Avançar para o conteúdo principal

Grimgar of fantasy and ash | Opinião #33

Poster oficial
  Olá a todos! Hoje venho falar sobre um anime peculiar e pouco conhecido: Grimgar of fantasy and ash.

Atenção: vai ter spoilers!

Mais sobre o anime
  Grimgar of fantasy and ash (também conhecido como Grimgar: ashes and illusions) é baseado nas light novel do mesmo nome, escritas por Ao Jūmonji e ilustradas por Eiri Shirai. Em 2015, houve uma tentativa de adaptação para mangá mas depressa foi abandonado o projeto, existindo apenas 3 volumes.
  O anime estreou a 11 de janeiro de 2016 e conta com 12 episódios. Desde então que os fãs estão à espera de uma 2ª temporada.

Sinopse
  Medo, sobrevivência, instinto. Lançados numa terra estrangeira com nada para além de lembranças confusas e o conhecimento do seu nome, um grupo de estranhos não tem outra escolha senão aceitar o único trabalho remunerado neste mundo - o papel de um soldado no Exército de Reserva - e eliminar tudo o que ameaça a paz em seu novo mundo, Grimgar. 
  Quando todos os candidatos mais fortes se juntam, aqueles deixados para trás devem criar um grupo juntos para sobreviver: Manato, um líder carismático e sacerdote; Haruhiro, um ladrão nervoso; Yume, uma caçadora alegre; Shihoru, uma maga tímida; Moguzo, um guerreiro gentil; e Ranta, um cavaleiro sombrio e barulhento. Isto não é um jogo é matar ou ser morto. 
  Cabe agora a este grupo desorganizado de lutadores improváveis sobreviver juntos num mundo onde a vida e a morte são separadas apenas por uma linha tênue.


Resenha
  • Enredo    
  O anime choca com outros do mesmo género por não mostrar batalhas épicas. Sim, neste anime não existem batalhas épicas! O enredo é mais focado na dificuldade em sobreviver num mundo fantástico, nos laços de amizade que são forjados e na aceitação da perda. 
  Alternando entre momentos profundos - nos quais até permitimos que uma lágrima ou outra desça - e piadas leves, o anime mostra-nos o lado mais humano que por vezes nem sequer existe em histórias de fantasia.
  •  Construção do mundo
  O mundo de Grimgar encontra-se habitado por 3 tipos de seres vivos: os humanos, os goblins e os kublak. 
  Neste mundo, a raça humana organiza-se em cidades, no entanto nunca vemos outra cidade senão onde os protagonistas vivem. Para além das ocupações normais, existem os Cavaleiros Voluntários - uma espécie de exército que protege a população e que se organiza em grupos. Cada membro do grupo deve pertencer a uma guilda, onde aprenderá as técnicas necessárias para atacar e defender-se. Sendo assim, existem 6 guildas: os sacerdotes, os ladrões, os cavaleiros negros, os magos, os guerreiros e os caçadores.
  Os kublak são uma espécie de mistura entre cão e lobo que caminham sobre duas patas. Estas criaturas organizam-se em sociedades, vivendo em minas e dividindo-se pelos vários níveis escavados.
  Não existe muita informação sobre os goblins, apenas que supostamente são as criaturas mais fracas que existem em Grimgar. 
  • Estilo de animação
  Em termos de animação, a série segue os mesmos traços que os restantes animes, contudo os cenários são de uma beleza indiscutível, deixando-nos completamente maravilhados.
  • Personagens 
  As personagens são todas elas complexas e a cada episódio vamos descobrindo um pouco mais sobre cada uma.
Haruhiro
   Comecemos com Haruhiro. Haruhiro é o ladrão do grupo; não é o mais forte, contudo ele é bastante rápido. Ele é simpático, compassivo, parece estar sempre sonolento e está sempre a discutir com Ranta. Após a morte de Manato, Haruhiro assume-se como líder do grupo, começando a conhecer os pontos fortes e fracos dos seus companheiros.


Yume
  A seguir temos Yume. Yume é a caçadora do grupo. Ela é alegre, divertida, um pouco cabeça de vento e muito protetora de Shihoru. Quando Manato morre, Yume fica afetada, não sabendo muito bem como lidar com a dor.
Shihoru
  Em seguida, temos Shihoru. Shihoru é a maga do grupo. Ela é muito tímida, sendo que Yume tenta ajudá-la a abrir-se com os outros. shihoru começa a desenvolver uma paixão por Manato, mas quando este morre Shihoru fecha-se ainda mais, principalmente porque não conseguiu expressar os seus sentimentos. Ao fim de um tempo, a personagem começa a ter mais confiança em si mesma e vai abrindo-se aos poucos com os demais.
Ranta
  
  Agora temos Ranta. Ranta é o cavaleiro negro do grupo. Ele é barulhento, orgulhoso, obstinado e teimoso. Está sempre a discutir com Haruhiro. Quando Manato morre, a personagem começa a perceber os seus erros e tenta trabalhar em equipa.
  
Moguzo
  O próximo é Moguzo. Moguzo é o guerreiro do grupo. Ele é forte, mas tem um temperamento doce, gosta de esculpir em madeira e de cozinhar. Tal como Yume, Moguzo faz os possíveis para manter o grupo unido depois da morte do seu líder.

Mary
   De seguida, temos Mary. Mary é a sacerdotisa do grupo, ocupando o lugar que fora de Manato. Ao início, ela é calada e reservada, querendo impor as suas próprias regras. No entanto, a equipa decide conhecê-la melhor e acaba por descobrir que ela ainda não ultrapassou a morte dos seus antigos companheiros. Com a ajuda da equipa, Mary acaba por seguir em frente e, em troca, ela ajuda-os a também seguirem em frente.

  Por último, temos Manato. Manato foi o líder e o anterior sacerdote do grupo. Ele era doce, perspicaz, calmo e aceitava todos tal como eles eram. Apesar de tudo, Manato morre deixando um vazio no grupo.

Manato
 
 Status: excelente

  Não é um anime de fantasia convencional. Grimgar fala sobre perda e aceitação, desenvolvendo muito as personagens em vários aspetos. Surpreendeu-me e fiquei com vontade de ver mais.
Convém relembrar que esta é apenas a minha opinião e que não deve ser encarada como verdade absoluta. 
  Até à próxima!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok