Avançar para o conteúdo principal

Akatsuki no Yona (vol. 33) | Opinião

Saudações caros leitores!

    Após uma curta pausa, exigida pela faculdade, estou de volta com as minhas leituras deste mangá incrível e maravilhoso. O 33º volume de ANY traz explosivas revelações sobre a família real, em especial o lado de Soo-Woon.

    Atenção: este artigo pode conter spoilers!

    Não se esqueçam de conferir os próximos volumes:

Sobre a autora

    Mizuho Kusanagi nasceu em fevereiro de 1979, em Kumamoto, no Japão. Em 2003, ela publicou a sua primeira série, Yoiko Kokoroe, na revista Hana to yume - detida pelo grupo Hakusensha. É em 2009 que ela começa a publicar aquela que é a sua série de mangá mais famosa até à data, Akatsuki no Yona, e que até ao momento conta já com mais de 40 volumes.

Sinopse

    A Princesa Yona vive uma vida ideal como a única princesa do seu reino. Mimada pelo pai, o rei, e protegida pelo seu fiel guarda Hak, aprecia o tempo passado com o homem que ama, Su-won. Mas tudo muda no seu 16º aniversário, quando uma tragédia atinge a sua família!

    Proibida de contactar Hak e os Quatro Dragões, Yona foge do seu quarto no Palácio Hiryuu! Mas quando ela estiver frente a frente com Su-won, o que dirá ela ao assassino do seu pai? Mais tarde, Yona descobre alguns mistérios do passado sobre os pais de Su-won!

Opinião

    Um dos aspetos que me cativou neste volume é forma como este se encontra estruturado. Porquê? Porque acho simplesmente genial. O volume parece estar estruturado como se de um thriller se tratasse. Continua a partir do exato momento em que o volume anterior terminou e vai afunilando cada vez mais a partir daí, até chegarmos às mencionadas reviravoltas. A bem da verdade, não são bem reviravoltas porque as mesmas já tinham sido aludidas nos volumes anteriores (como a doença do Soo-Woon), no entanto elas só são verdadeiramente exploradas neste volume - ou pelo menos começam a ser exploradas a partir deste volume.

    Primeiramente, tenho que falar dos dragões e do power move de Kija. Numa multidão de soldados, afirmar a plenos pulmões que ele só seguirá as ordens de Yona é de uma beleza. Não pude evitar aplaudi-lo. Claro que a autora aproveita igualmente o momento para demonstrar o poder que Soo-Woon exerce sobre o seu próprio exército ao conseguir manipular a situação a seu favor, inspirando os soldados. Outro fator que deve ser ressaltado são as conversas sobre uma possível guerra com o Império Kai. É certo que o Império Kai já tem sido aludido noutros instantes do mangá, contudo o tom das conversas entre as personagens sobre o tema passa a sensação que o mesmo será o tema do próximo arco.

    Agora passando para o assunto principal, Zeno revela um dos seus múltiplos segredos e descobrimos então exatamente do que se trata a doença de Soo-Woon. Ao mesmo tempo, Yona encontra no escritório deste (que antes pertencia ao seu pai) o diário da sua tia, Yong-Hi, e com isto desencadeamos uma série de flashbacks, detalhando as controvérsias da família real. Para ser sincera, achei demasiado conveniente o diário estar logo ali à mão de semear. Percebo que o diário em si não é assim tão importante - sendo apenas um gatilho para os flashbacks -, contudo não posso deixar de assinalar a conveniência da narrativa.

    O final do volume apenas me deixa ansiosa para descobrir mais segredos da família real e como os eventos evoluíram de tal forma para a história que conhecemos.

⭐⭐⭐⭐⭐

5/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª tem...

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #187

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será q...