Olá aspirantes a heróis! Pois é, a 4ª temporada de My hero academia (MHA)já estreou! Entusiasmados, não? Já falei num outro post sobre o que podem esperar para esta nova temporada de um dos mais populares animes da atualidade.
Aproveitando a estreia da temporada, hoje estou aqui para analisar a nova sequência de abertura do anime. Antes de começarmos, convém dar-vos umas informações gerais: a música utilizada na abertura é Polaris, interpretada pela banda japonesa Blue Encount. Para além de MHA, a banda Blue Encount fez as aberturas de Banana Fish e Ahiru no Sora.
E agora, a análise!
Aviso: obviamente este post vai ter spoilers do mangá (muitos spoilers).
1 - A letra
Bom, começamos por analisar a letra da música. Eu sei, pode parecer estranho começar a análise pela canção, mas se pararem para pensar um pouco faz todo o sentido. Uma abertura não é composta só pela animação, também é composta pela música. E, não poucas vezes, a música da abertura marca o tom do episódio ou do que se pode esperar.
Veja-se, por exemplo, Shinzo wo Sasageyo! de Attack on Titan. É uma música mexida, com muitos altos e um acompanhamento de guitarra frenético. É certo que sou leiga no que toca à indústria musical, e talvez ajudasse se eu conhecesse o básico dos básicos. Mas, mesmo eu sendo leiga neste assunto, consigo perceber que Sasageyo tem como função empolgar o espetador, mostrando em conjunto com a animação o que esperar: lutas com os titãs. Para além disso, a canção tem o seu próprio significado, falando em oferecer o nosso coração, para lutar pela humanidade e que o inferno ainda não acabou.
Como vêm as letras das canções têm a sua importância. A canção não está lá só porque sim. Com isto em mente, vamos tentar descobrir do que fala a canção.
Em japonês:
あの日「守る」と決めた
約束はこの胸に
全てを失うことで
今 救える命があるのなら
喜んで全部をあげよう
この気持ちが初めての生きがいだ
傷跡は隠さないで
絶望も武器にして
生きると決めたんだよ
精一杯この涙かきわけて
君に全てをあげるから
お願いどうか消えないでくれ
あの日「守る」と決めた
約束はこの胸に
消えそうな希望ヒカリだとしても行け
Em português:
A promessa que decidi cumprir está neste coração ...
Se há uma vida que posso salvar perdendo tudo
Ficarei feliz em desistir de tudo
Eu sinto que estou vivendo para esse sentimento pela primeira vez
Não vou esconder minhas cicatrizes
E deixe até o desespero se tornar minha arma
Tento o meu melhor, nadando através destas lágrimas
Eu vou dar tudo de mim para você
Por favor não desapareça
A promessa que decidi cumprir está neste coração ...
Mesmo que a luz esteja prestes a se apagar, vá!
Portanto, Polaris fala sobre salvar alguém, mesmo que, aparentemente, isso custe tudo. A canção realmente espelha o que acontece no mangá: Mirio e Midoriya querem desesperadamente salvar Eri e dar-lhe a oportunidade de viver uma vida melhor, longe de Chisaki e das suas experiências. Essa é a promessa que os dois fazem, e da qual é referida na canção - a promessa de a salvar, custe o que custar.
2 - A animação
Agora sim, vamos passar à animação e tentar descobrir todos os segredos que ela contém.
Ok, para realmente analisarmos a abertura temos que ir por partes. Primeiro, o início. No início, temos os primeiros acordes da canção e vemos Midoriya a esticar a mão para agarrar algo que está distante. Esta é uma cena muito recorrente em aberturas de animes shounen, que basicamente simboliza o tentar chegar ao seu objetivo final.
Se repararem bem, há três transições na mão de Midoriya, mostrando as fases da sua vida: primeiro, aparece uma mão de criança, remetendo-nos para Midoriya criança querendo ser um herói tal e qual o All Might; em seguida, aparece o braço esticado mostrando a manga do uniforme preto do secundário, remetendo para o desejo de Midoriya se tornar um herói mesmo sem nenhuma singularidade; por fim, aparece a mão do Midoriya de hoje, repleta de cicatrizes de todas as vezes que ele deu cabo dos braços.
Só uma adenda, nas aberturas anteriores a silhueta de All Might marcava presença, mas desta vez Midoriya é deixado sozinho a encarar a luz. Isto tem claramente a haver com o facto do All Might se ter reformado e deixado, na prática, de ser um herói. Tal como ele disse após a Batalha de Kamino, agora é a vez de Midoriya. E por isso Midoriya está sozinho, a encarar a luz brilhante, pronto para se tornar num verdadeiro herói e deixar de correr atrás da sombra de All Might.
Após essa cena, temos um plano mais próximo da cara de Midoriya.
A princípio, Midoriya parece um pouco atabalhoado ou até mesmo surpreso, como se fosse suposto estar ali masi qualquer coisa ou alguém (All Might). Mas logo ele supera essa surpresa, demonstrando-se determinado a alcançar os seus objetivos e começa a correr.
Logo a seguir, passamos para a apresentação do logo da série, com ténues flashbacks indicando o caminho que Midoriya e o resto da turma 1-A já percorram.
Em seguida, passamos para uma série de plano mostrando as personagens.
Primeiro, é-nos mostrada toda a turma 1-A; segundo, All Might, Gran Torino e Aizawa, em transições extremamente rápidas. É de salientar que Aizawa aparece sozinho num sítio nublado, projetando um mau gouro. Bem, a verdade é que no mangá, durante a invasão do quartel de Chisaki, Aizawa acaba por se separar do grupo principal, ficando encarregado de acabar com um dos 8 Portões da Morte. Este fotograma parece fazer referência a isso e também ao facto de ele se preocupar com os seus alunos.
Depois, vemos os Big Three da U.A e os restantes heróis envolvidos na operação. E agora sim, o nosso primeiro vislumbre da Eri e de Chisaki.
A abertura mostra-nos que estas duas novas personagens irão ser importantes para a história (e são mesmo). O cenário usado parece ser numa floresta à noite, mostrando Eri a refletir em algo - e, por detrás dela, a figura de Chisaki ali a pairar. Isto não só cimenta Chisaki como o grande vilão do arco, como também demonstra que Eri está envolta na escuridão (que acarreta a tristeza e a solidão) - de alguma forma presa a Chisaki.
Voltamos a ver All Might, mas desta vez com Sir Nighteye. A sequência toda apenas serve para atiçar-nos dizendo que estas duas personagens têm um passado. E depois All Might começa a correr, encarando-nos com os seus olhos brilhantes e expressão séria.
Tudo isto remete para a conversa entre Midoriya e All Might sobre Sir Nighteye, em que All Might conta que Sir Nighteye previu a sua morte. Mesmo assim, All Might está determinado em continuar a viver e confrontar Shigaraki, neto da sua mentora.
Já a marcar o final da abertura, temos novamente uma série de transições rápidas e frenéticas, fazendo referência às várias batalhas que ocorrem durante o arco inteiro. Se olharem com muita atenção, irão reparar em Toga e Twice ali a flutuar, quando Asui estica a sua língua. Os dois aparecem como cláusulas do acordo firmado entre Shigaraki e Chisaki pelas novas drogas, capazes de aumentar o nível das singularidades.
Por fim, vemos Eri e Midoriya a cair em direção ao mar, enquanto estendem as mãos numa clara tentativa de se alcançarem um ao outro. Bem como já disse no início, Mirio e Midoriya fazem uma promessa de salvar Eri de Chisaki - custe o que custar. E a própria Eri também se quer libertar de Chisaki. E é por isso que ambos estendem as mãos: Midoriya para a salvar e Eri que aceita a sua ajuda.
A abertura fez referência ao capítulo 131
E assim se encerra a nossa análise da nova abertura de MHA. Espero que tenham gostado da minha análise - foi a primeira vez que fiz algo do género. Enfim, de vez em quando poderei fazer alguns posts deste género. Talvez também faça análise dos encerramentos. Quem sabe?
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