sendo reiterado que todas as singularidades possuem as suas limitações, passando pela forma como estas são usadas e pelo máximo que o corpo do usuário aguenta.
É igualmente explicada a origem do One For All. Aparentemente, o One For All é uma espécie de combinação de va´rias singularidades, tendo sido, como já sabemos, passado de geração e, geração.
- Personagens
Izuku "Deku" Midoriya
Deku passou por uma grande transformação desde que recebeu o One For All e entrou na U.A. High. Agora já começa a ter mais autoestima e a abrir-se mais com as pessoas ao seu redor. Contudo, possui o tique de murmurar, o que assusta um pouco os outros.
Shoto Todoroki
Shoto é aquela personagem calada e super badass. No entanto, é nesta temporada que a personagem é realmente explorada. Shoto é filho de Endeavor (atual nº2), tendo sido treinado pelo seu pai para superá-lo e destronar All Might. Shoto é tratado pelo seu pai como uma arma e não como uma pessoa, batendo nele e também na sua mãe. Por isso, não é de admirar que a personagem tenha crescido a odiar o pai.
A personagem é extremamente complexa e até com sentimentos contraditórios, cegado pelo seu ódio e desejo de vingança. É após a sua luta com Deku no festival que Shoto começa a reconciliar-se com a sua mãe e a aceitar-se tal como é.
Ochaco Uraraka
Ochaco Uraraka
Ok, agora é a vez de Ochaco Uraraka. Uraraka é aquela rapariga estereótipo dos animes: doce, gentil, querida e fofa. Só que não! Uraraka é também muito forte, sendo capaz de enfrentar Bakugou e fazê-lo suar. Ochaco vem de uma família pobre e por isso procura sempre formas de poupar dinheiro. O seu objetivo é tornar-se numa heroína profissional e assim ajudar os seus pais.
Nesta temporada é-nos o outro lado de Uraraka - o seu lado destemido e determinado. É muito bom ver a sua evolução ao longo da temporada, especialmente no que concerne às suas habilidades de combate.
Não há uma rutura total com os estereótipos, mas, pelo menos, é um bom começo.
Stain
Stain é o assassino de heróis e um dos melhores vilões em My Hero Academia, na minha opinião. O que verdadeiramente destaca Stain é a sua ideologia. Para a personagem, a sociedade está saturada de heróis, impondo-se a necessidade de distinguir os verdadeiros heróis dos falsos. Segundo Stain, os verdadeiros heróis preocupam-se com as pessoas ao seu redor sem sequer pensarem em si mesmos ou em dinheiro.
Numa sociedade saturada de heróis é perfeitamente legítimo que questões como esta surjam, no entanto o grande problema de Stain não é tanto a ideologia que defende, mas antes os métodos que utiliza. Se aos olhos da personagem, um herói é falso, ele mata-o. Este método é extremo e a razão porque todos o temem.
A meu ver, a personagem é carismática e levanta questões verdadeiramente pertinentes para o mundo de MHA.
Shigaraki Tomura
Shigaraki Tomura, a personagem que usa mãos pelo corpo todo. Shigaraki é mais uma criança mimada do que um verdadeiro vilão. Tal como Deku está a aprender a tornar-se num herói, Shigaraki está a aprender a tornar-se num vilão. Durante a temporada inteira, Shigaraki não parece possuir algum objetivo ou ideologia concreta. Isto até ter uma conversinha com Midoriya. É nesse momento que Shigaraki cresce como personagem, ganhando um objetivo concreto: destruir All Might e a sociedade de heróis.
É interessante ver a semelhança entre Shigaraki e Midoriya - duas personagens em jornadas de aprendizagem, ainda que estas sejam opostas.
All For One
All For One é o verdadeiro cérebro por detrás da Liga dos Vilões. A personagem fez uma fugaz aparição no anime, não permitindo recolher muita informação sobre a mesma. Mas através da conversa que All Might tem com Midoriya, sabemos que All For One é a origem de todo o mal e que aparentemente este é imortal.
A personagem parece ser mais um daqueles vilões super-genéricos, mas estou curiosa em como irá representar uma ameaça no futuro.
A temporada foi arrebatadora. Existe um grande desenvolvimento de personagens que antes eram secundárias e agora passam a ter mais tempo de tela. Amei!
Até à próxima!
Comentários
Enviar um comentário