Avançar para o conteúdo principal

Heaven's official blessing (1ª temporada) | Opinião #147

 Olá a todos!

    Sim, é verdade, cá estou de volta para falar de mais uma adaptação dos livros de Mo Xiang Tong Xiu (MXTX), a autora de Mo Dao Zu Shi. Desta vez, irei falar sobre Heaven’s Official Blessing ou Tian Guan Ci Fu, como preferirem. À semelhança da sua obra irmã, Heaven’s Official Blessing também esteve uns tempos nos top trendings do site MyAnimeList. Mas chega de conversa fiada, vamos ao que interessa. Após a minha loucura com MDZS, estava à espera de mais de HOF.

Sobre o donghua

    Heaven's official blessing é a adaptação dos livros homónimos, escritos MXTX. O donghua foi lançado em 2020 no seu país de origem, tendo sido mais tarde adquirido tanto pela Netflix quanto pela Funanimation. A animação conta apenas com uma temporada, sendo a mesma constituída por apenas 11 episódios e um episódio especial. A sua 2ª temporada já foi confirmada, tendo sido inclusive lançado um trailer da mesma. Porém, ainda não houve qualquer notícia acerca da sua data de estreia.

    Para além do donghua, HOF conta ainda com uma adaptação para manhua - o qual ainda se encontra em lançamento -, bem como um áudio drama que acabou de ser lançado na semana passada. A obra contará igualmente com uma série em live-action, a qual encontra-se atualmente em fase de pós-produção.

Sinopse

    Oitocentos anos atrás, Xie Lian era o príncipe herdeiro do reino de Xian Le. Ele era amado por seus cidadãos e era considerado o queridinho do mundo. Ele ascendeu aos céus em uma idade jovem; no entanto, devido a circunstâncias infelizes, foi rapidamente banido de volta ao reino mortal. Anos depois, ele ascende novamente – apenas para ser banido novamente alguns minutos após sua ascensão. 

    Agora, oitocentos anos depois, Xie Lian ascende aos Céus pela terceira vez como motivo de chacota entre os três reinos. Em sua primeira tarefa como um deus três vezes ascendido, ele conhece um fantasma misterioso que governa os fantasmas e aterroriza os céus, mas, sem o conhecimento de Xie Lian, esse rei fantasma está prestando atenção nele há muito, muito tempo.


Opinião

Animação

    A animação de HOF é um tanto diferente de MDZS (desculpem, não posso evitar comparar). Em MDZS, a animação é toda ela feita em tons frios e escuros que se vão acentuando conforme o decorrer da narrativa. Já HOF mostra-nos uma animação feita em tons quentes e mais coloridos. Não que eu desgoste, apenas queria ressaltar a diferença. Uma outra diferença que notei reside nos traços gerais da animação e das personagens. Para além de uma animação mais colorida, HOF também nos presenteia com traços finos e elegantes, passando para a audiência uma vibe completamente diferente e que conversa com esta nova história, que envolve deuses, demónios e imortalidade. Apenas tenho a dizer que gostei muito tanto da animação quanto da banda sonora.




Construção de mundo

    O mundo de Heaven´s oficial blessing é um tanto confuso. Ao início não conseguia perceber nada e tinha que estar constantemente a pausar o episódio ou a voltar atrás porque não consegui apanhar a explicação. Acredito que seja tudo explicado na novel com bastante detalhe, o problema é que a maior parte dos espetadores do donghua nem nunca leram a obra original (eu incluída). Essa é a minha maior crítica ao donghua: o de deixar tudo no ar e não explicar quase nada.

    Pelo que consegui perceber, o mundo HOF divide-se entre o Céu, o Reino Mortal e os Demónios. Quando há problemas no Reino Mortal, são enviados oficiais do Céu para resolver os problemas, ganhando pelo meio recompensas que supostamente os deve ajudar nalguma coisa – o quê exatamente não sei; lá está não é explicado. Dos demónios há que ressaltar as Quatro Grandes Calamidades, que são basicamente os mandachuvas dos demónios e dos espíritos maléficos, cada um com a sua própria agenda. Pouco mais é dito sobre este conjunto de personagens. Apenas é dado a entender que são temidos por todos.

História e personagens

    Então, tal como foi dito anteriormente, HOF acompanha a história de Xie Lian durante a sua terceira ascensão. Ao ascender ao Céu pela terceira vez, Xie Lian acaba por destruir alguns edifícios e agora ele vê-se obrigado a pagar pelas reparações. De forma a saldar as suas dívidas, ele aceita missões, agindo como oficial do céu.


    Bom, verdade seja dita, nada de espetacular acontece nesta 1ª temporada. A narrativa é toda ela centrada nestas missões em que Xie Lian se vai envolvendo. Não é necessariamente um ponto negativo. Até foi interessante ver como as personagens resolviam os problemas. Na realidade, o problema reside mais uma vez na falta de explicação, o que acaba por afetar também a narrativa. Houve alturas em que eu simplesmente não percebi o que estava a acontecer ou como aquilo poderia ser relevante.

    Quanto às personagens, não creio que haja muito que eu possa dizer sobre elas – afinal, é ainda a 1ª temporada e, como referi, praticamente não acontece nada nesta temporada. Xie Lian é simplesmente um amorzinho de pessoa. Ele é daquelas personagens que passam good vibes. Eu até ri bastante com as discussões entre Fu Yao e Nan Feng. Uma outra personagem que eu achei deveras interessante foi San Lang. San Lang é um jovem rapaz que Xie Lian conhece por acaso numa das suas viagens. No seguimento da temporada está sempre presente esta aura de mistério em torno desta personagem. Não quero falar muito sobre a personagem, porque se não vai a estragar a surpresa que foi o último episódio.


Xie Lian


Nan Feng



Fu Yao


San Lang

Considerações finais

    Eu até passei um bocado assistindo Heaven’s oficial blessing, todavia senti que o donghua parecia mais destinado para os leitores da novel, uma vez que a maior parte do tempo não conseguia compreender o que estava a acontecer. Creio que é uma pena – até parece ser uma história bem interessante. Certamente, irei ler a novel para saber o que acontece.

Nota: 6/10

Até à próxima e bons animes!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok