- Cidade dos ossos (Os instrumentos mortais #1)
- Anjo mecânico (As peças infernais #1)
- Príncipe mecânico (As peças infernais #2)
Sobre a autora
Sinopse
Opinião
Heróis suportam porque precisamos deles. E não em benefício próprio.
Primeiro de tudo, devo dizer que apanhei spoilers sobre as personagens (imagine-se) logo no início do livro, na árvore genealógica. Simplesmente, achei a situação demasiado hilária. Não que esses ditos spoilers me afetassem minimamente, mas achei engraçado apanhar um spoiler sobre quem fica com quem no próprio livro.
Enfim, deixando agora essa observação de parte, Princesa Mecânica é o final desta amada trilogia - As peças infernais. Contudo, é um final diferente dos outros, pois o livro não termina com uma grande batalha épica. Vejam só, o escândalo! Mas, a bem da verdade, agradou-me imenso que fosse o caso, uma vez que o foco do livro não está na ação (ainda que existam momentos de ação), mas antes nas personagens e nos seus dramas pessoais.
Nossos corações precisam de um espelho, Tessa. Enxergamos o melhor de nós mesmos naqueles que nos amam. E existe uma beleza que só a brevidade oferece.
Sinto que se falar demasiado sobre o livro, de alguma forma estarei a estragar a experiência para quem queira lê-lo. Pode dizer-se que eu não li este livro, eu vivi-o juntamente com as suas personagens. Princesa Mecânica encerra mistérios e responde às perguntas dos leitores e confirma ou deita por terra as suas teorias. Mas, mais do que isso, o livro oferece resoluções: para Tessa, que finalmente descobre quem ela é; para Will, que abre o seu coração; e para Jem, que descobre a vida mesmo com os seus dias contados.
Também as personagens secundárias têm a sua trajetória, a qual influencia os acontecimentos e culmina no final.
Posso lhe dizer que o fim de uma vida é a soma do amor que ela viveu, que o que quer que você pense que jurou, estar presente no fim da vida de Jem não é o que importa. O que conta foi ter estado aqui ao longo de tudo o resto. Desde que o conheceu, jamais o deixou e nunca parou de amá-lo. Isso que importa.
Comentários
Enviar um comentário