Avançar para o conteúdo principal

Haikyuu (Vol. 24) | Opinião #250

 Saudações caros leitores!

    Hoje venho publicar aqui neste blogue mais uma resenha de Haikyuu. Desta vez, venho falar sobre o vigésimo quarto volume do mangá - o qual compreende os capítulos 208 e 216.

    Atenção: este artigo pode conter spoilers.

    Não se esqueçam de conferir os próximos volumes:

Sobre o autor

    Haruichi Furudate nasceu a 7 de Março de 1983, em Karumai, na prefeitura de Iwate, Japão. Em 2008, o mangaka publica um one-shot, intitulado King Kid - o qual recebeu menções honrosas. No ano de 2010, publicou a sua primeira série na revista Weekly Shounen Jump. É em 2012 que Furudate começa a trabalhar no seu trabalho mais notável até à data, Haikyuu. No ano de 2015, o mangá é galardoado com o Shokugan Manga Award, na categoria shounen. Haikyuu terminou a sua serialização em julho de 2020, sendo que nessa altura encontrava-se entre os cincos mangás mais vendidos ao redor do mundo.

Sinopse

    Shoyo Hinata quer provar que no voleibol não é preciso ser alto para voar!

    Desde que viu o lendário jogador conhecido como “o Pequeno Gigante” competir nas finais nacionais de voleibol, Shoyo Hinata tem como objetivo ser o melhor jogador de voleibol de todos os tempos! Quem disse que é preciso ser alto para jogar voleibol quando consegue saltar mais alto do que qualquer outra pessoa?

    Karasuno qualificou-se para o Torneio de Primavera! A equipa esforça-se por praticar mais do que nunca, mas Takeda apressa-se imediatamente a anunciar que Kageyama está convidado a participar no All-Japan Under 19 Youth Training Camp, enquanto Tsukishima é convidado para o Rookie Camp da província de Miyagi! A transbordar de ciúmes e inspirada por um comentário improvisado feito por Yamaguchi, Hinata decide entrar em ação e invadir o campo de treino de novatos!

Opinião

    Um novo arco de treinamento inicia-se! Kageyama é convidado para um acampamento intensivo a nível nacional para jovens menores de 19 anos e Tsukishima é convidado para um programa semelhante a nível da província, organizado pelas escolas Johzenji e Shiratorizawa. Para surpresa de todos, Hinata não é convidado para nenhum.

Não existem atalhos para nenhum lugar que valha a pena chegar. Para alcançar algo realmente incrível é necessário dar um passo de cada vez

    Depois das vitórias incríveis que Karasuno alcançou, seria de esperar que Hinata também fosse notado. No entanto, a realidade é mais dura que isso. Furudate relembra-nos que para escalar uma montanha é preciso ir com calma e às vezes precisamos recuar um passo, de forma a podermos voltar ao caminho certo. Por mais que Hinata seja um jogador impressionante, ainda lhe falta muita técnica. Mais uma vez é levantado o facto que é Kageyama quem move a dupla e que sem ele, Hinata não possui força suficiente para estar na quadra por direito próprio.

    Na sua afobação por alcançar Kageyama, Hinata invade o acampamento de treino de Miyagi - o que causa bastante transtornos. Apesar disso, Washijou permite a sua participação, mas apenas como ajudante. Ou seja, Hinata terá que encher garrafas de água, lavar coletes, limpar o ginásio e apanhar as bolas. Não poderá de forma alguma jogar. Para alguém que sempre perseguiu a bola com afinco e excitação, não poder jogar uma única vez é desolador. Ainda assim, a personagem não se deixa abater e rapidamente começa a notar em coisas que não havia percebido antes. É a partir deste volume que o cérebro de Hinata realmente começa a mudar a sua forma de pensar. É impressionante, assustador e inspirador acompanhar a sua progressão. A personagem começa a ficar ainda mais imersa no vólei, vivendo e respirando apenas para isso. O progresso de Hinata acaba por influenciar as demais personagens - e eu diria que nós leitores também.

    Ver Hinata progredir mais um passo na sua jornada empolgou-me a um nível bastante pessoal, obrigando-me até a refletir no caminho que já percorri e no que eu posso fazer a seguir, ou como posso dar continuidade a certos projetos de vida. É aqui que reside a beleza de Haikyuu. O tema pode ser o voleibol, porém as lições que são transmitidas no mangá são aplicáveis a qualquer coisa na nossa vida, a qualquer paixão ou interesse que nos mova mesmo que seja algo completamente diferente e possivelmente nada a ver com desporto de todo. Independentemente disso, a jornada é similar; todos passamos pelos mesmos pontos que são demonstrados no mangá. Muitos de vós poderão concordar comigo (ou discordar, cada um tem a sua opinião) que esta é uma das razões do sucesso de Haikyuu: é fácil identificarmo-nos com as personagens e vermo-nos espelhados nas mesmas e nas suas lutas.

    Em suma, o volume coloca Hinata num novo ponto da sua jornada. Ainda é o início, contudo o seu desfecho promete ser memorável.

⭐⭐⭐⭐⭐

5/5

Até à próxima!

Ellis

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O rapaz que ouvia as estrelas | Opinião #14

Capa do livro   Olá gente! Hoje venho partilhar as impressões do livro O rapaz que ouvia as estrelas de Tim Bowler. Espero que gostem! Sobre o autor     Tim Bowler é um dos autores mais cativantes e originais da atual literatura infantojuvenil britânica. De entre as suas diversas obras, muitas delas premiadas, conta-se o muito aclamado O Rapaz do Rio, que foi distinguido com o prestigiado Carnegie Medal, e O Rapaz que Ouvia as Estrelas Resumo   Seguimos a história de Luke Stanton, dois anos após a morte do pai. Luke é um rapaz de 14 anos que tem um talento para a música e para o piano, tal como o seu pai. Mas há uma coisa que diferencia Luke do resto das pessoas: ele consegue ouvir os sons e as músicas de tudo o que o rodeia. Cada árvore, cada pedra, cada pessoa tem a sua própria melodia e Luke consegue ouvi-las.   Luke ainda sofre com a morte repentina do pai e a sua vida começa a complicar-se. a mãe começa a namorar outro homem e o grupo com q...

Carmen Sandiego - nova série de animação da Netflix

Poster oficial   Gostas das séries originais da Netflix? Então vais gostar de saber que vem aí mais uma série original do serviço de streaming.   Carmen Sandiego é a mais recente série de animação da Netflix. A série baseia-se na franchise de jogos da Broderbund, com o mesmo nome. A personagem Carmen Isabella Sandiego é bastante famosa nos Esatdos Unidos, tendo já originado 3 séries no passado. Segundo a Netflix, a série pretende focar-se mais na personagem e na sua história, mostrando as suas origens. Sinopse   Carmen Sandiego é uma mestre na arte de roubar, mas não se deixem enganar: a sua verdadeira missão é viajar pelo mundo para acabar com os maléficos planos da VILE.   Elenco   São escassas as informações divulgadas no que concerne ao elenco original. Sabe-se apenas que Gina Rodriguez irá dar voz à protagonista e Finn Wolfhard (ator já conhecido da Netflix, que interpreta a personagem de Mike Wheeler em Stranger Things ) irá dar voz a...

3ª temporada de Snowfall

Poster oficial   Gostas de drama? Gostas de crime? Então não percas a 3ª temporada de Snowfall ! Sobre a série   A série é da criação de John Singleton, Eric Amadio e Dave Andron. Produzida pela emissora FX, a série conta, no seu total, com 20 episódios. A 1ª temporada estreou em 2017. Sinopse   Situada em Los Angeles no ano de 1983, a série gira em torno da primeira epidemia de crack e o seu impacto na cultura da cidade , seguindo as histórias de vários personagens cujas vidas estão condenadas a cruzar-se: o traficante de drogas Franklin Saint, de 19 anos, o lutador mexicano Gustavo "El Oso" Zapata, o agente da CIA Teddy McDonald e a sobrinha de um chefe de crime mexicano, Lucia Villanueva.   Elenco   No elenco contamos com a participação de: Damson Idris como Franklin Saint Carter Hudson como Teddy McDonald Emily Rios como Lucia Villanueva Sergio Peris-Mencheta como Gustavo "El Oso" Zapata Isaiah John como Leon Simmons Amin Jos...