Olá a todos!
Estou de volta para mais uma resenha de Hell's Paradise, o mangá pelo qual tenho andado obcecada este ano. Devo dizer que de todos os volumes que li até ao momento, este foi o mais fraquinho. Continuem a ler para descobrir o porquê.
Antes disso, não se esqueçam de espreitar as minhas resenhas dos outros volumes:
- Hell's Paradise (Volume 1)
- Hell's Paradise (Volume 2)
- Hell's Paradise (Volume 3)
- Hell's Paradise (Volume 4)
- Hell's Paradise (Volume 5)
- Hell's Paradise (Volume 6)
- Hell's Paradise (Volume 7)
- Hell's Paradise (Volume 8)
- Hell's Paradise (Volume 10)
- Hell's Paradise (Volume 11)
- Hell's Paradise (Volume 12)
- Hell's Paradise (Volume 13)
Sobre o autor
Yuji Kaku é um artista de mangá japonês. Depois de trabalhar como editor, Kaku começou a trabalhar como artista de mangá em 2009 com Memory Customs, um one-shot publicado na Jump Square. Em 2013, lançou sua primeira série, Fantasma. Depois de trabalhar como assistente de Tatsuki Fujimoto, Kaku lançou a sua segunda série, Hell's Paradise, no aplicativo Shōnen Jump+, que rapidamente cresceu em popularidade.
Sinopse
O grupo de Gabimaru invade o Hourai com o objetivo de roubar o Elixir da Imortalidade, mas todos acabam separados e obrigados a batalhar contra os Tensen...! Gantetsusai, Fuchi, Choubee e Touma estão enfrentando Tao Fa e Ju Fa, enquanto Shion e Nurugai travam um combate mortal com Zhu Jin, buscando vingar Tenza, e as lutas ficam ainda mais intensas quanto os eremitas usam os seus Kishikai! O combate entre humanos e eremitas ruma para o clímax enquanto desdobramentos surpreendentes estão prestes a acontecer!!
Opinião
Depois de um volume onde os riscos e as recompensas são altas, o volume 9 apresenta-se como o volume mais fraco até agora.
À semelhança do volume anterior, neste volume acompanhamos duas batalhas: uma entre Ju fa e Tao Fa contra os irmãos Aza, Fuchi e Gantetsusai; a outra entre Zhu Jin e Shion. Bem, vamos começar com a primeira. Das duas batalhas, creio que esta foi a melhor. Pelo menos, foi a que mais me entusiasmou. Yuji Kaku utiliza esta batalha para mais uma vez desenvolver os irmãos Aza, demonstrando não só a humanidade que existe em Choubei como também o crescimento pessoal de Touma, ao ponto de este já não depender tanto do seu irmão mais velho. Para além disso, os painéis são de uma beleza impressionante.
Quanto ao confronto entre Zhu Jin e Shion, penso que realmente pecou muito. Primeiro, não posso afirmar que seja uma batalha propriamente dita, uma vez que já chegamos praticamente no final - o que se traduz numa (quase) ausência de ação ou estratégia. Mais a mais, Nurugai pouco participa da mesma, ficando no fundo sem se mexer. Tal entristece-me, pois eu gostaria de ver a personagem a ter uma maior participação na narrativa. Esta luta serviu mais para mostrar a profundida do laço emocional entre Shion e Tenza. Devo dizer que cumpriu o seu propósito, uma vez que até me deixou um pouco emocionada com a aquela que eu considero a morte mais estúpida do mangá.
Outro ponto negativo deste volume foi a subutilização de Sagiri. Para mim, a par de Yuzuriha, Sagiri está no patamar de best girl, por isso é com uma ligeira dor no coração que o seu confronto com os Tensen resume-se a uma conversa. Resolver os conflitos através do diálogo não é uma má estratégia ou uma que se deva ser evitada. Quando possível, devemos resolver as nossas diferenças por meio do diálogo. No entanto, atendendo à natureza violenta de Hell's Paradise, eu diria que é uma estratégia ineficaz, neste caso. Naturalmente que a sua conversa com Gui Hua permite, descobrirmos qual é exatamente o plano dos Tensen. Todavia, a informação apenas é jogada sem mais nem menos, nunca chegando a ser de facto merecida - o que, em última análise, perde muito do seu impacto emocional (afinal, todos os vilões têm sempre um plano mais ou menos diabólico).
Tenho altas expectativas para o 10º volume, uma vez que Shugen e companhia já chegaram ao Hourai, prometendo novos confrontos (tanto físicos quanto morais).
⭐⭐⭐
3.5/5
Até à próxima e boas leituras!
Ellis
Comentários
Enviar um comentário