Avançar para o conteúdo principal

O trono de fogo (As crónicas dos Kane #2) | Opinião #142

 Olá a todos!

    Aqui estou eu de novo com mais uma leitura no Riordanverso. Hoje venho falar sobre o segundo livro das Crónicas dos Kane, O trono de fogo.

Confere outros livros do autor:

Sobre o autor

    Rick Riordan é o autor best-seller nº 1 do New York Times de mais de vinte romances para jovens leitores, incluindo a série Percy Jackson, as Crônicas dos Kane, a série Magnus Chase e os Desafios de Apolo. Ele também é o autor da premiada série de mistério Tres Navarre para adultos.

    Por quinze anos, Rick ensinou inglês e história em escolas de ensino médio públicas e privadas na área da baía de São Francisco e no Texas. Enquanto ensinava em San Antonio, o Saint Mary's Hall o homenageou com o primeiro Master Teacher Award da escola. Enquanto ensinava em tempo integral, Riordan começou a escrever romances de mistério para adultos. Sua série Tres Navarre passou a ganhar os três principais prêmios nacionais no gênero mistério – o Edgar, o Anthony e o Shamus. Riordan virou-se para a ficção infantil quando começou O Ladrão de Raios como uma história de ninar para seu filho mais velho.

    Hoje, mais de cem milhões de cópias de seus livros são impressas apenas nos Estados Unidos, e os direitos foram vendidos em mais de 37 países. Rick Riordan agora escreve em tempo integral. Ele mora em Boston com sua esposa e dois filhos.

Sinopse

    Os deuses do Egito Antigo foram libertados no mundo atual, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas incomuns à maioria dos mortais. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, que se tornou um local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, a serpente do caos, está se erguendo. Se eles não conseguirem impedi-lo, em poucos dias o mundo encontrará um final trágico.

    Para que tenham alguma chance de derrotar as forças do caos, eles precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo, porém, não será tarefa fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Primeiro, Carter e Sadie terão que rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, não podemos deixar de mencionar que ninguém – ninguém – tem ideia de onde está o deus.

    Narrado alternadamente por Carter e por Sadie, com uma gama enorme de novos personagens e aventuras em diversos cenários do planeta, este segundo volume de As crônicas dos Kane fará os leitores se segurarem na cadeira enquanto viram as páginas.

Opinião

    A nossa viagem pela mitologia egípcia continua. Meses depois, após a batalha contra Set, os irmãos Kane procuram agora uma forma de derrotar a serpente Apófis e impedir que esta se liberte da sua prisão. A solução? Trazer Rá, o deus sol, de volta. Mas claro, Sadie e Carter são Kanes e nada na sua vida simplesmente acontece como eles querem. Os dois irmãos terão que lidar com vários inimigos e fazer escolhas terríveis.

"Quando conseguirem. Pense positivo, garota, ou o mundo acaba."

    O trono de fogo continua no mesmo esquema do seu antecessor: uma narração em género de gravação, repleta dos comentários mais sarcásticos de sempre. Aquilo que eu simplesmente amo na escrita de Rick Riordan. Porém, ao contrário d'A pirâmide vermelha, eu achei que a narrativa de Trono de fogo pauta-se mais pelo drama. Sim, ainda há ação, mas o foco da história parece estar nos conflitos internos das personagens. Gostei desse aspeto, de conhecer mais a fundo as personagens e as marcas deixadas pelos eventos que vão ocorrendo ao longo do livro.

    Nem toda a gente parece muito feliz com o novo plano dos Kane. A grande maioria dos magos da Casa da Vida vê os Kane como os inimigos nº1 e fazem de tudo para os parar na sua busca para despertar Rá. A eles juntam-se ainda os deuses, os quais se encontram divididos entre apoiar Hórus como novo rei dos deuses ou apoiar Apófis e assegurar um refúgio no fim do mundo. Afinal, Rá retirou-se do mundo há milhares de anos atrás, quem garante que ele continua no auge do seu poder?

"Meu nome é minha identidade. A soma de minhas experiências. Enquanto eu for lembrada, eu ainda existo, mesmo se eu morrer."

    Somos igualmente apresentados a novas personagens. Bes, o deus-anão, que nos conquista página a página, e os iniciados da Casa de Brooklyn, que dão uma nova vida ao lugar.

    No decorrer do livro é possível notar o grande amadurecimento, tanto de Carter quanto de Sadie (embora a rapariga ainda tenha algumas atitudes a meu ver um tanto infantis, mas a gente passa pano). Para além disso, o mistério é por demais envolvente, que fica difícil largar o livro - requer uma grande força de vontade.

    Em suma, O trono de fogo não é como os outros «livros do meio», mantendo a sua qualidade literária.

⭐⭐⭐⭐

4/5

Até à próxima e boas leituras!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok