Hoje venho dar a minha opinião sobre o último livro da trilogia Os lobos de Mercy Falls, escrita por Maggie Stiefvater.
Não se esqueçam de conferir os outros livros da autora:
- Shiver - um amor impossível (Os lobos de Mercy Falls #1)
- Linger - um amor adiado (Os lobos de Mercy Falls #2)
- Os garotos corvo (A saga dos corvos #1)
Sobre a autora
Maggie Stiefvater é escritora best-seller de dia e artista à noite. Ela também é autora dos elogiados A corrida de escorpião e Todos os santos malditos, publicados pela Verus, e de outras duas séries juvenis. Maggie vive no estado da Virgínia (EUA) com o marido, dois filhos, dois cachorros neuróticos e um gato. Ela é uma leitora ávida, desenhista premiada e toca diversos instrumentos, entre eles harpa celta, piano e gaita de fole.
Sinopse
Opinião
Forever - um amor eterno traz-nos o tão aguardado desfecho para série Lobos de Mercy Falls. Depois de terem superado todos os obstáculos para ficarem juntos, Grace e Sam são mais uma vez separados. Grace é agora uma loba, passando pela incerteza das primeiras transformações. Como se não bastasse ter a namorada transformada em loba, Sam tem ainda que lidar com a crescente animosidade da cidade para com ele. Mas isso pouco lhe importa; Sam está desesperado por encontrar uma cura que possa salvar Grace do destino que a aguarda. Enquanto isso, o perigo vai crescendo em torno da alcateia. Correndo contra o tempo, Sam, Grace, Cole e Isabel têm de encontrar uma maneira de salvar os lobos de Mercy Falls.
Ao contrário dos livros anteriores, Forever - um amor eterno é um livro recheado de ação e adrenalina. Stiefvater adiciona tensão e drama à sua sempre fluída escrita. Todavia, apesar do sentido de urgência, pessoalmente não senti que existisse realmente uma grande ameaça neste livro. Talvez isso se deva ao facto de que demorei bastante para ler o livro, o que acabou por cortar o andamento da narrativa. Ainda assim, creio que o grande "vilão" da história não foi bem explorado, ao ponto de se tornar uma ameaça credível e palpável. Senti que foi mais um momento de vilania à toa.
No entanto, o ponto forte deste livro não é tanto as ameaças externas, mas antes o desenvolvimento das personagens. Cole e Isabel foram os grandes destaques do livro. A meu ver, os seus capítulos foram mais emocionantes que os de Sam ou de Grace. É uma pena que a relação entre estas duas personagens tenha sido um pouco negligenciada, pois ela dava um outro sentimento ao livro. Quanto a Sam e a Grace, bem...fiquei um pouco desiludida. Sam continua a ser uma ótima personagem e o seu desenvolvimento neste livro foi muito interessante, mais a mais a sua relação com Cole. Contudo, Grace foi o elemento que eu menos gostei neste livro, pela simples razão que a personagem foi completamente apagada da história. Sim, ela estava lá, mas era mais uma presença de corpo, não tanto de espírito. Stiefvater poderia ter explorado muito mais a questão da transformação e como isso a afetava a nível psicológico e emocional. Achei que foi algo varrido para debaixo do tapete. Para além disso, a questão da Grace e dos pais foi algo que me continuou a irritar, porém não me vou alongar muito, pois já desenvolvi este tópico na minha crítica a Linger - um amor adiado.
Quanto ao final, achei-o morno e um pouco confuso. Como conclusão serve - embora sinta que foi uma solução vinda do nada -, no entanto deixa em aberto muitas questões.
No que toca à trilogia no seu todo, eu gostei de ler os livros (apesar das minhas ressalvas). Estava a precisar de leituras de carácter leve e a trilogia proporcionou-me exatamente aquilo que eu procurava. Todavia, quando comparada com a Saga dos Corvos, nota-se claramente que estes foram os primeiros livros escritos pela autora. Quero dizer com isto que é visivelmente patente uma diferença na qualidade narrativa (não tanto na escrita, já que esta mantém a sua fluidez e lirismo), uma vez que que n'A saga dos corvos a narrativa apresenta-se mais coesa que nesta trilogia.
Em suma, Forever - um amor eterno traz-nos o desfecho da trilogia Os lobos de Mercy Falls, ainda que este tenha um sabor um tanto amargo.
⭐⭐⭐
3/5
Até à próxima e boas leituras!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário