Avançar para o conteúdo principal

Cidade das almas perdidas (Os instrumentos mortais #5) | Opinião #150

 Olá a todos!

    Cidade das almas perdidas é o quinto e o penúltimo livro da saga Os instrumentos mortais, dando continuidade ao novo arco iniciado em Cidade dos anjos caídos.

    Confere os restantes livros:

Sobre a autora

    Cassandra Clare nasceu no Irão e passou os primeiros anos a viajar pelo mundo com a família e vários baús cheios de livros de fantasia, entre os quais As Crónicas de Nárnia. Mais tarde, trabalhou como jornalista em Los Angeles e Nova Iorque. Cassandra Clare vive em Massachusetts com o marido, os gatos e ainda mais livros. No total, os seus livros já venderam mais de 50 milhões de exemplares.

Sinopse

    Quando Jace e Clary se encontram de novo, esta fica horrorizada quando descobre que a magia do demónio Lilith uniu o seu amado Jace com o seu irmão maléfico Sebastian, e que este se tornou um servo do Mal. A Clave está determinada a destruir Sebastian, mas é impossível atingir um dos rapazes sem destruir o outro.

    Alec, Magnus, Simon e Isabelle negoceiam com a sinistra rainha Seelie, ponderam acordos com demónios e recorrem, por fim, às implacáveis construtoras de armas Irmãs de Ferro, que poderão forjar uma arma capaz de destruir a ligação entre Sebastian e Jace.

    Haverá um preço demasiado alto a pagar, mesmo que seja por amor.

Opinião

    Lilith colocou um feitiço que liga Jace a Sebastian e vice-versa. Ou seja, não se pode ferir um sem ferir o outro. Entretanto, a Clave declarou os dois rapazes como traidores e emitiu uma ordem para os matar. Claro que para isso seria preciso encontrá-los. Clary, Simon, Alec, Maguns e Isabelle tentam de tudo para encontrar uma forma de quebrar o vínculo que une Jace e Sebastian, sem que isso mate o primeiro.

Portanto, não se pode jamais perder a esperança, hatikva, porque se mantiver a esperança viva, se manterá vivo.

    Ok, pronto eu admito, neste livro a Clary tornou-se numa personagem completamente diferente. Foram precisos cinco livros para ela começar a agir como uma Caçadora de Sombras. Mas pronto, mais vale tarde do que nunca. Realmente, gostei de a ver mais senhora de si com um propósito muito claro: aproximar-se de Jace (e, por conseguinte, de Sebastian) e tentar encontrar buracos na sua ligação. Com este grupo de personagens, a autora explora como as mentiras se podem tornar verdades e como as verdades se podem tornar mentiras. Consegui perceber as dúvidas de Clary porque eu própria também estava a ser levada pelas falinhas mansas de Sebastian e pelas suas ações desconcertantes. Com Sebastian, nada parece ser aquilo que é e isso cria dúvidas, que acabam por se acumular num efeito bola de neve.

    Outro ponto que me deixou muito feliz foi o facto de neste livro todas as personagens terem o seu momento para brilhar. Simon com os seus problemas familiares, Alec e Magnus que atravessam uma crise na sua relação onde o peso do passado começa a ditar as coisas, Isabelle lidando com os seus sentimentos. Até mesmo Maia e Jordan e a sua reaproximação.

Sei que não somos grande coisa em comparação a você, mas não matamos nossos amigos. Tentamos salvá-los. Se o Céu não quisesse assim, jamais deveríamos ter recebido a capacidade de amar.

    A narrativa desenrola-se a um ritmo pausado, nunca se tornando enfadonho ou lento. Cassandra Clare consegue interligar todas as tramas, formando uma única história coesa com todos os seus núcleos de personagens.

    Cidade das almas perdidas restaurou (mais ou menos) a minha fé nesta saga. Esperemos que o próximo mantenha o mesmo nível de qualidade.

Nota: 4/5

Até à próxima e boas leituras!

Ellis


Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok