Olá a todos!
Hoje trago-vos a minha crítica sobre o terceiro volume de Song of the long march. Não se esqueçam de conferir as críticas dos restantes volumes:
- Song of the long march (volume 1)
- Song of the long march (volume 2)
- Song of the long march (volume 4)
- Song of the long march (volume 5)
Sobre a autora
Xia Da é uma artista de manhua (o equivalente chinês ao mangá), nascida a 4 de abril de 1981, em Huaihua, na Província de Hunan. Cedo ela começou a interessar-se pelo desenho e pela banda desenhada. Em 2003, publicou o seu primeiro manhua, April Story. Logo seguir-se-iam os seus trabalhos mais conhecidos, Zi Bu Yu e Chang Ge Xing (traduzido como Song of the long march) - publicados em 2008 e 2012, respetivamente.
Ambas obras alcançaram grande notoriedade dentro da China e no Japão, por conta do seu estilo clássico. Song of the long march foi adaptada a uma série de televisão em 2019, Dilraba Dimurat e Leo Wu nos papéis principais; valendo-lhe ainda dois prémios.
Em 2016, Xia Da veio a público denunciar o contrato desigual imposto pela editora. Pouco tempo depois, a artista rescindiu o contrato e no ano seguinte criou o seu próprio estúdio em Hangzhou, onde começou a publicar o seu novo trabalho, Shiyi Liu. Song of the long march encontra-se em hiato indefinido.
Sinopse
A princesa Yongning da dinastia Tang do século VII, Li Changge, pretende matar seu tio, Li Shimin, como inimigo de seus pais. Ele foge de seus perseguidores e chega a Shuzhou, onde recebe a proteção do governador local, Gongsun Heng, mas Gongsun Heng também morre diante da investida do jovem general dos Tokkei, Ashina Hayabusa. Qual será o meu destino. ..!?
Opinião
Song of the long march continua a surpreender-me. Neste volume, Changge tenta habituar-se à sua nova vida entre os turcos enquanto conselheira militar. Ao conviver com os seus inimigos todos os dias, Changge começa a mudar as suas opiniões quanto aos turcos e a entender melhor os seus costumes. Também começa a aproximar-se mais de Ashina Sun.
Quanto às restantes personagens, neste volume começamos a desbravar um pouco mais das suas personalidades. Mimi é uma rapariga altiva e orgulhosa que apesar de tudo o que já lhe aconteceu ela continua a viver de cabeça erguida. Tanto ela quanto Changge comelam a criar um companheirismo entre as duas, protegendo-se mutuamente. Mujin ainda é uma personagem envolta em mistério - pouco sabemos sobre ele -, no entanto é interessante ver a sua relação com Sun, como se de irmãos se tratassem. Apesar de tudo, Mujin ainda guarda algumas reservas quanto a Changge. Já Sun, conhecemos um lado mais humano da personagem, realçando a sua extrema lealdade ao Grande Khan e a sua bondade para com os que mais precisam. Achei muita graça às interações entre o trio composto por Changge, Mujin e Sun. Sun age um pouco sem pensar nas consequências das suas ações, fazendo com que Changge e Mujin tenham que lidar com isso.
Somos igualmente introduzidos a duas novas personagens: She'Er e Jin'Se. Estas duas novas personagens trazem consigo a perspectiva da corte do Grande Khan e as lutas pela sucessão.
O final deste terceiro volume acabou num grande suspense, pelo que estou mais que empolgadíssima para ler o próximo volume.
⭐⭐⭐⭐
4/5
Até à próxima e boas leituras!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário