Avançar para o conteúdo principal

Hell's Paradise (Volume 13) | Opinião #208

 Olá a todos!

    Concluir uma saga não é tarefa fácil. Seja em banda desenhada ou numa acessão tradicional do livro, uma conclusão pressupõe uma resposta (minimamente) satisfatória aos mistérios levantados no decorrer da narrativa, o fechar dos diferentes arcos de personagens e uma cena final, encerrando assim a narrativa - podendo esta ser uma cena fechada ou uma cena que deixa em aberto o futuro das personagens para lá da narrativa, mas que nós leitores já não iremos acompanhar essa fase da sua vida. Portanto, não é de estranhar que muitas sagas começam bem e acabam mal, pois os autores não conseguiram escrever um final que faça sentido para a história e que, ao mesmo tempo, satisfaça os leitores. Felizmente, Yuji Kaku conseguiu entregar um final brilhante e merecido para Hell's Paradise.

    Não se esqueçam de conferir as minhas resenhas dos volumes anteriores:

Sobre o autor

    Yuji Kaku é um artista de mangá japonês. Depois de trabalhar como editor, Kaku começou a trabalhar como artista de mangá em 2009 com Memory Customs, um one-shot publicado na Jump Square. Em 2013, lançou sua primeira série, Fantasma. Depois de trabalhar como assistente de Tatsuki Fujimoto, Kaku lançou a sua segunda série, Hell's Paradise, no aplicativo Shōnen Jump+, que rapidamente cresceu em popularidade.

Sinopse

    O navio de Rien segue rumo ao arquipélago japonês com um único objetivo: reviver Jofuku, seu marido!! Depois de tantos sacrifícios, finalmente Gabimaru e seus companheiros alcançam sua algoz e uma grande batalha tem início!! Conseguirão os humanos prevalecer diante do poder avassalador de Rien?! Conseguirá Gabimaru retornar para os braços de Yui, sua esposa?! Chegou o momento da conclusão!!

Opinião

"Just beacuse you’ve sinned in the past, it’s not as if you’re forbidden from seeking a sense of normalcy"

    Neste último volume, Sagiri e Gabimaru lutam contra Lien com todas as suas forças. Sagiri, acumulando tudo o que ela viveu na ilha (a raiva, o desepero, mas também os laços que criou com as outras personagens), encontra o ponto perfeito do Tao - o caminho do meio. Sagiri é das personagens que eu mais gostei desde o início; vê-la finalmente alcançar todo o seu potencial, surpreendendo tudo e todos, é realmente um momento que consolida todo o desenvolvimento da sua personagem, o qual foi muito interessante de acompanhar. Por seu turno, Gabimaru luta desesperadamente contra os efeitos da arborificação, sempre mantendo a imagem da sua mulher na sua mente para não perder o controlo. Ver estes dois trabalharem em equipa é um espetáculo visual impressionante. Em toda a luta, há uma sensação de silêncio, focando a nossa atenção na ação e nas tácticas utilizadas para combaterem um inimigo que é superior a eles. Apenas posso imaginar esta cena no anime, com uma música de fundo e o som dos golpes aplicados.

    O volume 13 não é dos mais emocionais da saga, mas cumpre bem a sua função, pois nas páginas finais não podia deixar de sorrir ante a doçura de ver cada personagem seguir o seu próprio caminho e conquistar a sua tão merecida liberdade. Há sim esse sentimento de conclusão tão aguardado, pautado pela esperança de que as nossas personagens possam então desfrutar das suas vidas em paz.

    Em treze volumes, Hell's Paradise explorou temas religiosos e conceitos de moralidade, mesclando-os com ação e terror corporal, numa arte de tirar o fôlego de tão impressionante e bonita que é. Hell's Paradise foi das maiores surpresas literárias que tive este ano, pelo que fico estupefacta com o facto de não ser uma história tão sobejamente conhecida como Chainsaw Man ou Jujutsu Kaisen, dado apresentar uma história de qualidade e personagens muito mais interessantes. Certamente que irei revisitar esta magnífica história no futuro.

⭐⭐⭐⭐⭐

5/5

Até à próxima e boas leituras!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Carmen Sandiego - nova série de animação da Netflix

Poster oficial   Gostas das séries originais da Netflix? Então vais gostar de saber que vem aí mais uma série original do serviço de streaming.   Carmen Sandiego é a mais recente série de animação da Netflix. A série baseia-se na franchise de jogos da Broderbund, com o mesmo nome. A personagem Carmen Isabella Sandiego é bastante famosa nos Esatdos Unidos, tendo já originado 3 séries no passado. Segundo a Netflix, a série pretende focar-se mais na personagem e na sua história, mostrando as suas origens. Sinopse   Carmen Sandiego é uma mestre na arte de roubar, mas não se deixem enganar: a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com os maléficos planos da VILE.   Elenco   São escassas as informações divulgadas no que concerne ao elenco original. Sabe-se apenas que Gina Rodriguez irá dar voz à protagonista e Finn Wolfhard (ator já conhecido da Netflix, que interpreta a personagem de Mike Wheeler em Stranger Things ) irá dar voz a...

3ª temporada de Snowfall

Poster oficial   Gostas de drama? Gostas de crime? Então não percas a 3ª temporada de Snowfall ! Sobre a série   A série é da criação de John Singleton, Eric Amadio e Dave Andron. Produzida pela emissora FX, a série conta, no seu total, com 20 episódios. A 1ª temporada estreou em 2017. Sinopse   Situada em Los Angeles no ano de 1983, a série gira em torno da primeira epidemia de crack e o seu impacto na cultura da cidade , seguindo as histórias de vários personagens cujas vidas estão condenadas a cruzar-se: o traficante de drogas Franklin Saint, de 19 anos, o lutador mexicano Gustavo "El Oso" Zapata, o agente da CIA Teddy McDonald e a sobrinha de um chefe de crime mexicano, Lucia Villanueva.   Elenco   No elenco contamos com a participação de: Damson Idris como Franklin Saint Carter Hudson como Teddy McDonald Emily Rios como Lucia Villanueva Sergio Peris-Mencheta como Gustavo "El Oso" Zapata Isaiah John como Leon Simmons Amin Jos...