Prontos para mais uma resenha de Hell's Paradise, a magistral série criada por Yuji Kaku?
Atenção: este artigo contém spoilers!
Não te esqueças de conferir as resenhas dos restantes volumes:
- Hell's Paradise (Volume 1)
- Hell's Paradise (Volume 2)
- Hell's Paradise (Volume 3)
- Hell's Paradise (Volume 4)
- Hell's Paradise (Volume 5)
- Hell's Paradise (Volume 6)
- Hell's Paradise (Volume 7)
- Hell's Paradise (Volume 9)
- Hell's Paradise (Volume 10)
- Hell's Paradise (Volume 11)
- Hell's Paradise (Volume 12)
- Hell's Paradise (Volume 13)
Sobre o autor
Sinopse
Opinião
Bem, o que dizer sobre o oitavo volume desta série magistral? Luta, luta...e desenvolvimento de personagens.
"Nas horas difíceis pense só nas coisas que ama"
Se o sétimo volume desta série magistral se pautou por um equilíbrio perfeito entre ação e exposição, este oitavo volume vai prego a fundo na loucura e oferece-nos duas batalhas incríveis. Correndo contra o tempo e tentando evitar o novo pessoal que chegou à ilha, Gabimaru e as restantes personagens decidem invadir o Hourai e roubar o elixir da vida. Obviamente que, por muito inteligente que seja, nenhum plano ficcional que se preze corre às mil maravilhas. Assim sendo, as personagens veem-se confrontadas com os Tensen - que parecem já saber do seu plano de antemão, por conta das informações fornecidas por Choubei.
O que dizer destas batalhas? Bem, são um verdadeiro colírio para os olhos. O autor revela a sua maestria no que toca às batalhas, com coreografias de lutas interessantes, sempre subindo o perigo e a tensão associados. A verdade é que nenhuma luta é igual neste mangá e apenas tenho que dar os meus parabéns, pois isso revela um cuidadoso planeamento por parte do autor. Mas desenganem-se se este volume é somente tiro e porrada. Não, também somos prendados com desenvolvimento de personagens. Para mim, a que mais se destacou neste volume foi certamente a Yuzuriha.
Yuzuriha é uma personagem que desde o início da história é definida pela sua atitude excêntrica e um tanto egoísta, pondo a sua vida e as suas necessidades acima dos outros. Não é para menos, afinal ela é uma kunoichi, obrigada a submeter-se a um coletivo que pouco se importa com os seus membros, treinados para serem carne para canhão. As suas atitudes podem parecer-nos egoístas, mas, tendo em conta os seus arredores, são passíveis de entendimento e até de alguma empatia. Num mundo que considera pessoas como ela lixo, Yuzuriha decide valorizar-se e tomar as rédeas da sua vida nas suas mãos, em vez de ser controlada por terceiros. Naturalmente, numa situação de vida ou de morte, laços acabam por ser formados, quer queiramos quer não, e com Yuzuriha não é exceção. O facto de ela decidir ajudar Gabimaru na luta contra Lan - e não virar as costas quando a oportunidade se apresenta - mostra-nos o grande desenvolvimento que esta personagem teve ao longo do mangá, pondo as suas necessidades de lado por um instante e ajudando o coletivo. Um outro ponto interessante sobre a personagem é que é revelado, por meio de flashbacks, que esta tem sim uma irmã! Ou pelo menos tinha, pois suspeito que a irmã já tenha falecido. Uma coisa que me colocou uma pulga atrás da orelha foi a ambiguidade dos destino da nossa best girl. No final da batalha contra Lan, Yuzuriha está gravemente ferida, quase a beirar a morte. Vi muitas resenhas que lamentam a morte da personagem, mas a verdade é que eu suspeito que ela ainda não tenha passado desta para melhor. Pode ser muita ingenuidade minha, no entanto eu acredito mesmo que a personagem apenas parou por um momento para descansar um pouco e se recuperar. Rezo para que ela realmente não tenha morrido.
Uma coisa que me preocupa é o segundo grupo de recém-chegados, liderados por Shugen. No volume anterior, a última vez que os vimos eles estavam a caminho do Hourai montados nos monstros. Ora, levando em conta a dimensão dos bichos, eles provavelmente não demoraram muito a chegar ao Hourai, o que me deixa um pouco preocupada. De que forma a presença deles irá atrapalhar o plano do grupo principal? Estou ansiosa para ler o próximo volume e descobrir.
⭐⭐⭐⭐⭐
5/5
Boas leituras e até à próxima!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário