Avançar para o conteúdo principal

The Dragon Prince (T1) | Opinião #21

Poster oficial
  Olá Xadianos! Hoje irei dar a minha opinião sobre a 1ª temporada! Por isso, se vocês ainda não foram ver esta série, este artigo pode conter spoilers.
  Caso desconheçam, hoje todos os episódios da 2ª temporada da série serão lançados na Netflix. Então vamos começar!

Resenha
  • Enredo 
  A série começa por dar uma pequena contextualização dos eventos que precedem o tempo atual de The Dragon Prince (TDP): há muitos anos atrás, um mago humano descobriu um novo tipo de magia que suga a energia dos seres vivos; tal descoberta motivou os elfos e dragões a expulsarem todos os humanos e a dividirem o continente de Xadia em dois - a Ocidente ficariam os reinos humanos e a Oriente ficariam as terras mágicas de Xadia -, essa decisão originou depois uma inimizade entre humanos, dragões e elfos, atingindo o seu auge quando os humanos matam o rei dos Dragões (Trovão) - que tinha como dever proteger a fronteira - e destroem o seu único ovo, o Príncipe Dragão. Agora, os dois lados estão à beira de uma guerra.
O ovo do Príncipe Dragão
  É precisamente durante um ataque furtivo, com o objetivo de vingar as mortes do Rei e do Príncipe dos Dragões,que os três protagonistas se conhecem e descobrem que afinal o ovo do Príncipe Dragão não foi destruído. Os protagonistas decidem pôr de lado as suas diferenças e juntar-se para devolver o ovo à sua mãe, a Rainha dos Dragões, e trazer a paz a Xadia.
  O enredo é simples, cativante, deixando espaço para o crescimento das personagens e a exploração deste mundo fantástico. Existe também um grande balanço entre a comédia e o drama.
  • Construção do mundo
  Portanto, como já referi, no início do 1º episódio é feita uma pequena contextualização para que o espetador entenda algumas questões centrais. É nessa contextualização que nos é dado a conhecer, para além do enredo, o sistema mágico e os seres vivos que habitam o continente.
  Primeiramente, a questão da magia. Existem 6 fontes primárias: o Sol, a Lua, as Estrelas, o Oceano, a Terra e o Céu. Para utilizar este tipo de magia, o mago precisa de estar em contacto direto com a fonte ou então possuir uma pedra primária. Basicamente, a pedra primária contém uma das 6 fontes primárias o que permite ao mago estar sempre em contacto direto com a fonte, mesmo quando esta não esteja por perto. No entanto, as pedra primárias são muito raras e é preciso muito treino para as dominar.
Magia negra
  Tal como já foi dito, há muito tempo atrás um mago humano descobriu um novo tipo de magia - a magia negra. Ora, a magia negra consiste na extração do poder que as próprias criaturas possuem - em muitos casos até as matar -, sendo que os seus usuários ficam com os olhos completamente pretos.
  No decorrer da série, é melhor explicado como a magia funciona: aparentemente, um mago necessita conhecer a língua dos dragões e desenhar runas para lançar feitiços.
Callum desenha uma runa para lançar um feitiço
  A magia é um componente muito interessante deste mundo, no entanto não é muito explorado nesta primeira temporada.
  De seguida, descobrimos quais são os seres vivos que habitam o continente de Xadia. Nesta temporada, conhecemos somente três tipos de seres vivos: os humanos, os elfos e os dragões. Os humanos, após terem sido expulsos e afastados dos restante seres vivos, criaram cinco reinos diferentes. Contudo apenas conhecemos Katolis. Já os elfos, sabemos que existem 6 raças de elfos, correspondendo cada uma a uma fonte primária, no entanto só nos são apresentados os Elfos das Sombras - cuja fonte primária é a Lua.

As 6 raças de elfos
  Os Elfos das Sombras aparentam ter uma cor de pele lilás, cabelos brancos e usam roupas verdes. Esta raça em particular é bastante conhecida por serem notórios assassinos, não temerem a morte ou mostrarem medo algum. Dado a sua fonte primária ser a Lua, quando há noites de lua cheia estes tornam-se praticamente invisíveis. Já para o final da temporada, é mencionada de passagem uma outra raça de elfos: os Elfos do Sol, sendo dito que eles conseguem forjar lâminas que cortam tudo. Um aspeto muito curioso sobre os elfos é a forma como este são representados na série, tendo as clássicas orelhas pontiagudas, chifres e quatro dedos em cada mão.
Elfos das Sombras
  Quanto aos dragões (que são o elemento principal da série), são apenas mostrados dois dragões: o Rei dos Dragões - a quem os humanos chamaram de Trovão - e Azymodias, o Príncipe Dragão - que choca no último episódio. A acrescentar a estes dois, é constantemente mencionada a Rainha dos Dragões, contudo nunca chega a ser descrita. É tirada ainda a conclusão que, à semelhança dos elfos, os dragões dividem-se em várias raças, uma vez que Rayla diz que os Dragões da Tempestade só põem um ovo a cada mil anos.
  No decurso da série, vemos também outras criaturas mágicas mas nunca é especificado nada sobre elas.  

Trovão, o Rei dos Dragões

  •  Estilo de animação
   O estilo de animação da série combina desenhos feitos à mão e técnicas de 2D e 3D. Cada frame é lindíssimo, ainda assim as personagens parecem mover-se lentamente. Esperemos que na 2ª temporada esta questão esteja resolvida.

Cada frame é lindíssimo!

  • Personagens
  Chegamos agora à parte mais interessante, as personagens. Apesar de a 1ª temporada ter somente 9 episódios, conhecemos várias personagens interessantes. Comecemos pelo trio principal: Callum, Ezran e Rayla.
Callum
  Callum é um adolescente de 14 anos, príncipe de Katolis e meio-irmaõ de Ezran. É inteligente e engraçado, no entanto muito inseguro de si mesmo, estando constantemente a tentar provar o seu valor a todos os que o rodeiam. Quando Callum descobre que consegue fazer magia, ele começa a ter um pouco mais de confiança em si mesmo.
Ezran e Bate
  Mudemos agora para Ezran. Ezran é uma criança de 10 anos, príncipe herdeiro do trono de Katolis e meio-irmão de Callum. Ele é ingénuo, divertido, guloso e o seu melhor amigo é um sapo brilhante chamado Bate. Para além disso, Ezran consegue compreender o que os animais dizem. Por ser apenas uma criança, a personagem serve principalmente para alívio cómico, mas, nos episódios finais, assiste-se a uma subtil mudança, tornando-se um pouco mais responsável.
Rayla
  Finalmente, do trio principal, temos Rayla. Rayla é uma Elfa das Sombras e tem 15 anos. É inteligente, forte, determinada, bastante sarcástica e tem medo da água. Quando os três partem na jornada para devolver Azymodias à sua mãe e assim acabar com a guerra, é Rayla quem vai proteger os dois príncipes e guiá-los na sua longa jornada. Ao longo do caminho, a personagem debate-se com a sua consciência, pois sente-se culpada pela morte do Rei Harrow (pai de Ezran e padrasto de Callum). Além disso, a jornada assume para ela uma conotação pessoal, uma vez que era dever dos seus pais proteger o Rei e o Príncipe dos Dragões. Com isto, ela espera redimir-se pelo erro dos seus pais.
  Com o tempo, os três começam a confiar uns nos outros e dão início a uma grande amizade. 

Rayla ensina magia a Callum

  Deixando para trás o trio principal, avancemos agora para as restantes personagens.
  Comecemos, então, pelo Rei Harrow. O Rei Harrow é o soberano de Katolis, pai de Ezran e padrasto de Callum. Apesar da a sua participação na série ser pequena, Harrow é uma personagem bastante intrigante, pois ele ama os seus filhos de igual forma e aceita o seu destino quando um grupo de Elfos das Sombras - do qual Rayla faz parte - o vem matar.
  A seguir é Lorde Viren. Lorde Viren é talvez a personagem mais intrigante da série. A personagem é o braço direito de Harrow e um mago. A personagem é ambiciosa, pragmática e manipuladora - para ele os meios justificam o fim. A personagem sofre uma volta de 180º graus, indo de alguém confiável para o principal antagonista, sempre com os olhos postos no trono. 
Soren e Cláudia
  Em seguida, temos os dois filhos de Viren: Soren e Cláudia. Soren é o comandante mais novo de Katolis, ele é um grande espadachim, um bom amigo para os príncipes e também um cabeça no ar. Ele tem um bom coração, contudo procurar sempre agradar ao seu pai. Quando ele recebe a missão de matar os príncipes, podemos ver e sentir que ele começa a questionar-se sobre o que está certo e errado. Cláudia é uma maga talentosa, é inteligente, criativa, engraçada e muito distraída. Assim como o seu irmão, Cláudia aproveita todas as oportunidades para agradar ao seu pai. a mando do seu pai, ela junta-se ao irmão na busca pelos príncipes e, enquanto que Soren é instituído de matar Callum e Ezran, Cláudia é incumbida de recuperar o ovo a qualquer custo, mesmo que a vida do seu irmão esteja em risco. A personagem questiona-se igualmente sobre o que deve fazer.
  Infelizmente, a temporada acaba com os dois ainda à procura dos príncipes e do ovo, deixando a pergunta no ar: será que eles irão obedecer cegamente ao seu pai?
General Amaya
  Depois temos a General Amaya. Amaya é a irmã mais nova da Rainha Sarai e uma das generais de Katolis mais condecoradas. Ela é implacável, bondosa, firme e astuta, detetando logo as mentiras de Viren. A acrescentar a tudo isso, ela é também surda e muda, comunicando-se com os outros através de linguagem gestual. Embora também não tenha grande participação na série, a personagem destaca-se por transformar o que seriam os seus pontos fracos nos seus pontos fortes.
  A série conta ainda com mais personagens, no entanto estas apenas têm participações muito menores, não acrescentado, por isso, nada de relevante ao enredo.

Status: muito bom

  A série tem imensos pontos fortes para agradar a um vasto público. Até à próxima, Xadianos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok