Avançar para o conteúdo principal

Song of the long march (volume 1) | Opinião #149

 Olá a todos!

    Recentemente, eu tenho estado numa verdadeira loucura para consumir mais conteúdo proveniente da China - muito por causa de Mo Dao Zu Shi. Ora, num belo dia, deparei-me com Song of the long march. A sinopse pareceu-me interessante e decidi dar uma oportunidade. Este é apenas o primeiro volume, mas posso afirmar que já estou cativada pela história.

    Não se esqueçam de verificar as críticas dos próximos volumes:

Sobre a autora

    Xia Da é uma artista de manhua (o equivalente chinês ao mangá), nascida a 4 de abril de 1981, em Huaihua, na Província de Hunan. Cedo ela começou a interessar-se pelo desenho e pela banda desenhada. Em 2003, publicou o seu primeiro manhua, April Story. Logo seguir-se-iam os seus trabalhos mais conhecidos, Zi Bu Yu e Chang Ge Xing (traduzido como Song of the long march) - publicados em 2008 e 2012, respetivamente.

    Ambas obras alcançaram grande notoriedade dentro da China e no Japão, por conta do seu estilo clássico. Song of the long march foi adaptada a uma série de televisão em 2019, Dilraba Dimurat e Leo Wu nos papéis principais; valendo-lhe ainda dois prémios.

    Em 2016, Xia Da veio a público denunciar o contrato desigual imposto pela editora. Pouco tempo depois, a artista rescindiu o contrato e no ano seguinte criou o seu próprio estúdio em Hangzhou, onde começou a publicar o seu novo trabalho, Shiyi Liu. Song of the long march encontra-se em hiato indefinido.

Sinopse

    Shortly after astrology predicts destruction to befall the Tang Dynasty, a coup d'état led by the crown prince Li's very own brother kills him and his wife and sons. Li's daughter, princess Yongning, manages to escape, but is soon declared dead alongside her family. Full of wrath, the princess swears to avenge them as she takes on the identity of a young man, Li Chang Ge, and moves to the Shou province to advance her goals.

    Li Chang Ge uses her wits to gain the trust of the Shou emperor and swiftly climbs the military ranks as a brilliant strategist. Captivatingly drawn, Song of the Long March portrays the feisty girl's adolescent journey toward countless unknown adventures, faithful comradeship, as well as formidable enmity awaiting her along the way.

Opinião

    Song of the long march conta a história da princesa Li Chang'ge na sua busca por vingança contra o seu tio, Li Shimin, responsável pelo assassinato da sua família. Para aqueles que são fãs, a premissa do manhua lembra muito a de Akatsuki no Yona (o qual é um dos meus mangás preferidos). No entanto, aqueles que estão interessados em ler devem atentar num aspeto fundamental: esta é uma obra de ficção histórica, o que implica, naturalmente, que os leitores conheçam um pouco da história da China. Não que isso seja um requisito obrigatório para se ler o manhua, mas pesquisar um pouco sobre o período em que se insere a obra não faz mal a ninguém - até ajuda a compreender melhor alguns pontos da história.

    Neste primeiro volume, devo dizer, não acontece muita coisa. Afinal, é o volume introdutório onde somos apresentados às personagens e às suas respetivas motivações. O que mais me surpreendeu é que somos apresentados a Li Changge precisamente no momento em que esta está em fuga dos soldados do seu tio. Por norma, apresenta-se as personagens nos seus momentos de paz (antes de todo o caos começar), de forma a estabelecer o seu carácter, a sua personalidade e a sua relação com a família e demais personagens. Aqui não temos todo esse momento introdutório, pelo que vamos tendo que pescar essas informações ao longo dos capítulos. O que posso opinar acerca de Li Changge? Bem, pouca coisa. Este primeiro volume é constituído por apenas quatro capítulos, pelo que é difícil formar qualquer opinião sobre a dita personagem. Apenas posso apontar que é uma personagem bastante versada nas artes marciais e na arte da guerra. Estou muito curiosa para acompanhar o seu desenvolvimento nos restantes capítulos.

    Talvez aquilo que mais me cativou neste primeiro volume foi a sua arte. Eu não sou propriamente uma especialista em artes - aliás, mal sei desenhar. Todavia, tenho que admitir que a arte de Xia Da é uma arte bonita, fluída e detalhada. Em cada painel é possível reparar que a autora realmente presta atenção aos mais pequenos detalhes.

    Em suma, Song of the long march tem todo o potencial para se tornar numa história incrível, explorando as nuances da guerra e das intrigas políticas.

⭐⭐⭐⭐

4.5/5

Até à próxima e boas leituras!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok