Avançar para o conteúdo principal

Haikyuu (T1) | Opinião #52

 

  Olá a todos! Pois é, finalmente sentei-me a assistir à 1ª temporada do tão famoso Haikyuu. Esta é a minha opinião sobre o anime.

Atenção: este artigo contém SPOILERS!

Sobre o anime

  Haikyuu (ハイキュー!!) é uma mangá de desporto escrito e ilustrado por Haruichi Furudate. O mangá começou a ser serielizado na Weekly Shounen Jump em 2012, encontrando-se no presente momento no seu arco final. No ano de 2014 estreou a 1ª do anime, animado pelo estúdio Production I.G, e desde então tem feito um grande sucesso. 

  O anime conta com três temporadas e 60 episódios, no total. Conta igualmente com três ova's e dois filmes compilatórios.

Sinopse

  Inspirado depois de assistir a um craque do vôlei apelidado de "Pequeno Gigante" em ação, o pequeno Shouyou Hinata revive o clube de vólei na sua escola. A equipe recém-formada até chega a um torneio; no entanto, a sua primeira partida acaba sendo a última quando eles são brutalmente esmagados pelo "Rei da Corte", Tobio Kageyama. Hinata jura ultrapassar Kageyama e, portanto, após se formar no ensino médio, ele junta-se ao time de vólei da Karasuno High School - apenas para descobrir que o seu rival jurado, Kageyama, agora é o seu companheiro de equipa.

  Graças à sua estatura curta, Hinata luta para encontrar o seu papel na equipa, mesmo com seu poder de salto superior. Surpreendentemente, Kageyama tem os seus próprios problemas que apenas Hinata pode ajudar, e aprender a trabalhar juntos parece ser a única maneira de a equipa ter sucesso. 

  Baseado no popular mangá shounen de mesmo nome de Haruichi Furudate, Haikyuu !! é uma comédia esportiva emocionante e emocionante que segue dois atletas determinados em uma tentativa de remendar uma rivalidade acalorada a fim de tornar o seu time de vólei do colégio o melhor do Japão.



Opinião

  • Enredo
  O enredo é bastante simples: um clube de vólei caído em desgraça que quer recuperar a sua antiga glória; para isso conta com os talentos dos novos recrutas.

  Na minha opinião, é preferível uma narrativa simples a uma narrativa complicada, uma vez que a primeira permite um maior desenvolvimento das personagens (não só o protagonista mas também as personagens secundárias).

  A primeira parte da temporada foca-se nos treinos. Nesta parte, as personagens aprendem a unir-se e a formar uma equipa. São-nos introduzidos os integrantes da equipa, explorando um pouco as suas lutas pessoais e os seus objetivos.

  A segunda parte foca-se então nos jogos oficiais do torneio. Acompanhamos o clube de Karasuno ao longo do torneio. Sempre presente a possibilidade de derrota, os jogos assumem uma certa intensidade por conta da empatia que sentimos pelas personagens.

  • Animação e banda sonora
  A animação em Haikyuu é extramamente fluída nos movimentos das personagens e nos jogos. Por vezes, chega a combinar o 2D com backgrounds em 3D - o que é um espetáculo visual.

  Quanto à banda sonora, esta parece encaixar-se perfeitamente em todos os momentos: uma música ,ais relaxada para momentos cómicos; uma música mais tensa para momentos dramáticos.

  • Personagens
Shouyou Hinata


  Shouyou Hinata é o protagonista de Haikyuu. Após ter assistido a um jogo de vólei na TV quando era criança, Hinata apaixonou-se pelo desporto. Hinata sonha em jogar como ace - aquele que normalmente marca os pontos -, no entanto ele é baixo demais para pode jogar nessa posição (por norma é reservada para os jogadores mais altos).
 
 É interessante ver como a personagem não se deixa abalar e treina arduamente. Hinata tende a agir como uma criança, despreocupado e divertido. Contudo, a personagem também consegue ser séria, especialmente durante os jogos (emoção que é intensificada pelo seu olhar).

O olhar assustador de Hinata

  Hinata possui igualmente a tendência de ser direto para com os outros, dizendo as coisas como elas são - sem rodeios e sem segundas intenções.

  Hinata ainda tem muito para melhorar, tanto como personagem como jogador. Nesta primeira temporada, vemo-lo a tentar encaixar-se na equipa, dado nunca ter estado numa equipa a sério. Assistimos também à sua luta para aceitar a sua posição como isca.

Tobio Kageyama ("Rei da quadra")



  Tobio Kageyama é considerado um prodígio pelos seus pares. Ao início, a personagem é egocêntrica e arrogante. Agindo como um "tirano" dentro da quadra - gritando com os seus colegas de equipa -, Kageyama recebe a alcunha de "Rei da quadra", por causa da sua atitude. Ao entrar para equipa de Karasuno, Kageyama tenta mudar essa imagem. Ao contrário de Hinata, Kageyama tem problemas em se comunicar com os outros.

  No decorrer da temporada, a personagem quer a todo custo rejeitar a sua alcunha e provar que ele mudou. Embora o seu passado ainda o assombre, Kageyama começa a alterar a sua personalidade com a ajuda de Karasuno.

Asahi Azumane


  Asahi Azumane é um estudante do 3º ano. Asahi fazia parte da equipa, jogando como ace. No entanto, após defrontar o colégio Datteko e ter sido bloqueado constantemente, Asahi desite do vólei - carregando o sentimento de culpa por Karasuno ter perdido o jogo. Durante muito tempo, Asahi é incapaz de encara os seus colegas: a personagem foge de tudo, deixando que o medo de falhar o impeça de jogar o desporto que tanto ama.

  Isto é, até Hinata intervir. A personagem fica comovida com as palavras de Hinata e deixa-se levar pela sua paixão e entusiasmo. Asahi regrssa à equipa, contudo a personagem ainda se sente presa ao passado. É só quando Karasuno volta a enfrentar Datteko que Asahi põe um ponto final à sua culpa e remorsos.

Koushi Sugawara


  Koushi Sugawara é também ele aluno do 3º ano. O grande destaque que Sugawara tem nesta temporada é o facto de pôr as necessidades da equipa à frente dos seus prórpios desejos.

  A personagem reconhece que Kageyama é mais habilidoso que ele. É ele próprio que insiste que Kageyama faça parte da equipa titular, pois todos irão beneficiar com essa escolha durante os jogos. Apesar de tudo, Sugawara não se deixa desencorajar por estar jo banco e treina tão arduamente quanto os outros.

Tooru Oikawa ("O grande rei")


  Tooru Oikawa é o capitão da equipa de vólei de Aobajohsai. A personagem é clama e descontraída. Todavia, na quadra Oikawa mostra as suas verdadeiras cores: ele é astuto, perspeicaz, um grande estratega e uma pessoa sem escrúpulos, que tudo fará para conseguir a vitória.

  É revelado ainda que Oikawa e Kageyama foram colegas de equipa, sendo Oikawa o seu senpai- o que lhe vale o título de "Grande rei" por parte de Hinata. Oikawa nutre uma grande rivalidade com Kageyama pelo simples facto de ele ser um prodígio e tudo sair-lhe tão fácil, enquanto Oikawa precisa de treinar para conseguir possuir um certo nível de técnica.


Status: Excelente


  Haikyuu não se foca apenas nos jogos, mostra-nos igualmente a evolução de cada personagem - quer seja a nível físico, quer a nível psicológico e emocional. O anime realmente passa a excitação e a paixão pelo desporto. Bolas, até eu tive vontade de começar a jogar vólei. Honestamente, não estava nada à espera que o anime fosse assim tão bom. Ainda bem que estava enganada.

  Até à próxima e bons animes!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok