Avançar para o conteúdo principal

Hell's Paradise (Volume 7) | Opinião #198

 Olá a todos!

    Com um volume intenso, Hell's Paradise continua a surpreender pela sua qualidade artística e narrativa.

Atenção: este artigo contém spoilers!

    Não te esqueças de conferir as resenhas dos restantes volumes:

Sobre o autor

    Yuji Kaku é um artista de mangá japonês. Depois de trabalhar como editor, Kaku começou a trabalhar como artista de mangá em 2009 com Memory Customs, um one-shot publicado na Jump Square. Em 2013, lançou sua primeira série, Fantasma. Depois de trabalhar como assistente de Tatsuki Fujimoto, Kaku lançou a sua segunda série, Hell's Paradise, no aplicativo Shōnen Jump+, que rapidamente cresceu em popularidade.

Sinopse

    Gabimaru e Choubee perderam totalmente o controle de si mesmos devido ao uso exaustivo de Tao e estão consumindo um ao outro numa batalha mortal! É somente graças às vozes de Sagiri e Touma que ambos conseguem voltar ao normal. Com os objetivos dos Tensen ficando cada vez mais claros e Choubee sob a tutela de um deles, Gabimaru e os outros pensam em como lidar com a situação, mas um novo grupo chega à ilha e o Hourai mergulhará em caos!! A aventura dramática de um ninja no limiar entre a vida e a morte chega ao seu sétimo volume!!

Opinião

    Se o volume anterior era marcado por um justo equilíbrio entre ação e exposição, o volume 7 é caracterizado sobretudo pela ação, sem um momento para respirar e pôr as ideias em ordem.

“O mal não nasce só do coração das pessoas, ele também é gerado pelo ambiente em que elas crescem”
    Logo de caras, somos apresentados a uma nova personagem, Shugen. Na realidade, somos apresentados a várias logo de uma só vez, todavia é apenas Shugen que recebe um maior destaque. Quando Mei anuncia que um novo grupo desembarcou na ilha, os sobreviventes ficam de pé atrás, uma vez que não sabem se este novo grupo poderá ser aliado ou um inimigo. Naturalmente, que nós leitores possuímos informações privilegiadas e sabemos de antemão que são inimigos. No entanto, paira no ar a questão se os Yamada Asaemon que os acompanham poderão ou não unir-se com os seus colegas sobreviventes. É pela boca de Shion que o autor rechaça quaisquer que sejam as nossas esperanças e nos relembra que Hell's Paradise não é o mundo cor-de-rosa da maioria dos shounen, onde basta trocar duas frases e ficamos todos amigos. Shugen é uma personagem que desperta alguma ambiguidade. Se por um lado, ele é visto pelos seus companheiros Yamada Asaemon como gentil, prestável e amigável; por outro, podemos dizer que ele é um vilão, matando tudo e todos que estão no seu caminho, procurando agradar as chefias. As próprias atitudes desta personagem assim que chega à ilha e se depara com toda a carnificina roçam exatamente a vilania.

    Apesar de todas as incógnitas, o grupo decide ater-se ao plano original: encontrar o elixir e sair da ilha. Para isso, tanto executores Yamada quanto criminosos decidem continuar a trabalhar em conjunto. É a partir deste momento que a loucura tem início. O autor aproveita para explicar e adicionar novas regras ao sistema de poder, influenciando os novos confrontos entre o nosso grupo de desfavorecidos e os Tensen. É de ressaltar que as explicações jamais chegam a ser densas, sendo apresentadas de forma dinâmica e mantendo ritmo alucinante deste volume em particular. Com essas novas noções, as nossas queridas personagens decidem então partir logo para a ação, invadindo o Horai.

    Mais uma vez, Yuji Kaku liberta toda a sua criatividade, construindo cenários extremamente detalhados, procurando inspirações quer na tradição chinesa, quer na tradição japonesa. Mesmo quando é aplicado o filtro de visão noturna - simbolizando o Tao -, as ilustrações nunca chegam a perder a sua beleza. A coreografia das lutas continua a ser dinâmica e interessante, uma vez que, até ao momento, nenhuma luta é igual à anterior - todas assumindo novos contornos, à medida que as personagens (e, por conseguinte, nós leitores) se vão inteirando do funcionamento do Tao, e adaptando-se ao espaço onde estas são travadas.

    A sensação com que fiquei ao ler este sétimo volume é que não só se dá uma mudança de arco, como também a própria narrativa está a entrar na sua fase final. Com ainda cinco volumes por ler - os quais contêm um total de 61 capítulos -, eu realmente me pergunto o que estará para acontecer.

⭐⭐⭐⭐⭐

4.5/5

Boas leituras e até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok