Poster oficial |
Olá a todos! Hoje venho falar de um anime bastante popular, mas que só agora é que comecei a vê-lo: Naruto.
Sobre o anime
Naruto é a adapatação do mangá homónimo de Masashi Kishimoto. O anime foi dirigido por Hayato Date e produzido prlo Studio Pierrot e TV Tokyo.
Naruto conta no seu total com 220 episódios, tendo sido transmitido entre 2002 e 2007.
Sinopse
Doze anos antes do início da série, a Raposa de nove Caudas (também conhecida como Kyuubi) atacou a vila de Konoha, destruindo grande parte da vila e tirando muitas vidas. O líder da vila, o Quarto Hokage, sacrificou a sua própria vida para selar a Nove Caudas dentro de um recém-nascido, Naruto Uzumaki.
Órfão pelo ataque, Naruto foi evitado pelos aldeões, que por medo e raiva, o viam como a própria Kyuubi. O Terceiro Hokage proibiu a menção sobre qualquer coisa relacionada à Kyuubi e as crianças - imitando os seus pais - herdaram a mesma animosidade em relação a Naruto. No seu desejo de ser reconhecido, Naruto jurou que um dia iria ser o maior Hokage que a aldeia já tinha visto.
Resenha
Antes de começar esta resenha quero esclarecer que, embora muitos considerem que o anime é constituído por apenas uma única temporada, para mim ele é constituído por várias temporadas, facilitando assim a sua análise. Mas não se preocupem: em cada resenha indicarei a que episódios corresponde cada temporada. Com isto em mente, vamos para a resenha!
Aviso: esta resenha contém spoilers.
Aviso: esta resenha contém spoilers.
- Enredo
- Construção do mundo
Quanto aos ninjas, há uma hierarquia:
- Genin - ninja iniciante
- Chunin - ninja intermédio
- Jounin - ninja de elite
Existe também o posto de Kage. O Kage é o líder de uma das cinco Vilas Ocultas mais poderosas, sendo considerado o ninja mais poderoso da respetiva aldeia.
Também as missões apresentam uma certa hierarquia. As missões podem então ser classificadas como:
- Rank D - é a classificação mais baixa e consistem em tarefas simples
- Rank C - este tipo de missões apresentam algum risco para os ninjas envolvidos
- Rank B - estas missões são normalmente atribuídas a jounins ou a chunins, envolvem espionagem, assassinatos, sendo altamente provável que seja travada uma luta contra ninjas inimigos
- Rank A - este tipo está relacionado com os interesses da aldeia ou do país, sendo extremamente difíceis de se completar
- Rank S - estas missões são as mais perigosas que um ninja pode fazer e as que pagam valores absurdamente elevados
Ninjas |
Os ninjas distinguem-se do resto da população mundial por serem capazes de desenvolver o chakra, que consiste na energia que flui por cada célula do corpo. É com essa energia que os ninjas executam diferentes estilos de jutsus - habilidades místicas utilizadas pelos ninjas. Existem três tipos de justsus.
1 - Ninjutsu
Ninjutsu define-se pela utilizador usar o seu chakra e fazer uma combinação de selos de mão. A utilização de armas também é considerada como ninjutsu.
2 - Genjutsu
O genjutsu é uma técnica que cria ilusões, afetando a mente e os sentidos do adversário.
3 - Taijutsu
Taijutsu são as artes marciais propriamente ditas, utilizadas em combates corpo-a-corpo. Normalmente o taijutsu não requer o uso de chakra, no entanto é comum a libertação de energia para aumentar os efeitos dos golpes.
1 - Ninjutsu
Ninjutsu |
2 - Genjutsu
Genjutsu |
3 - Taijutsu
Taijutsu |
Para além disso, existem as kekkai genkai. As kekkai genkai são habilidades exclusivas de um clã, sendo transmitidas geneticamente entre os membros do mesmo clã. Nesta 1ª temporada vemos o Sharigan, exclusivo do clã Uchiha, e o Byakugan, exclusivo do clã Hyuga.
Sharigan |
Byakugan |
- Personagens
Naruto Uzumaki |
Sasuke Uchiha |
Sakura Haruno |
Kakashi Hatake |
Para além destas personagens, existem muitas outras, cada uma delas com a sua história de vida e com as suas lutas, medos e frustrações. Essas personagens possuem o seu próprio destaque, ajudando as personagens principais a crescerem.
Status: muito bom
Naruto é certamente um anime a ter-se em conta, pela sua história e pelas personagens que nos cativam.
Convém relembrar que esta é apenas a minha opinião e que não deve ser encarada como verdade absoluta.
Até à próxima!
Comentários
Enviar um comentário