Avançar para o conteúdo principal

Akatsuki no Yona (Vol. 36) | Opinião

 Saudações, caros leitores!

    Mais um dia, mais uma resenha do mangá de Akatsuki no Yona. O ambiente dentro das paredes do castelo está mais tenso que nunca. Enquanto isso, o Sul de Kai começa a tornar-se um protagonista mais presente neste arco. Intrigados? Pois, falemos então do trigésimo sexto volume desta incrível saga.

    Como sempre, deixo o alerta de spoilers, assim como os links dos volumes anteriores e dos próximos.

Sobre a autora

    Mizuho Kusanagi nasceu em fevereiro de 1979, em Kumamoto, no Japão. Em 2003, ela publicou a sua primeira série, Yoiko Kokoroe, na revista Hana to yume - detida pelo grupo Hakusensha. É em 2009 que ela começa a publicar aquela que é a sua série de mangá mais famosa até à data, Akatsuki no Yona, e que até ao momento conta já com mais de 40 volumes.

Sinopse

    Depois de conseguir escapar da sua cela, Mei-Nyan encontra Hak e convida-o para fugir com ela, mas ele recusa. Durante a fuga, acaba ferida e inconsciente, mas, felizmente, Yun resgata-a e cura-a. Entretanto, no Sul de Kai, apercebem-se que Mei-Nyan não voltou para casa como pensavam...

Opinião

    Eis-me aqui, sentada à frente do computador, a tentar escrever uma resenha minimamente coerente acerca do 36º volume de ANY, mas tudo o que consigo pensar é «como assim, Kusanagi?!». Ok, vamos respirar e organizar os pensamentos (ou pelo menos tentar). Então, se o volume anterior foi tenso, este é simplesmente explosivo.

    No volume anterior somos introduzidos a uma nova personagem: Mei-Nyan, a concubina principal do Chagol - no fundo, o rei do Sul de Kai. Descobrimos que Mei-Nyan partilha parentesco com Soo-Woon, uma vez que também ela é descendente do Rei Hiryuu. Sobre a personagem, acho-a um bocado maluca e intensa. Ao contrário dos descendentes que vivem em Kouka, Mei-Nyan foi criada na crença de que só os verdadeiros descendentes do Rei Hiryuu poderiam sentar-se no trono de Kouka. Ouvir os rumores sobre Yona e os quatro dragões, apenas lhe deixa um gosto amargo, levando-a a procurar Soo-Woon a instigá-lo a recuperar o seu legado por direito (claramente, sempre com ela ao seu lado). Não posso dizer que desgosto da personagem, somente que é uma personagem um tanto neutra para mim. Não tenho grandes opiniões sobre a mesma.

    Yoon volta a ter uma participação neste volume. Talvez nem todos os leitores concordarão comigo, mas creio que Yoon é das personagens mais esquecidas por Kusanagi, mesmo fazendo parte do grupo principal. A personagem é sobretudo relegada para o papel de mãe do grupo e são muito poucas as vezes que ele realmente tem uma participação mais ativa na história. Nada contra, apenas queria vê-lo a ter um maior desenvolvimento como o restante das personagens. Ainda assim, Yoon passa a tornar-se mais fundamental para a história, após Mei-Nyan revelar o segredo de Soo-Woon, obrigando Min-Soo a aceitá-lo como seu assistente a fim de proteger a sua vida. Com isso, Yoon parte, juntamente com Hak, para procurar uma forma de curar Soo-Woon.

    Simultaneamente, Soo-Woon convoca Zeno para perguntar-lhe se ele estaria interessado em ser o seu sucessor, sendo o principal critério o facto de ele ser imortal. Naturalmente, Zeno recusa e, em vez disso, sugere Yona para o cargo. Sinceramente, eu ainda não sei muito bem o que pensar sobre esta cena toda. Para acrescentar lenha à fogueira, Zeno profere uma declaração enigmática que apenas me faz temer sobre o futuro do mangá como um todo.

    Após o fracasso da missão diplomática, a guerra entre Kouka e o Sul de Kai é agora inevitável. Quando um ataque nas terras da Tribo da Terra deixa o General Geun-Tae incapacitado, Kei-Shuk recorre mais uma vez a Yona, pedindo que esta assuma o comando do exército na eventualidade de Soo-Woon ter uma nova recaída.

    A única coisa que sou capaz de retirar deste volume é que estamos a assistir a uma tempestade de coisas, sem nenhuma garantia acerca do futuro das nossas queridas personagens. As próprias capas dos próximos volumes (sim, fui espreitar) só aumentam a ansiedade. Kusanagi prepara-se para nos entregar um arco deveras intenso.

⭐⭐⭐⭐⭐

5/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Carmen Sandiego - nova série de animação da Netflix

Poster oficial   Gostas das séries originais da Netflix? Então vais gostar de saber que vem aí mais uma série original do serviço de streaming.   Carmen Sandiego é a mais recente série de animação da Netflix. A série baseia-se na franchise de jogos da Broderbund, com o mesmo nome. A personagem Carmen Isabella Sandiego é bastante famosa nos Esatdos Unidos, tendo já originado 3 séries no passado. Segundo a Netflix, a série pretende focar-se mais na personagem e na sua história, mostrando as suas origens. Sinopse   Carmen Sandiego é uma mestre na arte de roubar, mas não se deixem enganar: a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com os maléficos planos da VILE.   Elenco   São escassas as informações divulgadas no que concerne ao elenco original. Sabe-se apenas que Gina Rodriguez irá dar voz à protagonista e Finn Wolfhard (ator já conhecido da Netflix, que interpreta a personagem de Mike Wheeler em Stranger Things ) irá dar voz a...

3ª temporada de Snowfall

Poster oficial   Gostas de drama? Gostas de crime? Então não percas a 3ª temporada de Snowfall ! Sobre a série   A série é da criação de John Singleton, Eric Amadio e Dave Andron. Produzida pela emissora FX, a série conta, no seu total, com 20 episódios. A 1ª temporada estreou em 2017. Sinopse   Situada em Los Angeles no ano de 1983, a série gira em torno da primeira epidemia de crack e o seu impacto na cultura da cidade , seguindo as histórias de vários personagens cujas vidas estão condenadas a cruzar-se: o traficante de drogas Franklin Saint, de 19 anos, o lutador mexicano Gustavo "El Oso" Zapata, o agente da CIA Teddy McDonald e a sobrinha de um chefe de crime mexicano, Lucia Villanueva.   Elenco   No elenco contamos com a participação de: Damson Idris como Franklin Saint Carter Hudson como Teddy McDonald Emily Rios como Lucia Villanueva Sergio Peris-Mencheta como Gustavo "El Oso" Zapata Isaiah John como Leon Simmons Amin Jos...