Avançar para o conteúdo principal

O oráculo escondido (As provações de Apolo #1) | Opinião #233

 Saudações caros leitores!

    Após ter assistido à 1ª temporada de Percy Jackson, fiquei com uma vontade enorme de regressar ao Riordanverso. Para tal, decidi que estava mais que na altura de ler As provações de Apolo e Magnus Chase.

    Numa nota à parte, fiz uma ligeira confusão por onde devia começar. Atendendo a recomendações por parte de amigos, irei então ler de seguida Magnus Chase e depois então terminar com As provações de Apolo.

Confere outros livros do autor:

  1. Percy Jackson e o ladrão de raios (Percy Jackson e os Olimpianos #1)
  2. O herói perdido (Os heróis do Olimpo #1)
  3. A pirâmide vermelha (As crónicas dos Kane #1)

Sobre o autor

    Rick Riordan é o autor best-seller nº 1 do New York Times de mais de vinte romances para jovens leitores, incluindo a série Percy Jackson, as Crônicas dos Kane, a série Magnus Chase e os Desafios de Apolo. Ele também é o autor da premiada série de mistério Tres Navarre para adultos.

    Por quinze anos, Rick ensinou inglês e história em escolas de ensino médio públicas e privadas na área da baía de São Francisco e no Texas. Enquanto ensinava em San Antonio, o Saint Mary's Hall o homenageou com o primeiro Master Teacher Award da escola. Enquanto ensinava em tempo integral, Riordan começou a escrever romances de mistério para adultos. Sua série Tres Navarre passou a ganhar os três principais prêmios nacionais no gênero mistério – o Edgar, o Anthony e o Shamus. Riordan virou-se para a ficção infantil quando começou O Ladrão de Raios como uma história de ninar para seu filho mais velho.

    Hoje, mais de cem milhões de cópias de seus livros são impressas apenas nos Estados Unidos, e os direitos foram vendidos em mais de 37 países. Rick Riordan agora escreve em tempo integral. Ele mora em Boston com sua esposa e dois filhos.

Sinopse

Como se castiga um imortal? Ao torná-lo humano!

    Após irritar o pai Zeus, o deus Apolo é expulso do Olimpo. Fraco e desorientado, aterra em Nova Iorque como um adolescente normal. Agora, sem os poderes divinos, a divindade de quatro mil anos tem de aprender a sobreviver no mundo moderno até encontrar uma forma de recuperar o favor de Zeus.

    Agora, o ex-deus terá de solucionar esses mistérios, recuperar o Oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.

Opinião

Meg McCaffrey, as profecias são os catalisadores de todos os acontecimentos importantes, de todas as demandas, de todas as batalhas, de todos os desastres, de todos os milagres, de todos os nascimentos, de todas as mortes. As profecias não se limitam a prever o futuro, modelam-no, permitem que ele aconteça.

    Dando continuidade a Heróis do Olimpo, As provações de Apolo tem como protagonista, adivinharam, o deus Apolo. Castigado por Zeus, Apolo torna-se num mortal. O deus sol tem de executar trabalhos por um certo período de tempo, se quiser voltar a cair nas boas graças do rei do Olimpo e voltar a ser um deus de pleno direito. Ele acaba por encontrar nas ruas de Nova Iorque Meg McCaffrey, uma semideusa estranha e enigmática, que reclama os seus serviços, tornando-se sua mestra. Uma vez no Acampamento Meio-Sangue, Apolo e Meg descobrem que o Oráculo de Delfos não está a funcionar e as comunicações também estão a ser sabotadas. Os dois procuram então solucionar os mistérios que rodeiam o Oráculo.

    O Tio Rick realmente sabe como escrever um livro repleto de humor. Em termos de humor, Apolo não perde para algumas das personagens mais sarcásticas do Riordanverso. O único diferencial do humor deste livro prende-se com o choque de realidade. Apolo é um dos deuses mais egocêntricos do Olimpo e agora que se vê na forma mortal - e ainda por cima um adolescente -, naturalmente que a personagem não está feliz e até tenta negar a realidade.

Apolo, meu neto, meu querido...alguma vez o facto de alguém ser um deus impediu que fosse estúpido?

    Eu vi muitas pessoas desagradadas com a narração de Apolo. Pessoalmente, não tive qualquer problema. Sim, Apolo é extremamente egocêntrico, mas isso é apenas no início. No decorrer do livro, verificamos um verdadeiro desenvolvimento da personagem, adquirindo um pouco mais de humildade. Além do mais, o Tio Rick deixa antever que, apesar de imortal, Apolo não deixa de ter arrependimentos. Há espaço para crescer e estou curiosa para ver como o seu desenvolvimento se vai desenrolar.

    Grande parte do desenvolvimento verificado em Apolo é despoletado por Meg McCaffrey. Meg é uma personagem um tanto misteriosa, com mudanças de humor extremamente rápidas. A relação entre os dois é muito engraçada e fofa. É uma amizade que traz às duas personagens algo que eles não tinham antes: uma espécie de conforto e companheirismo.

- Não devias estar na mesa de Hades, Nico?
- Sim. Mas se me sentar sozinho à minha mesa, acontecem coisas estranhas. O chão abre rachas por onde os zombies saem para começarem a andar de um lado para o outro. Um transtorno que eu não consigo controlar. Foi o que disse a Quíron.
- E é verdade?
- Tenho um bilhete do meu médico
- O médico dele sou eu
- Quíron decidiu que não valia a pena discutir. Desde que eu me sente a uma mesa com outras pessoas, como...como esta malta, por exemplo...os zombies mantêm-se afastados e toda a gente fica feliz.
- Não existe coisa mais estranha. É claro que Nico nunca faria mau uso dos seus poderes para conseguir o que quer.
- É claro que não.

    Sendo uma saga que dá continuidade a Heróis do Olimpo e que tem como objetivo dar um encerramento ao mundo de Percy Jackson (pelo menos, esse era o plano original, creio eu), muitas das personagens que nós já conhecemos fazem uma aparição especial. De todas, gostei mais de reencontrar Will e Nico que agora estão numa relação oficial. Pessoalmente, gostaria de ver mais destas duas personagens, em especial Will - que nunca teve um grande desenvolvimento nos outros livros. Também temos a introdução de novas personagens. Creio que esta deve ser a saga mais inclusiva do Tio Rick porque temos a menção a várias personagens de outras nacionalidades que não estadunidense.

    Em suma, O oráculo escondido apresenta um novo problema para o mundo dos semideuses, com um novo/velho protagonista com um grande potencial de desenvolvimento. Mal posso esperar para ler os restantes livros.

⭐⭐⭐⭐

4/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As minhas leituras 2022/2023

2022 Janeiro O filho das sombras (Saga Sevenwaters #2)  de Juliet Marillier A filha da profecia (Saga Sevenwaters #3)  de Juliet Marillie r Siren's Lament (1ª temporada)  de instantmiso O herdeiro de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #4)  de Juliet Marillier A vidente de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #5)  de Juliet Marillier Fevereiro A chama de Sevenwaters (Saga Sevenwaters #6)  de Juliet Marillier Cidade dos Ossos (Os instrumentos mortais #1)  de Cassandra Clare Cidade de Cinzas (Os instrumentos mortais #2)  de Cassandra Clare Castle Swimmers (T2 - parte 2)  de Wendy Lian Martin Março Cidade de Vidro (Os instrumentos mortais #3)  de Cassandra Clare Swimming lessons for a mermaid  de Yongchan O ódio que semeias  de Angie Thomas Abril Belgravia  de Julian Fellowes The promised neverland (Volume 9)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu The promised neverland (Volume 10)  de Kaiu Shirai e Posuka Demizu Siren´s Lament (2ª temporada)  de instantmiso Maio A vida invisível de Addie LaRue  de V. E.

The Dragon Prince | Teorias #2

Poster oficial   Olá Xadianos! Prontos para mais um artigo sobre The Dragon Prince ? Hoje venho partilhar convosco as minhas teorias.   A 2ª temporada já estreou na Netflix, no passado dia 15 de fevereiro, contudo ainda não tive oportunidade de assistir à nova temporada. Por isso, as minhas teorias só irão abranger os eventos da 1ª temporada .    Já agora aviso que este artigo pode conter spoilers . 1 - O Rei Harrow não morreu!   Começamos com uma teoria polémica: o Rei Harrow, na verdade, não morreu. Primeiro vamos analisar as evidências.   Quando Harrow prepara-se para enfrentar os Elfos das Sombras, Lorde Viren apresente-lhe uma solução alternativa - deixar que outro ocupe o seu lugar. Viren mostra uma cobra que devora almas e que possui duas cabeças. Segundo Viren, a cobra morderia Harrow e outra pessoa devorando as suas almas e depois ele utilizaria magia negra para trocar as almas. Assim os elfos apenas matariam apenas o seu corpo e não a sua alma, ou seja, Har

Harukaze no étranger (Volume 1) | Opinião #186

  Olá a todos!     Cá estou de volta, com a crítica de Harukaze no étranger - continuação de úmibe no étranger .     Atenção, esta crítica pode conter spoilers! Sobre a autora Quase nada se sabe sobre a autora. A sua biografia no site Goodreads apenas indica que esta é uma mangaká. Sinopse      Uma história de amor entre um romancista assumidamente gay e um jovem que enfrenta uma dor que recentemente foi transformada em um filme de anime! A continuação de Seaside Stranger Vol. 1: Umibe no Etranger .       Desde que seus pais o rejeitaram por ser gay, Shun mora com sua tia em uma pequena ilha perto de Okinawa. Um dia, ele conhece Mio, um estudante do ensino médio que recentemente perdeu os pais e agora passa os dias sentado à beira-mar. Os dois jovens começam a se abrir um com o outro... até que Mio revela que está indo embora. Três anos depois, um Mio adulto retorna à ilha para confessar seus verdadeiros sentimentos, mas será que Shun está pronto para um relacionamento? Opinião      Ok