Avançar para o conteúdo principal

Mo dao zu shi (1ª temporada) | Opinião #136

 Olá a todos!

    Hoje venho falar-vos de um anime chinês (donghua) incrível: Mo dao zu shi. Vamos a isso?

Atenção: este post contém spoilers!

Sobre o anime

    Mo dao zu shi (The Founder of Diabolism) é a adaptação dos livros homónimos, escritos por Mo Xiang Tong Xiu. A série é produzida pela Tencent Penguin Pictures e pela B.CMAY Pictures. O anime conta com três temporadas e 35 episódios.

Sinopse

    Apesar de seus esforços durante a Campanha Sunshot para derrubar o tirânico clã Wen, Wei Wuxian era temido pelo mundo pelo caminho de cultivo pouco ortodoxo que ele criou. Treze anos depois de ter sido morto, ele é convocado para o corpo de um homem chamado Mo Xuanyu, que foi rejeitado por seu clã e desprezado por sua família, portanto, sacrificando seu próprio corpo a Wei Wuxian para que ele fosse vingado. . É na casa de Mo onde Wei Wuxian encontra um braço esquerdo desmembrado causando morte e estragos. Suas tentativas de desvendar o mistério do braço esquerdo o levarão a um rosto familiar do passado com quem ele embarcará em uma jornada que os levará a desvendar o que está por trás dos trágicos eventos que causaram a morte de tantos - incluindo o próprio Wei Wuxian.


Opinião

    Pois é, continuo na saga dos animes chineses (ou donghuas). Desta vez, decidi aventurar-me por Mo dao zu shi, um anime que esteve em alta no MyAnimeList.

Animação

    Primeiro de tudo, queria falar da animação. Meu deus, como a animação é linda! Como devem saber, o meu conhecimento de animação resume-se basicamente àquilo que eu vejo - não sou uma especialista, nem qualquer coisa do género. Mas tenho que reconhecer que a animação de MDZS é muito diferente daquilo que estamos habituados a ver nos animes japoneses. A animação é fluída, com uma paleta de cores assim mais para o soft e não tão berrantes.











Construção de mundo

    MDZS é um anime de fantasia que, obviamente, se inspira muito no folclore chinês. Antes de poder passar para a narrativa e as personagens, há que esclarecer como este mundo funciona. Acreditem é importante, uma vez que irá afetar as ações das personagens.

    Ora, o mundo de MDZS é dominado pelos clãs. O nome de cada clã conjuga o seu topónimo e o seu sobrenome:

- Yunmeng Jiang (caracterizado pelo roxo)

- Gusu Lan (caracterizado pelo branco/azul)

- Qishan Wen (caracterizado pelo vermelho)

- Lanling Jin (caracterizado pelo amarelo)

- Qinghe Nie (caracterizado pelo preto/dourado)

    Estes são os principais clãs de cultivação. Obviamente, existem muitos outros pequenos clãs, no entanto, eles pouco ou nada acrescentam à política, servindo mais para engrossar as fileiras dos grandes clãs.

    O caminho da cultivação é um pouco como o caminho do Jedi em Star Wars: há o lado bom e há o lado mau. Para alguém se tornar proficiente em cultivação, são necessários anos de estudos. O mundo da cultivação possui um esquema moral muito definido e estrito. Neste mundo, mexer com as energias rancorosas dos mortos é considerado um desvio à norma e deve ser punido com a morte. Portanto, alguém aventurar-se pelo caminho demoníaco será considerado um inimigo da sociedade.

História e personagens

    Agora, a história e as personagens.

    A 1ª temporada de MDZS centra-se, sobretudo, no passado das personagens. Poderíamos dizer que serve como um prólogo à verdadeira história. Os dois primeiros episódios apresentam-nos o estado da situação, quando as grandes batalhas já são apenas histórias e os erros já foram cometidos. A narrativa centra-se no trio Wei Wuxian, Jiang Cheng e Lan Zhan.


Wei Wuxian (esquerda) e Lan Zhan (direita)

    Logo nos dois primeiros episódios é-nos dito que Wei Wuxian era o Patriarca de Yiling, um ser temível que praticava as artes demoníacas. Para além disso, é-nos dado a entender que Lan Zhan e Jiang Cheng compactuaram com a sua morte. É nesse momento que o anime volta atrás no passado, a fim de nos mostrar o que realmente aconteceu.

    O que eu posso dizer que já não tenha sido dito pelas outras pessoas? Apenas reitirar que é angustiante ver como as coisas começaram a descarrilar.


Jiang Cheng

    A história começa num tom despreocupado, mostrando-nos as personagens felizes, a viverem as suas vidas calmamente. Mas logo se percebe que a felicidade não pode durar muito. O clã Wen, um dos maiores clãs de cultivação, ameaça varrer tudo na sua busca pelo poder. Aos poucos, a situação vai-se tornando cada vez mais instável, culminando na campanha da Queda-do-sol (símbolo do clã). No centro disso estão Wei Wuxian, Lan Zhan e Jiang Cheng.
    
    Wei Wuxian é uma personagem despreocupada, que procura divertir-se ao máximo - por vezes, cometendo pequenas travessuras. Ele é o discípulo principal do clã Yummeng Jiang e, por causa disso, ele e Jiang Cheng são como irmãos. Ao contrário de Wei Wuxian, Jiang Cheng tenta seguir as regras, embora, às vezes, seja levado pelas travessuras de Wuxian. Já Lan Zhan é completo oposto: ele segue as regras fielmente, tornando-se numa pessoa muito rígida. Como este é um anime BL, Wei Wuxian e Lan Zhan são o par romântico principal e, claro, um influencia o outro.

    A história vai se desenrolando a um ritmo lento. Talvez lento não seja a melhor palavra, mas antes controlado. Nos 15 episódios acontecem eventos chave que têm as suas consequências nas personagens. Como já disse, o clã Qishan Wen está a expandir-se, ameaçando todos os outros clãs. A narrativa toma então um tom de vingança, ainda que isso seja uma pequena parte da história. No meu entender, o principal motor da história resume-se à seguinte questão: o que acontece quando pessoas boas se veem em situações más?

    Esse sim, é o principal motor de MDZS. É interessante ver como a cadeia de acontecimentos vai deixando marcas nas nossas personagens. Aquelas personagens tão alegres e inocentes, vão se transformando paulatinamente em pessoas com cicatrizes e marcas de guerra, cometendo erros e tomando decisões que, apesar das melhores intenções, os vão levando para caminhos mais escuros. Ao longo da jornada, as personagens ainda se tentam manter fiéis à sua forma inicial, mas a verdade é que já não há volta a dar.

    Como disse, a 1ª temporada é apenas um prólogo e a verdadeira história ainda não começou. Estou muito curiosa para ver o que vem a seguir e como estas personagens se vão encarar passados tantos anos.

Banda sonora

    Tenho que fazer um apêndice para a banda sonora. Tal como a animação, a banda sonora é incrível, diferente do que estamos acostumados com os animes japoneses. Toda ela é construída a partir de instrumentos tradicionais chineses, nomeadamente a flauta e o qugin (um instrumento de cordas). Mesmo nas partes de maior ação, o anime mescla esses sons de uma forma excecional que nos deixa na ponta dos pés para ver o que vai acontecer.

Considerações finais

    Em suma, Mo Dao Zu Shi é um anime que vale muito a pena assistir. Mesmo para quem não é fã de BL, acredito que deveriam dar uma oportunidade ao anime pela sua história e personagens muito bem construídas. Devido às restrições da China, o romance entre os dois é muito subtil e quase que passa por uma amizade.

Nota: 8/10

Até à próxima e bons animes!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...