Avançar para o conteúdo principal

Full drive | Opinião #135

 Olá a todos!

    Hoje venho falar de um mangá que recentemente chamou a minha atenção, Full Drive de Genki Ono.

Sobre o autor

    Não existem muitas informações sobre o autor. Apenas se sabe que Full Drive é o seu primeiro trabalho, acabando por ser cancelado com apenas 16 capítulos - os quais se encontram reunidos em três volumes.

Sinopse

    No passado existiu um grande atleta alemão cujo estilo nunca foi possível recriar pela nação chinesa de ténis de mesa. Umas décadas mais tarde, uma nova lenda começa quando um pequeno rapaz alemão viaja da Alemanha até ao Japão.

Opinião

    Full Drive é um mangá de desporto focado no ténis de mesa, mais conhecido como ping-pong. A história é muito simples. O nosso protagonista, Tamashiro Dan, é neto de um lendário jogador de ténis de mesa. Após a sua morte, a sua família muda-se para o Japão. Lá, Tamashiro começa a jogar, com o objetivo de se tornar mais forte. Pelo caminho, ele vai conhecendo oponentes muito mais fortes que ele e vai fazendo novos amigos. Como podem ver, é uma narrativa simples, muito ao estilo de obras focadas na temática do desporto.

    Depois de ter assistido Haikyuu, eu apaixonei-me por este nicho. São miúdos normais como qualquer um de nós que procuram seguir a sua paixão e, no meio termo, vão conhecendo outras pessoas que partilham essa mesma paixão. Talvez o que eu gosto mais sobre estas histórias é a família que se vai construindo entre o grupo principal ou as lições que vamos retirando dos triunfos/falhanços das personagens. Foi nessa senda que decidi ler Full Drive.

    Antes de ter começado a ler, estranhei o facto de ser um mangá que estava completo. Apenas lendo a sinopse, não me parecia o tipo de história que ficaria concluída com apenas 16 capítulos. Então, fui pesquisar e descobri que o mangá tinha sido cancelado pela Shounen Jump. Isso só me deixou mais curiosa para saber o porquê, uma vez que a sinopse parecia promissora.

    Primeiro, queria começar já com a única crítica que tenho a fazer a este mangá. A verdade é que eu não sei nada sobre ténis de mesa. Já tinha visto vídeos no Youtube de partidas de ping-pong em que nem se chegava a ver bola e só se ouvia o som a bater na mesa. Mas, tirando isso, não sei absolutamente nada sobre o desporto. Full Drive também não explica muito sobre as regras do desporto. Todas as personagens conhecem o desporto e falam sobre isso com a maior das naturalidades. Pode ser culpa do cancelamento precoce, mas acho que se o autor tivesse introduzido uma personagem que fosse completamente ignorante (representado, de uma forma indireta, o público) talvez fosse mais fácil compreender aquilo que se está a ler.

    Apesar desta crítica, a verdade é que eu gostei do pouco que li. A arte de Genki Ono passa aquela sensação vertiginosa de apenas ouvir os sons que a bola faz quando bate na mesa e nas raquetes. As personagens são interessantes e algumas causam uma forte primeira impressão. A meu ver, o protagonista é um pouco pãozinho sem sal, mas, ainda assim, eu até queria acompanhar o seu crescimento.

    Na minha opinião, Full Drive é um mangá que tinha muito potencial e o seu cancelamento foi injusto. Era ainda um mangá que começa a gatinhar e a dar os primeiros passos. Quando comparado com outros mangás já estabelecidos, verifica-se uma enorme desvantagem.

    Agora que o mangá de Haikyuu terminou, talvez este seja o melhor momento para Full Drive realmente brilhar. Não sei se o autor tem planos de continuar a história ou de relançá-la, mas o que é certo é que é uma obra que merecia mais.

⭐⭐⭐

3/5

Até à próxima e boas leituras!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok