Avançar para o conteúdo principal

A vidente de Sevenwaters (Saga de Sevenwaters #5) | Opinião #122

 Olá a todos!

    Mais uma vez estou aqui para falar de Marillier e de Sevenwaters. Hoje trago-vos a resenha do quinto livro, A vidente de Sevenwaters.

Atenção: esta resenha pode conter spoilers!

    Não te esqueças de espreitar os restantes volumes:

Sobre a autora

    Juliet Marillier nasceu em Dunedin, na Nova Zelândia, uma cidade com fortes tradições escocesas que a influenciaram intensamente, uma vez que cresceu ao som dos cânticos e histórias celtas. Licenciou-se em Linguística.

    Atualmente vive na Austrália, em Perth, próximo de uma comunidade rural que tem a paz e a harmonia de quem a autora necessita para escrever.

    Neste momento encontra-se a trabalhar na sua próxima trilogia, depois de Sevenwaters ter ganho o Aurealis Award for Best Fantasy Novel de 2000.

    A trilogia que apresentou traz-nos toda a riqueza da mitologia celta e o fascínio dos contos de fadas que vivem no nosso imaginário, transportando-nos para um mundo pleno de aventuras e misticismo.

Sinopse

    Sibeal sempre soube que estava destinada a uma vida espiritual e entregou-se de corpo e alma à sua vocação. Antes de cumprir os últimos votos para se tornar uma druidesa, Ciarán, o seu mestre, envia-a numa viagem de recreio à ilha de Inis Eala, para passar o Verão com as irmãs, Muirrin e Clodagh.

    Sibeal ainda mal chegou a Inis Eala, quando uma insólita tempestade rebenta no mar, afundando um barco nórdico mesmo diante dos seus olhos. Apesar dos esforços, apenas dois sobreviventes são recolhidos da água. O dom da Visão conduz Sibeal ao terceiro náufrago, um homem a quem dá o nome de Ardal e cuja vida se sustém por um fio. Enquanto Ardal trava a sua dura batalha com a morte, um laço capaz de desafiar todas as convenções forma-se entre Sibeal e o jovem desconhecido.

    A comunidade da ilha suspeita que algo de errado se passa com os três náufragos. A bela Svala é muda e perturbada. O vigoroso guerreiro Knut parece ter vergonha da sua enlutada mulher.

    E Ardal tem um segredo de que não consegue lembrar-se - ou prefere não contar. Quando a incrível verdade vem à superfície, Sibeal vê-se envolvida numa perigosa demanda.

    O desafio será uma viagem às profundezas do saber druídico, mas, também, aos abismos insondáveis do crescimento e da paixão. No fim, Sibeal terá de escolher - e essa escolha mudará a sua vida para sempre.

Opinião

    O mês de janeiro tem sido um mês recheado de mitos, um pouco de magia e muito romance. Decidida a ler a Saga Sevenwaters no início deste ano, eis que dou por mim a pousar aquele que é o penúltimo livro da saga, A vidente de Sevenwaters.

Parece que não conhecem o medo. Apenas a vontade de fazer o que tem de ser feito.

    A vidente de Sevenwaters conta-nos a história de Sibeal, irmã de Clodagh, que vai passar o Verão a Inis Eala, a ilha onde o seu primo Johnny gere uma escola de combate. Aquilo que prometia ser um Verão tranquilo, logo se torna num tempo de mistérios, mentiras e meias verdades quando um barco naufraga mesmo junto à ilha.

    Adorei o livro. Uma grande surpresa que tive durante a minha leitura foi descobrir que a história é narrada por duas personagens, Sibeal e Felix/Ardal. Foi completamente diferente dos restantes livros da saga e, na minha opinião, ajudou a adensar todo o mistério e suspense que se criou em redor do naufrágio e dos seus sobreviventes.

Para muitos de nós, existe uma linha traçada no passado. E o antes é algo para o qual não perdemos muito tempo a olhar.

    A experiência que tive com este livro foi em muito semelhante àquela que tive quando li O filho das sombras: uma narrativa lenta que permite explorar todas as intrigas, acompanhando as revelações juntamente com as personagens. Desta vez, viajamos para Inis Eala e ficamos a conhecer melhor a ilha e os seus habitantes. Já tínhamos visitado a ilha no 3º livro, mas essa visita pareceu-me fugaz. Desta vez, temos sim um bom vislumbre do que é esta famosa ilha. Conhecemos novas personagens e revisitamos antigas personagens, que ganham uma nova dimensão.

    Um outro aspeto que distingue este livro dos outros, foi o facto de uma das personagens principais ser uma druidesa (ou melhor, aprendiz de druidesa) - o que nos abriu uma janela para o que era a religião celta. Gostei muito da relação entre Sibeal e Felix/Ardal, uma relação que nasce pelo amor comum à busca do conhecimento distinguindo-se de outros casais da saga.

Não mostrar emoções não significa que não as tenha.

    Em suma, A vidente de Sevenwaters é um livro recheado de mistérios e suspense que te irão prender até à última página.

Nota: 4.5/5

Até à próxima e boas leituras!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Carmen Sandiego - nova série de animação da Netflix

Poster oficial   Gostas das séries originais da Netflix? Então vais gostar de saber que vem aí mais uma série original do serviço de streaming.   Carmen Sandiego é a mais recente série de animação da Netflix. A série baseia-se na franchise de jogos da Broderbund, com o mesmo nome. A personagem Carmen Isabella Sandiego é bastante famosa nos Esatdos Unidos, tendo já originado 3 séries no passado. Segundo a Netflix, a série pretende focar-se mais na personagem e na sua história, mostrando as suas origens. Sinopse   Carmen Sandiego é uma mestre na arte de roubar, mas não se deixem enganar: a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com os maléficos planos da VILE.   Elenco   São escassas as informações divulgadas no que concerne ao elenco original. Sabe-se apenas que Gina Rodriguez irá dar voz à protagonista e Finn Wolfhard (ator já conhecido da Netflix, que interpreta a personagem de Mike Wheeler em Stranger Things ) irá dar voz a...

3ª temporada de Snowfall

Poster oficial   Gostas de drama? Gostas de crime? Então não percas a 3ª temporada de Snowfall ! Sobre a série   A série é da criação de John Singleton, Eric Amadio e Dave Andron. Produzida pela emissora FX, a série conta, no seu total, com 20 episódios. A 1ª temporada estreou em 2017. Sinopse   Situada em Los Angeles no ano de 1983, a série gira em torno da primeira epidemia de crack e o seu impacto na cultura da cidade , seguindo as histórias de vários personagens cujas vidas estão condenadas a cruzar-se: o traficante de drogas Franklin Saint, de 19 anos, o lutador mexicano Gustavo "El Oso" Zapata, o agente da CIA Teddy McDonald e a sobrinha de um chefe de crime mexicano, Lucia Villanueva.   Elenco   No elenco contamos com a participação de: Damson Idris como Franklin Saint Carter Hudson como Teddy McDonald Emily Rios como Lucia Villanueva Sergio Peris-Mencheta como Gustavo "El Oso" Zapata Isaiah John como Leon Simmons Amin Jos...