Avançar para o conteúdo principal

Percy Jackson e os Olimpianos [Ranking]

 Olá a todos!

    Como já sabem, esta foi a semana em que terminei de reler todos os livros da saga Percy Jackson e os Olimpianos. Por isso, decidi fazer uma coisa divertida para variar: revelar o meu ranking dos cinco livros que compõe a saga, do melhor para o pior (na verdade, do melhor para o mais fraquinho, porque, convenhamos, todos eles são bons; mas, uns são melhores que outros).

    Este ranking terá uma ordem decrescente, simplesmente para manter - mais ou menos - o suspense. Vamos a isso?

5 - Percy Jackson e o ladrão de raios


    E começamos a nossa lista com o primeiro livro deles todos, aquele que deu início a uma aventura inesquecível e que nos apresentou a personagens que se tornaram nossas companheiras - Percy Jackson e o ladrão de raios.

    Como eu disse na minha resenha, o livro em si é um pouco fraquinho quando comparado ao resto da saga. Sim, é uma comparação um tanto injusta, uma vez que O ladrão de raios é o primeiro livro e, como tal, possui a ingrata tarefa de explicar aos leitores como funciona este mundo moderno de deuses e semideuses. Não que eu tenha desgostado, simplesmente não me enche todas as medidas.

4 - Percy Jackson e o mar de monstros


    O próximo na lista é precisamente o segundo livro da saga, Percy Jackson e o mar de monstros.

    A meu ver, O mar de monstros fica uma posição acima do seu predecessor pela simples razão de que o tom da narrativa já começa a ficar um pouco mais sério, embora ainda conjugue aquele tom aventureiro que marca O ladrão de raios. Para além disso, também explora um pouco mais as personagens e as suas motivações.

3 - Percy Jackson e a batalha do labirinto


    Surprise, surprise, em 3º lugar está aquele que é o quarto livro da saga, Percy Jackson e a batalha do labirinto.

    Bem, como eu disse na resenha, A batalha do labirinto possui um tom narrativo muito semelhante ao primeiro e segundo livros desta saga. Então, porque razão está mais acima na lista? Sobretudo pela ação. Sim, A batalha do labirinto em termos de ação é muito mais frenético que os restantes (bem, excetuando talvez O último olimpiano).

    Parecendo que não, é um livro que nos agarra do começo ao fim.

2 - Percy Jackson e o último olimpiano


    O que é que se passa para a ordem dos livros estar trocada?

    Bem, em 2º lugar temos o livro que encerra a série, Percy Jackson e o último olimpiano.

    O último olimpiano tem tudo: ação, desenvolvimento de personagens, mais ação...é o último livro e, querendo ou não, normalmente os últimos livros encerram a história numa nota de adrenalina e excitação - alguns fazem-nos chorar e outros fazem-nos gritar e berrar porque não queremos que acabe, não queremos dizer adeus. Esse é o principal ponto que distingue O último olimpiano ( e a razão porque está em 2º): é um livro que encerra as pontas soltas e dá-nos uma sensação de fim.

1- Percy Jackson e a maldição do titã


   E o 1º lugar vai para...Percy Jackson e a maldição do titã.

    Bem sei que este é favorito de muitos fãs e que, portanto, seja uma escolha um bocado óbvia, mas a verdade é que este livro supera os restantes da saga. A maldição do titã marca a viragem nas aventuras de Percy, Annabeth, Grover e dos outros semideuses. As coisas começam a ficar mais sérias e a própria escrita de Riordan acompanha essa evolução natural da história, sem nunca perder aquela comédia sarcástica tão característica.

    É neste livro que nos damos conta que uma guerra está para vir e as nossas queridas personagens estão no meio dela e as suas escolhas podem ditar o rumo da mesma. É também neste livro que realmente nos começamos a preocupar com a Grande Profecia, que apenas havia sido mencionada de passagem. 

    Para mim, A maldição do titã marca uma viragem de tom na saga, combinando ação com drama e pitadas do sarcasmo de Percy. Para mim, A maldição do titã, de certa forma, personifica aquilo que é realmente a essência de Percy Jackson.

    E este foi o meu ranking. Concordam? Discordam? Possivelmente, também irei juntar-me à brincadeira e fazer uma lista com o meu elenco de sonhos para a série do Disney+, mas ainda estou um pouco indecisa em que formato irei fazer. Não deixem de espreitar as resenhas que fiz aquando a minha releitura dos livros.

    Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok